A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O uso do conceito de redes de sociabilidade em projetos partilhados pela Internet. TICS_ARQ_URB TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ARQUITETURA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O uso do conceito de redes de sociabilidade em projetos partilhados pela Internet. TICS_ARQ_URB TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ARQUITETURA."— Transcrição da apresentação:

1 O uso do conceito de redes de sociabilidade em projetos partilhados pela Internet.
TICS_ARQ_URB TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ARQUITETURA E URBANISMO SEMINÁRIO NOMADS_E-URB 21 DE MARÇO DE César Muniz Prof. Ass. Dr. Azael Rangel Camargo, orientador

2 Objetivos da pesquisa Identificar e compreender as variáveis envolvidas na concepção, desenvolvimento e gestão dos interespaços voltados para o design em contexto cooperativo Verificar a possibilidade destes ambientes evoluírem como um novo serviço da cidade inteligente Propor recomendações para o desenvolvimento de websites voltados para o projeto cooperativo e para a transferência de tecnologias socialmente relevantes

3 Base teórica Sociedade da informação, cultura e modo de produção contemporânea Design, cooperação e transferência de tecnologias socialmente relevantes Um modelo analítico para o design cooperativo Ambientes cognitivo-comunicativos voltados para o design cooperativo

4 Base empírica

5 Conceitos-chave 1/2 Construção social da tecnologia (SCOT) Tanto ciência quanto tecnologia são culturas socialmente construídas. (BIJKER, PINKET) Novo modelo de inovação tecnológica O trabalho cooperativo e a flexibilidade permitem um modelo novo de desenvolvimento da inovação tecnológica. (ERKKO, LAAMANEN) Ambiente cognitivo e comunicativo Interespaços e interfaces telemáticas interativas que permitem práticas sociais em lugares no ciberespaço (LÉVY, WINOGRAD, FLORES, CAMARGO)

6 Conceitos-chave 2/2 Comunidades de prática Grupos que trabalham em um certo campo executando o mesmo tipo de prática. (FISCHER, WENGER) Comunidades de interesse Grupos que possuem origens e práticas diferentes reunindo-se para resolver um problema em particular que é do interesse de todos. (HORAN, FISCHER) Redes comunitárias e intercomunitárias Redes reforçadoras de identidade, estruturadoras de novos serviços e canais de transferência de tecnologias socialmente relevantes. (SERRA, ERKKO, LAAMANEN)


Carregar ppt "O uso do conceito de redes de sociabilidade em projetos partilhados pela Internet. TICS_ARQ_URB TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ARQUITETURA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google