A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Andre Moura andremourajr@gmail.com Hipermídia Professor Andre Moura andremourajr@gmail.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Andre Moura andremourajr@gmail.com Hipermídia Professor Andre Moura andremourajr@gmail.com."— Transcrição da apresentação:

1 Professor Andre Moura andremourajr@gmail.com
Hipermídia Professor Andre Moura

2 Dado Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. Elemento que representa eventos ocorridos na empresa ou circustâncias físicas, antes que tenham sido organizados ou arrajados de maneira que as pessoas possam entender e usar.

3 Informação É o dado que permite ao executivo tomar decisões.
Dado configurado de forma adequada ao entendimento e à utilização pelo ser humano. As informações são o resultado dos dados devidamente tratados, comparados, classificados, relacionáveis entre outros dados servindo para tomada de decisões e para melhor noção do objeto estudado. São dados organizados de modo significativo, sendo subsídio útil à tomada de decisão.

4 Conhecimento É o conjunto de ferramentas conceituais e categorias usadas pelos seres humanos para criar, colecionar, armazenar e compartilhar a informação. Definições e compreensões que a pessoas já têm sobre o mundo. Modelo da realidade a partir de informações construídas com base em dados observados.

5 Dados X Informações X Conhecimento

6 Dado X Informação X Conhecimento
Dados Informação Conhecimento Fácil estruturação Fácil captura em máquinas Frequentemente quantificado Fácil transferência Requer unidade de análise Exige consenso em relação ao significado Exige necessariamente a mediação humana Difícil estruturação Difícil captura em máquinas Frequentemente tácito Difícil transferência

7 Hipertexto: Histórico
As primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Manuscritos: sofriam transformações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Marginalia: eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não linear do texto. Eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultados por outros leitores. Em 1945 Vannevar Bush publicou ensaio descrevendo o dispositivo Memex (Memory Extension). De acordo com Bush, o pensamento humano não funciona de maneira linear, mas sim através de associações e era assim que ele propunha o funcionamento do Memex. O dispositivo nunca chegou a ser construído, mas hoje é tido como um dos precursores da atual web.

8 Memex

9 Hipertexto: Conceito Termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens e sons, cujo acesso se dá através de referências denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web (WWW), no entanto a internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta. O hipertexto surgiu para romper a linearidade dos textos propondo uma nova forma de leitura em rede.

10 Hipermídia: Histórico
Conceito criado na década de 1960 por Ted Nelson (Filósofo e Sociólogo, EUA) Foi o primeiro a vislumbrar o impacto da máquina computacional nas humanidades Também foi o pioneiro a relacionar computação com teoria literária e antever os impactos que a digitalização do conhecimento traria para a humanidade, como podemos observar, atualmente quase todas as informações, periódicos, livros, vídeos e áudios.

11 Hipermídia: Conceito Reunião de várias mídias num suporte computacional, suportado por sistemas eletrônicos de comunicação” (Laufer e Scavetta) A Hipermídia une recursos textuais, visuais, sonoros e outros quaisquer que possuam sua representação digital para a elaboração de documentos navegáveis não lineares O mais importante na realização de uma hipermídia é na realidade a qualidade dos conceitos trabalhados e a criatividade do autor buscando uma hipermídia agradável para seus usuários e fácil de usar.

12 Referências BUSH, VANNEVAR. As We May Think. The Atlantic Monthly, Julho de Acessível em: we-may-think/3881/


Carregar ppt "Professor Andre Moura andremourajr@gmail.com Hipermídia Professor Andre Moura andremourajr@gmail.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google