A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO - AAP LÍNGUA PORTUGUESA PCNPS ANA LUÍSA E MARIA JOSÉ Matuto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO - AAP LÍNGUA PORTUGUESA PCNPS ANA LUÍSA E MARIA JOSÉ Matuto."— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO - AAP LÍNGUA PORTUGUESA PCNPS ANA LUÍSA E MARIA JOSÉ Matuto

2 Como foram elaboradas as provas? Para a elaboração das provas objetivas, foram considerados conteúdos e habilidades pautados no Currículo Oficial do Estado de São Paulo e na Matriz de Referência para Avaliação, buscando atender a diversidade de gêneros e os diferentes grupos e temas contemplados nessa matriz.

3 Reflexão, registro e acompanhamento. É preciso detectar as dificuldades do aluno, refletir sobre elas e realizar um bom registro que permita acompanhar o desenvolvimento desse aluno ao longo do período. Se não for assim, a AAP perde sua função.

4 PRODUÇÃO DE TEXTO – 6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL Currículo de Língua Portuguesa AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO

5 Caderno do Professor 5ª série /6º ano – Volume 1 – 1º bimestre Todas as Situações de Aprendizagem ( seis situações de aprendizagem) Elementos da narrativa até sistematização e reescrita.

6 PROVA DE PRODUÇÃO DE TEXTO LÍNGUA PORTUGUESA - 6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL Haverá uma sequência de estratégias de leitura que subsidiarão a atividade de produção escrita a partir do Conto Os três companheiros – Contos tradicionais do Brasil, de Câmara Cascudo.

7 1ª ETAPA Ler na íntegra, pelo menos duas vezes, para assegurar que os alunos se apropriem dos principais acontecimentos do conto, da sequência dos fatos, da linguagem utilizada. (para essa leitura, somente o professor deverá ter o texto impresso) Solicitar aos alunos que contem oralmente a história, prestando atenção se estão garantidos os principais elementos narrados(nesta atividade o professor pode intervir, sempre que necessário, e utilizar estratégias de leitura que estimulem a compreensão do texto)

8 2º ETAPA Orientar os alunos para que cada um conte a história por escrito. Primeiramente em um rascunho e, em seguida, passando a limpo na folha de redação(as orientações para a produção textual estão registradas na própria folha de redação) Nesta etapa não se deve fazer intervenções, uma vez que o objetivo é observar o que os alunos aprenderam na narrativa lida, o que eles já sabem sobre a estrutura do gênero e também sobre os elementos discursivos e textuais

9 ATENÇÃO Caso não seja possível aplicar as duas etapas no mesmo dia, o professor pode novamente ler o conto, antes da segunda etapa, como forma de garantir que a turma recupere elementos importantes da história.

10 Acertos para melhor aplicabilidade das etapas da Produção Textual 03 aulas (para cumprir desde as etapas preparatórias até a realização da produção.) A Produção Escrita deve ser realizada, preferencialmente entre os dias 21 a 24 de agosto. Caso, não seja possível, o limite máximo para sua aplicação nas Escolas é 30 de agosto.

11 Sugestão de critérios para análise da produção escrita C:\Users\Admin\Desktop\avaliação aprendizagem em processo\6º ano.doc

12 PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL Currículo de Língua Portuguesa AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO

13 Caderno do Professor 6ª série /7º ano – Volume 1 – 1º bimestre Situação de Aprendizagem nº 02 – página 19 Estudos dos traços característicos do agrupamento tipológico relatar Situação de Aprendizagem nº 03 – página 26 Estudo de algumas diferenças entre a Linguagem oral e a Linguagem escrita Situação de Aprendizagem nº 04 – página 30 Estudo da estrutura do jornal Situação de Aprendizagem nº 05 – página 33 Estudo da notícia no Jornal

14 Proposta de Produção de Texto Pede-se que o aluno realize as atividades de cada etapa e, por fim, escreva o seu texto. 1ºEtapa – Uma notícia descreve um acontecimento, é veiculada em mídia e apresenta, geralmente, a seguinte estrutura: título, lide, linguagem objetiva e dados sobre o fato noticiado(quem, o quê, onde, quando, como, por quê).

