A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Visão Geral da Linguística antes de Saussure A linguística pode ser definida hoje como o estudo científico da linguagem humana. Mounin(1972) a define como:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Visão Geral da Linguística antes de Saussure A linguística pode ser definida hoje como o estudo científico da linguagem humana. Mounin(1972) a define como:"— Transcrição da apresentação:

1 Visão Geral da Linguística antes de Saussure A linguística pode ser definida hoje como o estudo científico da linguagem humana. Mounin(1972) a define como: Um saber muito antigo e uma ciência muito jovem.

2 O linguista Joaquim Mattoso Câmara define a Linguística como: O estudo científico e desinteressado dos fenômenos linguisticos. Linguistica século XIX Status de ciência Três fases da Linguística pré- saussuriana que se destacaram.

3 1ª Fase etimologia Gregos Filosofia semântica retórica Baseavam-se na morfologia Lógica (analogistas). fonética filologia sintaxe Dionísio da Trácia (séc.I a.C), fez aTekhné Grammatiké. Traduzido mais tarde pelos romanos como Ars Grammatica. Filosófica

4 Ocidente Gramática A arte de ler e escrever. Vista como disciplina normativa que, devido ao seu comprometimento filosófico, estava desprovida de uma visão cientifica e desinteressada da língua em si mesma. Corrente dos Analogistas (aristotélica) Reproduzida Pelos romanos Gramática das Regras e das Exceções

5 2ª Fase A Filologia Surgiu Alenxandra Séc.II a.C Os alexandrinos queriam estudos mais filológicos e menos filosóficos É definida como o estudo da elucidação de textos Dedicou-se : Morfologia Sintaxe Fonética Além de interpretar e comentar textos, ela estuda também os costumes, as instituições e a história literária de um povo.

6 3ª Fase Descoberta do sânscrito Compara as relação de parentesco (entre 1786-1816) entre o latim, o grego e outras línguas Histórico - Comparatista Franz Bopp(1791- 1867 Fundador da Linguística Comparatista Dinamarquês Rasmus Rask (1787-1832) Alemão Jacob Grimm PAI DAS LEIS FONETICAS Mostrou os pontos de contato entre as língua indo-européias e as línguas nórdicas. Escreveu a gramática comparativa das Línguas germânicas: a Deutsche Grammatik (1819). Criou os termos metafonia (umlaut0) e apofonia (ablaut). Sânscrito era o idioma que mais se aproximava, por sua estrutura morfológica, de uma espécie de protolingua indo- européia.

7 Metafonia(Umlaut) Apofonia(Ablaut) Mudança de timbre de uma vogal Mudança de timbre de uma vogal tônica por influência de outra. por influência de um prefixo. Ex: debita > dívida - fõcu> fogo. Ex: in+ barba>imberbe É também de alguns metaplasmos que remontam ao latim. Ex: sub+ jactu> subjectu> sujeito A linguistica comparatista deu um enfoque naturalista, a principio de base biológica (o biologismo lingüístico: as línguas nascem, crescem e morrem, como os organismos biológicos) e mais tarde, um enfoque de base física (as leis Fonéticas). Base física Fase culturalista (1890-1930) Leis fonéticas Leis naturais

8 Síntese Fase naturalista(1810-1890) Preocupação com a historia interna da língua. Fase culturalista (1890-1930) Preocupação com fatores externos, condicionadores da língua (histórico-culturais)


Carregar ppt "Visão Geral da Linguística antes de Saussure A linguística pode ser definida hoje como o estudo científico da linguagem humana. Mounin(1972) a define como:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google