A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equações Diferenciais ED Uma equação que envolve uma ou mais derivadas de uma função desconhecida. Incógnita - função: y = f(x) ou y = f(t) ou y = y(x)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equações Diferenciais ED Uma equação que envolve uma ou mais derivadas de uma função desconhecida. Incógnita - função: y = f(x) ou y = f(t) ou y = y(x)"— Transcrição da apresentação:

1 Equações Diferenciais ED Uma equação que envolve uma ou mais derivadas de uma função desconhecida. Incógnita - função: y = f(x) ou y = f(t) ou y = y(x) ou y = y(t) Ordem da ED – ordem da maior derivada que a ED contém Ex: (ordem 1) ou (ordem 2) (ordem 3)

2 Solução de uma ED: Uma função y = f(x) (ou y = f(t)) é uma solução de uma ED em um intervalo I se ela satisfaz a ED em I, se na ED, substituindo y e suas derivadas pela função f(x) (ou f(t)) obtivermos uma identidade Exemplo: y = e 2x é solução da ED y – y = e 2x Observar que y = 2e x + e 2x também é solução de y – y = e 2x y = C.e x + e 2x é solução de y – y = e 2x para C є R Solução Geral da ED y – y = e 2x

3 Uma Curva Integral de uma ED é o gráfico de uma solução particular dessa ED. Família de curvas integrais corresponde a solução geral da ED (varia de acordo com a constante C.) Ex: y = 2x y = x 2 + C

4 Valor Inicial em uma ED Condição inicial que permite identificar o valor da constante C; Geralmente dado por y 0 = f(x 0 ) ou (x 0, y 0 ) є curva O Problema de Valor Inicial Encontrar a solução particular da ED que satisfaz a condição inicial. Ex: y = C.e x + e 2x é a solução geral Fazendo x = 0 e y = 3 obtemos c = 2 e a solução do problema de valor Inicial é y = 2e x + e 2x.

5 Equações lineares de 1ª ordem Caso mais simples: Ex: q(x) Ex:

6 ED de 1ª Ordem linear Quando a ED pode ser expressa por Ex: y + x 2.y = e x p(x) = x 2 e q(x) = e x

7 O Método dos Fatores Integrantes para a solução de uma ED de 1ª ordem linear Multiplicar pelo Fator Integrante: Seja Como: obtemos:

8 Ou seja: Exemplos:


Carregar ppt "Equações Diferenciais ED Uma equação que envolve uma ou mais derivadas de uma função desconhecida. Incógnita - função: y = f(x) ou y = f(t) ou y = y(x)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google