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PublicouThomas Ribeiro Alterado mais de 10 anos atrás
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DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM AMPLAMENTE TRABALHADOS JUNTO À GESTÃO PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS.
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AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
CAPACITAÇÕES, OFICINAS, PALESTRAS, EVENTOS, REUNIÕES DE GRUPOS, PROJETOS, FORMAÇÃO DE PARCERIAS, ATIVIDADES CULTURAIS VOLTADAS À PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM DIFERENTES ÁREAS(AMBIENTAL, SOCIOECONÔMICA, ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, VIOLÊNCIA, SEXUALIDADE, EPIDEMIOLOGIA, DROGADIÇÃO, EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA, ENTRE OUTRAS).
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METODOLOGIA DO TRABALHO
LEVANTAMENTO DIAGNÓSTICO; ANÁLISE DE DADOS; REFLEXÕES; IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES;
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DROGADIÇÃO NA ANÁLISE DOS DADOS DE 2005, OBSERVA-SE:
DROGAS MAIS CONSUMIDAS PELOS ESTUDANTES:ÁLCOOL, TABACO, MACONHA, LOLÓ, CRACK A DROGA VEM DAS PROXIMIDADES DA ESCOLA, COM ALGUMAS EXCEÇÕES O TABACO APARECE COM ÍNDICE ELEVADO O USO DE DROGAS LÍCITAS APRESENTAM SUA ORIGEM ESTIMULADO PELO USO FEITO PELOS FAMILIARES HÁ NECESSIDADE DE VALER A LEGISLAÇÃO SOBRE O FUMO BUSCA-SE O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS EM PARCERIAS COM OUTRAS INSTITUIÇÕES. MUITAS VEZES AS AÇÕES DISCUTEM AS DROGAS E, NÃO A DROGADIÇÃO É NECESSÁRIO QUE SE TRABALHE AS CAUSAS QUE LEVAM AO CONSUMO: SOCIAIS, ESTRUTURA FAMILIAR, BUSCA DE IDENTIDADE, VULNERABILIDADE, FALTA DE PERSPECTIVA DE VIDA NECESSIDADE DE UMA LEITURA MAIS ADEQUADA DO CONTEXTO DAS COMUNIDADES ESCOLARES.
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REFLEXÕES DROGADIÇÃO VISTA COMO SINTOMA SOCIAL;
DEVE SER ENFRENTADA COM ESTRATÉGIAS DE FORTALECIMENTO DOS FATORES DE PROTEÇÃO E MINIMIZAÇÃO DOS FATORES DE RISCO, RESSIGNIFICANDO A ESCOLA PARA A ESCUTA DE SUAS COMUNIDADES E DIVERSIDADES.
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FATORES DE RISCO CURIOSIDADE POR EXPERIMENTAR
PRESSÃO DO GRUPO DE IGUAIS HEDONISMO CONTESTAÇÃO E CONFLITO COM AS NORMAS ANGÚSTIA E MEDO DO DESCONHECIDO VÍNCULO E CONTROLE FAMILIAR FRAGILIZADO.
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DISPONIBILIDADE DE DROGAS
AUSÊNCIA DE FIGURAS QUE REPRESENTEM AUTORIDADE PREDISPOSIÇÃO GENÉTICA SINTOMAS SOCIAIS DA CONTEMPORANEIDADE FALTA DE PERSPECTIVA DE VIDA FALTA DE VÍNCULOS AFETIVOS CONSISTENTES AUSÊNCIA DE ESCUTA
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FATORES DE PROTEÇÃO CANALIZAR POSITIVAMENTE A CURIOSIDADE
DESENVOLVER HABILIDADES SOCIAIS PROMOVER UMA VIVÊNCIA RICA E DIVERSA FAVORECER UM EXERCÍCIO RAZOÁVEL DA AUTORIDADE DOS PAIS RESGATAR O PAPEL DOS ADULTOS INFORMAÇÃO E REFLEXÃO
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CONHECER A HISTÓRIA FAMILIAR
TRABALHAR AS QUESTÕES SOCIAIS CONTEMPORÂNEAS VALORIZAR O ESTUDO E LEVAR O JOVEM A AUTORIA DE SUA VIDA RESGATAR RELAÇÕES AFETIVAS OFERECER ESCUTA AOS ADOLESCENTES - ACOLHIMENTO SEGURO E CONTINENTE
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AÇÕES PARCERIA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES
REALIZAÇÃO DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO DE FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS PLANEJAMENTO DE AÇÕES DE CADA MICRORREGIÃO INFORMAR, REFLETIR E QUESTIONAR SOBRE O USO/ABUSO DE DROGAS
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PROMOVER APRENDIZAGEM , CONSIDERANDO-SE A DIVERSIDADE E O PÚBLICO ALVO
INVESTIR NA ESTIMA DOS ALUNOS, TRABALHANDO A CONSTRUÇÃO PESSOAL INCENTIVAR O CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO DE REDES PROMOVER EVENTOS CULTURAIS TEMÁTICA DENTRO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DA ESCOLA RESSIGNIFICAR NOSSA ESCOLA
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ESCOLA RESSIGNIFICADA
DESENVOLVIMENTO TEMAS TRANSVERSAIS DE ACORDO COM OS PCN(PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS); CONFORME OS PCN - NECESSIDADE DE QUE AS CONCEPÇÕES REFERENTES A SAÚDE OU SOBRE O QUE É SAUDÁVEL, VALORIZAÇÃO DE HÁBITOS E ESTILOS DE VIDA, ATITUDES PERANTE AS DIFERENTES QUESTÕES RELATIVAS À SAÚDE PERPASSEM TODAS AS ÁREAS DE ESTUDO, DE MODO CONTEXTUALIZADO NO COTIDIANO ESCOLAR; ESPAÇO PROPÍCIO À FORMAÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS, CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, REFLEXÃO; TRANSFORMAÇÃO DE MODOS DE VIDA;
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É FUNDAMENTAL QUE O EDUCADOR COMPREENDA QUE OS GRUPOS SOCIAIS TÊM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS, DIFERENTES ENTRE SI, MAS NÃO PODEM SER VALORADOS – NÃO HÁ GRUPOS MELHORES OU PIORES. HÁ FORMAS DIVERSAS DE VER E ESTAR NO MUNDO.
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