A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MARSEILLE SOARES E SILVA 2PPN Inteligência coletiva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MARSEILLE SOARES E SILVA 2PPN Inteligência coletiva."— Transcrição da apresentação:

1 MARSEILLE SOARES E SILVA 2PPN Inteligência coletiva

2 Público-alvo: Todas as idades,principalmente jovens e adultos.

3 Problemática da pesquisa: Qual a contribuição da inteligência coletiva para a sociedade?As empresas necessitam cada vez mais de empregados que precisam lançar ideias e resolver questões coletivamente.As tecnologias atuais permitem issoConcordamos,assim,com a tese de Pierre Lévy,que afirma que a inteligência coletiva está associada a um processo que subverte a subordinação da rede à mercantilização da sociedade,possibilitando seu uso contribuído para o fortalecimento de movimentos de transformação social que se integram através do ciberespaço,ligados à saúde,à ecologia,à educação e à igualdade etnica e social.

4 Motivação/Objetivo: Mostrar ao público-alvo uma das melhores formas de adquirir conhecimento através da tecnologia atual.

5 Perguntas principais: O que é inteligência coletiva? A inteligência coletiva é, basicamente,a partilha de funções cognitivas,como a memória,a percepção e o aprendizado.Elas podem ser melhor compartilhadas como aumentadas e transformadas por sistemas técnicos e externos ao organismo humano.Ela é adquirida através de todas as informações que a tecnologia nos mostra atualmente. De onde ela surge? Ela surge das tecnologias atuais,as tecnologias atuais servem de pesquisas aos pesquisadores.No ciberespaço,que é um ambiente habitado pela internet,a inteligência coletiva surge a cada momento que você usar algum tipo de rede que transmita muitas informações e delas surgirão ideias

6 Qual o suporte da inteligência coletiva? O ciberespaço como suporte da inteligência coletiva é uma das principais condições de seu próprio desenvolvimento.Toda a história da cibercultura testemunha largamente sobre esse processo de retroação positiva,ou seja,sobre a automanutenção da revolução das redes digitais.

7 Como a inteligência coletiva desenvolveu-se? Desenvolveu-se à medida que a linguagem evoluiu.A disseminação do conhecimento acompanhou a difusão das ideias através dos discursos da escrita. Em quais categorias a inteligência coletiva é dividida? Pode ser dividida em inteligência técnica,conceitual e emocional.A primeira corresponde à inteligência que lida com o mundo concreto e dos objetos,como a engenharia(coisa).A seguinte relaciona-se ao conhecimento abstrato e que não incide sobre a materialidade física,como as artes e a matemática (signo).A última,por sua vez,representa a relação entre os seres humanos e o grau de paixão,confiança e sinceridade que a envolve,tem a ver com o dieito,a ética e a moral(cognição).

8 Qual é um dos instrumentos privilegiados da inteligência coletiva? O ciberespaço,dispositivo de comunicação interativo e comunitário,apresenta-se justamente como um dos instrumentos privilegiados da inteligência coletiva.

9 Referências: Cibercultura livro Pierre Lévy,1999 p.28,29 A inteligência coletiva,São Paulo.Edições Loyola 1998 Joel de Rosnay,Lhomme symbiotique,Paris,Seuil,1995 Ciências e cognição 2007,p.46 vol Ciências e cognição 2007 p.47 vol

10 Revisão: Em nosso entendimento,a IC seria,portanto,uma formação coletiva que conecta os saberes e a criatividade humana em uma escala global,possibilitando a ação de transformação da sociedade,que nos levará à sociedade do conhecimento.


Carregar ppt "MARSEILLE SOARES E SILVA 2PPN Inteligência coletiva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google