A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Gilberto Madeira Fundamentos da Economia Brasileira e Internacional FUNDAMENTOS DA ECONOMIA BRASILEIRA E INTERNACIONAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Gilberto Madeira Fundamentos da Economia Brasileira e Internacional FUNDAMENTOS DA ECONOMIA BRASILEIRA E INTERNACIONAL."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Gilberto Madeira Fundamentos da Economia Brasileira e Internacional FUNDAMENTOS DA ECONOMIA BRASILEIRA E INTERNACIONAL

2 Prof. Gilberto Madeira Fundamentos da Economia Brasileira e Internacional Ciclos Econômicos e a Economia Agroexportadora CICLO ECONÔMICO Período de tempo marcado por um produto principal, que dá a dinâmica ao balanço de pagamento e o nome do ciclo. CICLO ECONÔMICO Período de tempo marcado por um produto principal, que dá a dinâmica ao balanço de pagamento e o nome do ciclo. ECONOMIA AGROEXPORTADORA Economia que depende, quase que exclusivamente, do bom desempenho das exportações de produtos primários (commodities) agrícolas. ECONOMIA AGROEXPORTADORA Economia que depende, quase que exclusivamente, do bom desempenho das exportações de produtos primários (commodities) agrícolas.

3 Prof. Gilberto Madeira Fundamentos da Economia Brasileira e Internacional Ciclos Econômicos Brasileiros Ciclo do pau-brasil (século XVI) Ciclo da cana-de-açúcar (séculos XVI-XVIII) Ciclo da mineração ( ) Ciclo do café ( ) Ciclo da borracha ( ) PERÍODO COLONIAL (1500 – 1822) PERÍODO COLONIAL (1500 – 1822) PERÍODO IMPERIAL (1822 – 1889) PERÍODO IMPERIAL (1822 – 1889) VELHA REPÚBLICA (1889 – 1930) VELHA REPÚBLICA (1889 – 1930) NOVA REPÚBLICA ( ) NOVA REPÚBLICA ( )

4 Prof. Gilberto Madeira Fundamentos da Economia Brasileira e Internacional Análise de uma Economia Agroexportadora única A exportação é a variável quase que exclusiva na determinação da Renda Nacional, e sua única fonte de dinamismo. A pauta de exportações possui base estreita, isto é, ela é fortemente concentrada em poucos produtos primários (commodity). As exportações constituem uma fonte flexível de suprimento de bens para atender a boa parte da demanda internacional. A pauta de importações inclui apenas produtos e matéria-prima de origem natural não disponíveis no país, como também bens de consumo e de capital. Existe grande diferença entre a base produtiva (produtos para exportação) e a estrutura de demanda que precisa ser atendida pelas importações.

5 Prof. Gilberto Madeira Fundamentos da Economia Brasileira e Internacional O Brasil como uma Economia Agroexportadora

6 Prof. Gilberto Madeira Fundamentos da Economia Brasileira e Internacional Problemas de uma Economia Agroexportadora O desempenho da economia depende do mercado internacional O desempenho da economia depende do mercado internacional As condições do mercado são controladas pela lei da oferta e da demanda As condições do mercado são controladas pela lei da oferta e da demanda A demanda depende das oscilações no crescimento dos países importadores A demanda depende das oscilações no crescimento dos países importadores Estoques especulativos Estoques especulativos Engessamento de outras atividades dentro do país Engessamento de outras atividades dentro do país Dificuldade no controle de variáveis-chaves da economia Dificuldade no controle de variáveis-chaves da economia ELEVADA VULNERABILIDADE ECONOMICA

7 Prof. Gilberto Madeira Fundamentos da Economia Brasileira e Internacional Sensibilidade ao preço e elasticidade da demanda:

8 Prof. Gilberto Madeira Fundamentos da Economia Brasileira e Internacional Sensibilidade ao preço e elasticidade da demanda:

9 Prof. Gilberto Madeira Fundamentos da Economia Brasileira e Internacional Elasticidade-preço da demanda: Quanto mais alto o número final, maior a sensibilidade dos clientes às variações de preço. PREÇO X COMPORTAMENTO DE CONSUMO É muito importante entender a relação PREÇO X COMPORTAMENTO DE CONSUMO.

10 Prof. Gilberto Madeira Fundamentos da Economia Brasileira e Internacional Efeitos provocados por uma Economia Agroexportadora Mão-de-obra sub-empregada Mão-de-obra sub-empregada Políticas governamentais voltadas, primordialmente, para a valorização do setor Políticas governamentais voltadas, primordialmente, para a valorização do setor O Estado passa a desempenhar um papel ativo na economia nacional O Estado passa a desempenhar um papel ativo na economia nacional Concentração dos recursos naturais e capital Concentração dos recursos naturais e capital Distribuição desigual da renda e da propriedade Distribuição desigual da renda e da propriedade CARACTERÍSTICAS DA ECONOMIA BRASILEIRA CARACTERÍSTICAS DA ECONOMIA BRASILEIRA

11 Prof. Gilberto Madeira Fundamentos da Economia Brasileira e Internacional Quais as diferenças entre a Economia Brasileira do início do século XX e a atual? Questões para discussão O que provocou essas mudanças?


Carregar ppt "Prof. Gilberto Madeira Fundamentos da Economia Brasileira e Internacional FUNDAMENTOS DA ECONOMIA BRASILEIRA E INTERNACIONAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google