A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho Apresentado à Disciplina EDU EDU03041 Pesquisa em educação I – 2012/1. Profa. Dra. Liliana M. Passerino – turma B.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho Apresentado à Disciplina EDU EDU03041 Pesquisa em educação I – 2012/1. Profa. Dra. Liliana M. Passerino – turma B."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho Apresentado à Disciplina EDU EDU03041 Pesquisa em educação I – 2012/1. Profa. Dra. Liliana M. Passerino – turma B

2

3 Na educação infantil o trabalho com as questões que envolvem o cuidado com o corpo e o ambiente é conteúdo curricular estabelecido. Porém na Educação Básica (EB) esse importante conteúdo aparentemente desaparece do currículo, como se o sujeito não precisasse mais desse conhecimento e (re) conhecimento. Pretendo com essa pesquisa investigar o porquê essas práticas de higiene não se apresentam explicitas no currículo da Educação Básica.

4 Conhecer o que os professores da EB pensam sobre as práticas higienistas; Identificar no currículo da EB se as práticas higienistas aparecem e onde; Identificar se existem práticas higienistas na EB mesmo que seja no currículo oculto.

5 AutorTítuloAnoRelação com a pesquisa Maria Walderez Faria Corrêa La Salvia, (lume) Representação de saúde e prática pedagógica: o cotidiano de uma escola por ciclos 2001 Como a escola trata os assuntos relacionados com os cuidados do corpo e se isso configura conteúdo curricular Ministério da Educação- MEC Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN 1997 Levantamento bibliográfico para identificar se as práticas de higiene fazem parte do currículo na educação básica. Heloísa Helena Pimenta Rocha Educação escolar e higienização da infância 2003 Pesquisa histórica sobre com as práticas de higiene se inseriram no contexto escolar Paulo Marchiori BussPromoção da saúde e qualidade de vida 2000 Situar as práticas de higiene dentro do conceito de promoção da saúde

6 A presente pesquisa é qualitativa, pois assim como nos diz Ludke se desenvolve numa situação natural, é rico em dados descritivos, tem um plano aberto e flexível e focaliza a realidade de forma complexa e contextualizada (1986, pag. 18), visa compreender os motivos pelos quais as práticas higienistas não aparecem como conteúdo curricular na EB. Inicio com uma pesquisa bibliográfica para conhecer de que forma ao longo dos anos as práticas de higiene foram tratadas na escola. Utilizarei de questionário semi-estruturado com professores. Observação em 3 escolas da rede municipal de Porto Alegre. Registro em um diário de campo para posterior análise.

7 Atividade anan Abr/12Abr/12 Jun/12Jun/12 Jul/12Jul/12 Ago/12Ago/12 Set/12Set/12 Out/12Out/12 Nov/12Nov/12 Dez/12Dez/12 Jan/13Jan/13 Defesa da proposta da Dissertação Adequação do Projeto de acordo com as propostas da Banca. Aprofundamento teórico e revisão de literatura Pesquisa em Campo Entrevistas e Observações Análise e interpretação dos Dados Coletados Elaboração da Dissertação Revisão, Impressão Entrega da Dissertação Defesa da Dissertação janfevmarabrmai


Carregar ppt "Trabalho Apresentado à Disciplina EDU EDU03041 Pesquisa em educação I – 2012/1. Profa. Dra. Liliana M. Passerino – turma B."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google