A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIA DE ATIVIDADES PARA REFLEXÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS DO SARESP por Supervisora Sílvia Martins Rodrigues AÇÕES DO PROFESSOR COORDENADOR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIA DE ATIVIDADES PARA REFLEXÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS DO SARESP por Supervisora Sílvia Martins Rodrigues AÇÕES DO PROFESSOR COORDENADOR."— Transcrição da apresentação:

1 DIA DE ATIVIDADES PARA REFLEXÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS DO SARESP por Supervisora Sílvia Martins Rodrigues AÇÕES DO PROFESSOR COORDENADOR

2 O QUE PRECISAMOS GARANTIR... Reflexão harmoniosa e objetiva dos professores e gestores sobre os resultados do SARESP-2011; Propostas práticas e possíveis para melhorar os resultados em 2012; Maior entrosamento entre professores; Maior entrosamento entre professores e gestores; Plano de ação para que os alunos aprendam mais e conseqüentemente a escola aumente sua nota no SARESP.

3 1 – ABERTURA DO EVENTO A - Esclarecer o objetivo: estudo e reflexão coletiva sobre os resultados do SARESP 2011 de todos os alunos de São Paulo e da cada unidade escolar em particular; com a finalidade de compreender os erros e acertos dos alunos; com o objetivo de subsidiar os professores para que através de sua ação educadora os alunos dominem as competências e habilidades avaliadas no SARESP.

4 B. CONVERSAR SOBRE AS REGRAS PARA A REUNIÃO: Horário de início, pausas e término; Cordialidade; Evitar polêmicas desnecessárias; Escuta ativa; O papel do silêncio e do excesso de palavras, etc.

5 Alerta... Esclarecer que devem ser evitados assuntos que não podem ser resolvidos na reunião: Salário; Condições de trabalho; Indisciplina e falta de motivação dos alunos; Comparações desnecessárias com outras escolas; Fluxo escolar; Dificuldades sociais do aluno: família desestruturada, bairro violento etc....

6 2. APRESENTAÇÃO DOS DADOS DO ESTADO, DA DIRETORIA, DO MUNICÍPIO E DA ESCOLA Discussão comparativa entre escolas parecidas (localização, alunos, professores, gestores etc.)

7 3. DISCUSSÃO POR ÁREA Cada grupo deverá eleger um coordenador do estudo que deve ser feito com 3 focos principais: A.FOCO NO PASSADO A. Que turmas fizeram o SARESP em 2011 B. Como era o rendimento da turma C. Quem foram os professores B. FOCO NO PRESENTE A. Que turmas fizeram a AAP em 2012 B. Quais as competências e habilidades que os alunos ainda não desenvolveram? C. Quem são os professores C. FOCO NO FUTURO Como auxiliar os alunos a desenvolverem as habilidades necessárias? Quando? Quem?

8 FOCO NO PASSADO 7º ANO º ANO ª SÉRIE 2011

9 Roteiro para reflexão sobre os 7ºs anos de De acordo com as notas da escola qual a porcentagem de alunos com desempenho: AVANÇADO ADEQUADO BÁSICO ABAIXO DO BÁSICO 2. E de acordo com o SARESP? 3. É possível identificar nominalmente os alunos que estão em cada nível de desempenho?

10 Qual a relação entre a avaliação da escola e a avaliação do SARESP? Peça para os professores estabelecerem as notas comparativas LPMAT Escola SARESP GEOHIST 0 a 2 – abaixo do básico10% - 34,4% 3 a 5 - básico30% - 45,5% 5 a 7 - adequado50% - 18,4% 7 a 10 - avançado10% - 1,7%

11 FOCO NO PRESENTE – AAP De acordo com as notas da escola qual a porcentagem de alunos com desempenho: AVANÇADO ADEQUADO BÁSICO ABAIXO DO BÁSICO 2. E de acordo com a AAP? 3. É possível identificar nominalmente os alunos que estão em cada nível de desempenho? 4. Quais as competências/habilidades que os alunos precisam desenvolver?

12 FOCO NO FUTURO – SARESP De acordo com as notas do 1º semestre e da AAP qual a porcentagem esperada de alunos com desempenho: AVANÇADO ADEQUADO BÁSICO ABAIXO DO BÁSICO 2. É possível identificar nominalmente os alunos que estão em cada nível de desempenho? 3. Quais as competências/habilidades que os alunos precisam desenvolver Partindo da tabela de notas qual a expectativa para o SARESP 2012? Quais as contribuições de cada disciplina, dessa e das outras áreas.

13 4 – SOCIALIZAÇÃO DA REFLEXÃO POR ÁREA Um representante de cada grupo apresenta o resultado dos estudos.

14 7 - PLANO DE AÇÃO PARA O SARESP 2012 ROTEIRO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE TODOS PODEM AJUDAR O ALUNO A DESENVOLVER O que cada professor pode fazer para que os alunos desenvolvam mais competências e habilidades ? Quando ? Como?

15 Idéias.... quadro de compromisso com ações que ajudem o aluno a desenvolver determinadas competências e habilidades. 1º SEMESTRE2º SEMESTRE SIMNÃOQUANDOCOMO RESOLVE PROBLEMA QUE ENVOLVA GRÁFICO X LEITURA SILENCIOSA DE TEXTO LONGO LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE NOTÍCIAS RESOLVE PROBLEMAS QUE ENVOLVAM CÁLCULO DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS REGRA DE TRÊS ARTIGO DE OPINIÃO

16 Idéias... ATPC – Professor aprende com professor ARTIGO DE OPINIÃO Prof. de LP dá as principais características desse gênero e os professores discutem como usar esse ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ESTRATÉGIAS DE LEITURA

17 REUNIÃO PRODUTIVA Objetivo – claro e público; Planejamento – horário, local, recursos etc; Estudo prévio – quanto mais preparado o PC estiver, maior seu poder de convencimento; Organização – capricho e funcionalidade; Entusiasmo – o PC sem entusiasmo, não promove mudanças no grupo... Excelente Dia de reflexão sobre o SARESP!


Carregar ppt "DIA DE ATIVIDADES PARA REFLEXÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS DO SARESP por Supervisora Sílvia Martins Rodrigues AÇÕES DO PROFESSOR COORDENADOR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google