15 Como exemplo, leia a notícia a seguir: ZECA BALEIRO FAZ SHOW GRATUITO EM SOROCABA, SP Evento será realizado pelo Sesc nesta sexta-feira (20). Show faz parte da turnê de lançamento do CD "O Disco do Ano". Do G1 Sorocaba e Jundiai O Sesc de Sorocaba (SP) oferece atração gratuita aos sorocabanos nesta sexta-feira (22). O cantor e compositor Zeca Baleiro apresenta o show da turnê de lançamento de seu 9º CD de inéditas O Disco do Ano, no Parque dos Espanhóis.Sorocaba Zeca Baleiro (voz, violões, guitarra e ukelele) será acompanhado pela banda composta por Tuco Marcondes (violão, gaita, ukelele e banjo); Fernando Nunes (baixo e violão); Kuki Stolarski (bateria e percussão); Pedro Cunha (teclados, samplers, sintetizadores e acordeon) e Adriano Magôo (teclados, samplers, sintetizadores e acordeon). 21/06/ h00

16 2º Etapa Destaque, no quadro abaixo, as informações básicas que compõem a notícia que você acabou de ler: TÍTULO O QUÊ? COM QUEM? ONDE? QUANDO?

17 3º ETAPA Agora que você já leu a notícia e relembrou como ela pode ser organizada, vamos fazer a leitura da letra da música O meu guri, de Chico Buarque, para realizarmos as próximas etapas de nossa atividade: O guri

18 4º ETAPA Para recuperarmos algumas informações contidas no texto O meu guri, responda às questões: 1 – Do que trata essa letra? 2 – Quem são as personagens envolvidas na história? 3 – O que aconteceu com elas? 4 – Em sua opinião, essa letra retrata fatos acontecidos com pessoas reais ou tem caráter ficcional(ou seja, narra uma história inventada)? Por que você acha isso?

19 5 – Quais elementos da narrativa podem ser encontrados nessa letra? 6 – Se esse texto fosse uma notícia de jornal, que informações não poderiam faltar? Escolha uma das alternativas abaixo: (A)O fato ocorrido, a identificação dos envolvidos no fato. (B)Imaginação e intriga (C)Linguagem poética e preocupação com a expressão (D)Dados sobre o processo de escrita sobre os autores da notícia

20 A partir dessas informações, procure montar o quadro abaixo: TÍTULO TEMA: ACONTECIMENTO/FATO: COM QUEM ACONTECEU? QUANDO ACONTECEU? ONDE ACONTECEU? POR QUE ACONTECEU? COMO ACONTECEU?

21 5ª ETAPA Agora é a vez de escrever seu texto: Releia a letra da música; Considere os dados do quadro acima(4ªetapa); Produza uma notícia a partir de tema abordado na letra da música O meu guri; Imagine que essa notícia será publicada no jornal da sua escola e será lida por todos os alunos, professores, pais,funcionários entre outros. Antes de passar a limpo seu texto, verifique se ele atende aos critérios apresentados na tabela a seguir:

22 SUA NOTÍCIA Está de acordo com o tema proposto? Apresenta um título atraente e se relaciona com os fatos que você colocou em seu texto? Possui todas as informações importantes que estão na letra da música? Apresenta palavras e expressões que marcam o tempo e o lugar em que aconteceu o fato? Apresenta pontuação e parágrafos? Utiliza diferentes vocábulos para evitar repetição de palavras? Utiliza uma linguagem apropriada para uma notícia? Está sem problemas de ortografia?

23 Acertos para melhor aplicabilidade das etapas da Produção Textual 05 aulas (para cumprir desde as etapas preparatórias até a realização da produção.) A Produção Escrita deve ser realizada, preferencialmente entre os dias 21 a 24 de agosto. Caso, não seja possível, o limite máximo para sua aplicação nas Escolas é 30 de agosto.

24 Sugestão de critérios para análise da produção escrita C:\Users\Admin\Desktop\avaliação aprendizagem em processo\7º ano.doc


Carregar ppt "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO - AAP LÍNGUA PORTUGUESA PCNPS ANA LUÍSA E MARIA JOSÉ Matuto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google