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UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá

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Apresentação em tema: "UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá"— Transcrição da apresentação:

1 UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá
Institudo de Engenharia de Produção e Gestão Administração de Empresas O papel dinâmico da medição de desempenho nos projetos Seis Sigma Equipe Um estudo de caso Danilo Moreira Paola de Paula Khaol Hayama Isabela Sales Rosangela Carvalho Talita Souza 12621 14310 14325 14323 14341 14342

2 INTRODUÇÃO Medição de Desempenho Seis Sigma Estudo de Caso Conclusão

3 MEDIÇÃO DE DESEMPENHO Definição: “ ...um sistema de medição de desempenho possibilita que decisões e ações sejam tomadas com base em informações porque ele quantifica a eficiência e a eficácia de decisões passadas por meio da aquisição, compilação, arranjo, análise, interpretação e disseminação de dados adequados.” (Neely 1998)

4 MEDIÇÃO DE DESEMPENHO 4 CPs
Conferir Posição no mercado: uso do benchmarking para comparar desempenho; Comunicar Posição do desempenho para toda a organização; Confirmar Prioridades, ou seja, feedback de controle; Compelir o Progresso para motivação e comunicação aos envolvidos.

5 MEDIÇÃO DE DESEMPENHO Dinâmica
Desenvolver indicadores de desempenho para a empresa de helicópteros; 4 departamentos: RH, Qualidade, Vendas e Financeiro Não ter conhecimento dos objetivos da empresa 4 grupos, 5 minutos

6 MEDIÇÃO DE DESEMPENHO Respostas Objetivo Vendas RH
Expansão das atividades da empresa Vendas Prospecção de novos clientes e Quantidades de pedidos RH Custos de treinamento em relação a receita e número de contratação por mês;

7 MEDIÇÃO DE DESEMPENHO Respostas Financeiro Qualidade
Custo por aeronave e ROI Qualidade Número de não conformidades por produto e On Time Delivery;

8 MEDIÇÃO DE DESEMPENHO Respostas

9 Educação e aprendizagem;
MEDIÇÃO DE DESEMPENHO A informação para gestão pode ser usada para: Controle Educação e aprendizagem; Sinalização Comunicação externa Tomada de decisão

10 MEDIÇÃO DE DESEMPENHO Medição de desempenho
Exerce um importante papel no suporte aos programas de melhoria. Tornou-se condição necessária para o sucesso dos Projetos Seis Sigma.

11 SEIS SIGMA Definição: [...] um sistema abrangente e flexível para alcançar, sustentar e maximizar o sucesso empresarial. (Pande, Neuman e Cavanagh, 2001) Ou ainda: Uma ferramenta que auxilia negócios a entender e melhorar a competitividade dos seus processos, através do seu alinhamento com os requisitos do mercado, buscando a rentabilidade, através da redução de atividades que não agregam valor ao processo.

12 SEIS SIGMA 1987 - Início na Motorola 1995 - GE
Diferentes níveis de treinamento e habilidades: Champions e Patrocinadores Master Black-belt Black-belt Green-belts

13 SEIS SIGMA

14 ESTUDO DE CASO A empresa
Empresa de manufatura que possui o seis sigma implantado; Atua no mercado de infra-estrutura com geração, transmissão e distribuição de energia, petróleo, gás e equipamentos pesados, transporte e serviços O tipo de processo de produção da empresa analisada é tipicamente de projeto

15 ESTUDO DE CASO Entrevista semi – estruturada
Black Belt - líder do projeto Seis Sigma e responsável pela condução do programa na organização; Champion Green Belts

16 ESTUDO DE CASO De acordo com o Black Belt:
Falta de um conjunto apropriado de técnicas e métodos para o desenvolvimento das atividades de melhoria antes de embarcar no programa Seis Sigma ; As decisões eram tomadas com base mais em suposições pessoais que em dados; O melhor método era o da abordagem da tentativa e erro, e a medição de desempenho não suportava adequadamente as atividades de melhoria.

17 ESTUDO DE CASO Auditoria do principal cliente:
Desempenho pobre  71 numa escala de 100; Depois de dois anos do lançamento do programa Seis Sigma, a pontuação alcançou 96 pontos na mesma escala.

18 ESTUDO DE CASO Resultados Financeiros Métricas Infra-estrutura Método
A Figura 1 evidencia como as pessoas entrevistadas percebem o papel da medição de desempenho na busca para alcançar resultados financeiros, quando usando a abordagem Seis Sigma. Os três elementos primordiais pertencentes a essa estrutura (métricas, infraestrutura e método) estão intrinsecamente inter-relacionados. As métricas (medidas de desempenho) ajudam a identificar os desvios dos alvos estabelecidos no planejamento estratégico. Posteriormente, projetos Seis Sigma são desenvolvidos para minimizar ou eliminar os desvios. Para isso, uma infra-estrutura (pessoas, computadores, softwares etc.) para o desenvolvimento do projeto para alcançar resultados financeiros é necessária. Figura 1: Elementos Primordiais do Seis Sigma (MARTINS et al. 2006)

19 ESTUDO DE CASO Considerações Finais Define
Crítico escolher “o que medir”; Measuare Confiabilidade das medidas de desempenho; Analyse e Improve Dependentes das fases anteriores de medição;

20 ESTUDO DE CASO A falta ou um sistema de medição inapropriado:
Considerações Finais Control As medidas de são transferidas para os donos dos processos para fins de controle. A falta ou um sistema de medição inapropriado: afeta a eficiência e na eficácia dos projetos Seis Sigma. pode invalidar os esforços de melhoria e a confiabilidade dos dados.

21 CONCLUSÃO Medidas de Desempenho Seis Sigma
Estudo de caso – ligação entre medidas de desempenho e seis sigma

22 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MARTINS et al. O papel dinâmico da medição de desempenho nos projetos Seis Sigma: Um estudo de caso, XXVI ENEGEP, CE, 2006. NEELY, A. Measuring business performance. London: The Economist Books, 1998. PANDE, P. NEUMAN, R. CAVANAGH, R. Estratégia Six Sigma: como a GE, a Motorola e outras grandes empresas estão aguçando o seu desempenho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.


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