A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Se quisermos construir um conhecimento coerente e consistente, precisamos afastar as prenoções e os julgamentos de valor que estão presentes no senso comum.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Se quisermos construir um conhecimento coerente e consistente, precisamos afastar as prenoções e os julgamentos de valor que estão presentes no senso comum."— Transcrição da apresentação:

1 Se quisermos construir um conhecimento coerente e consistente, precisamos afastar as prenoções e os julgamentos de valor que estão presentes no senso comum. O olhar que evita essa posturas relacionadas ao senso comum é o olhar do estranhamento, é o olhar crítico/reflexivo, permeado de informações que auxilia a entender, analisar, julgar e opinar sobre a realidade.

2

3 O homem só existe quando vive em sociedade, mas se completa na cultura. Assim, a cultura é utilizada como forma de identificação de características em comum e distintas, que aproximam e distinguem pessoas que convivem e vivem na sociedade.

4 O homem não busca promover o estranhamento da realidade. E assim, aceita as coisas com facilidade e não exerce uma das condições humanas: o questionar. Questionar, criar e recriar, formar e se diferenciar é a base da identidade. Uma identidade única e imprescindível para a diversidade, a igualdade e o respeito.

5

6 O que é cidadania? O que é cidadão? A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social. (Dalmo Dallari)

7 NÃO! Ontem e hoje não se integram. Ontem e hoje são complementos para o futuro.

8 Cidadania é a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas, socioeconômicas de seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos. Então, ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à igualdade, a votar, é ter educação e saúde de qualidade? Ou é algo a mais?

9

10 O cidadão de ontem viveu na utopia da igualdade e da liberdade, o cidadão de hoje vive a busca da igualdade e da liberdade, e o cidadão de amanhã viverá (?) a igualdade e a liberdade. Ser cidadão e exercer a cidadania é a constante construção da identidade quanto membro pertencente a uma sociedade, a um país, a uma Nação.


Carregar ppt "Se quisermos construir um conhecimento coerente e consistente, precisamos afastar as prenoções e os julgamentos de valor que estão presentes no senso comum."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google