A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pais da Igreja Respostas Santo Agostinho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pais da Igreja Respostas Santo Agostinho"— Transcrição da apresentação:

1 Pais da Igreja Respostas Santo Agostinho
Policarpo, Bispo de Esmirna (Mártir) Pastor de Herrmas Didaqué

2 INTRODUÇÃO A partir do ano 95 d.C., os líderes ou bispos, começaram a ser chamados de "Pais da Igreja", como uma forma carinhosa, por sua lealdade. O nome “Heróis da Fé” foi usado mais amplamente a partir do terceiro século para descrever os campeões ortodoxos da Igreja e os expoentes de sua fé. Os Pais da Igreja são classificados em quatro grupos:  Os Pais Apostólicos Os Apologistas ou Ante-Nicenos Os Polemistas ou Nicenos Os Teólogos Científicos ou Pós-Nicenos Os Pais Apostólicos são caracterizados pela edificação e fortalecimento dos crentes na fé; os Apologistas, pela sua defesa aos ataques contra o Cristianismo; os Polemistas, pela defesa contra heresias dentro da Igreja; e os Teólogos, pela aplicação da Teologia em áreas filosóficas e científicas

3 OS PAIS APOSTÓLICOS  Data: Primeiro Século ( ). Objetivo: Exortar e edificar a Igreja. Preeminentes no Ocidente: Clemente de Roma. Preeminentes no Oriente: Inácio, Policarpo, Barnabé, Papias, Hermas e Didaquê OS APOLOGISTAS ou ANTI-NICENOS  Data: Segundo Século ( ). Objetivo: Defender o Cristianismo. Preeminentes no Ocidente: Tertuliano. Preeminentes no Oriente: Justino, o Mártir, Taciano, Teófilo, Aristides e Atenágoras

4 OS POLEMISTAS ou NICENOS 
Data: Terceiro Século ( ). Objetivo: Lutar contra as falsas doutrinas. Preeminentes no Ocidente: Irineu, Tertuliano e Cipriano. Preeminentes no Oriente: Panteno, Clemente, Orígenes e Hipólito OS TEÓLOGOS CIENTÍFICOS ou PÓS-NICENOS  Data: Quarto Século ( ). Objetivo: Aplicar métodos científicos na interpretação bíblica. Preeminentes no Ocidente: Jerônimo, Ambrósio e Agostinho. Preeminentes no Oriente: Crisóstomo e Teodoro. Preeminentes no Alexandria: Atanásio, Basílio de Cesaréia e Cirilo. 

5 O Pastor de Hermas OS PAIS APOSTÓLICOS
O Pastor de Hermas é uma obra literária cristã do século II dC e considerada como parte do cânon bíblico por alguns dos Padres da Igreja no período inicial do Cristianismo. Teve grande autoridade entre os séculos II e IV dC.  Juntamente com alguns apócrifos, o texto estava encadernado juntamente com o Novo Testamento no Codex Sinaiticus e também estava listada entre os Atos dos Apóstolos e os Atos de Paulo na lista esticométrica do Codex Claramontanus. Embora os primeiros cristãos devotassem grande respeito ao Pastor, eles não o consideravam no mesmo nível que os textos chamados "divinos" e sim como uma obra apócrifa. Um kriophoros pagão, cujo significado atribuído algumas vezes pelos antigos cristãos era a do "Pastor de Hermas". O Pastor de Hermas, ou o Bom Pastor, século III dC, Catacumbas de Roma.

6 DIDAQUÉ – Primeiro Catecismo da Igreja Cristã.
ou Instrução dos Doze Apóstolos é um escrito do primeiro século que trata do Catecismo Cristão. Didaqué significa doutrina, instrução. É constituído de dezesseis capítulos, e apesar de ser uma obra pequena, é de grande valor histórico e teológico. Didaquè (ou Doutrina dos Doze Apóstolos) é como um antigo catecismo, redigido entre os anos 90 e 100, na Síria, na Palestina ou em Antioquia. Traz no título o nome dos doze Apóstolos. Os Padres da Igreja mencionaram-na muitas vezes. Em 1883 foi encontrado um seu manuscrito grego. Este documento foi encontrado em 1883 por Philotheos Byrennios, no momento, metropolita de Sérrai na Macedônia, que publicou um manuscrito grego, datado de 1056.

7 OS APOLOGISTAS ou ANTI-NICENOS
São Justino (†165), mártir nasceu em Naplusa, antiga Siquém, em Israel; achou nos Evangelhos “a única filo proveitosa”, filósofo, fundou uma escola em Roma. Dedicou a sua Apologias ao Imperador romano Antonino Pio, no ano 150, defendendo os cristãos; foi martirizado em Roma. Atenágoras (†180) era filósofo em Atenas, Grécia, autor da Súplica pelos Cristãos, apologia oferecida em tom respeitoso ao imperador Marco Aurélio e seu filho Cômodo; escreveu também o tratado sobre A Ressurreição dos mortos, foi grande apologista, afirma a unidade e igualdade das três Pessoas divinas

8 Taciano / Tatiano Um dos primeiros entre os “pais da Igreja” que pode ser apontado com uma atitude radical, fechada, é um discípulo de Justino Mártir. Esse homem, “nascido na terra dos Assírios”, como se apresenta a si mesmo, veemente, duro e altaneiro, como é descrito por Irineu, escreveu por volta de 170 d.C. o Discurso contra os gregos no qual revela um sistema exagerado e estreito das relações de sua fé com a cultura ambiente. Taciano era bem diferente de seu mestre Justino e de seu contemporâneo Atenágoras. Estes eram abertos, tinham posto o acento sobre a substancial coincidência entre o cristianismo e o ensinamento das várias escolas filosóficas gregas. Especialmente Justino Mártir que punha em relação a filosofia com o lógos universal, reconhecendo a presença das “sementes do Verbo” em toda cultura pagã, ponto substancial do qual se pode partir para um diálogo franco e aberto com as culturas. Tatiano, o Assírio foi um escritor do cristianismo primitivo, um gnóstico e um teólogo do século II dC.

9 OS POLEMISTAS, NICENOS ou ANTI-GNÓSTICOS
Teófilo de Antioquia Recebeu uma sólida formação literária e somente tomou a resolução de se converter à fé cristã após ter conhecido e estudado profundamente a Bíblia. Teófilo foi o primeiro autor cristão a ensinar explicitamente que os livros do Novo Testamento procedem de autores inspirados. Doutrinariamente é de particular interesse a sua tentativa de exposição e explicação da doutrina trinitária. OS POLEMISTAS, NICENOS  ou ANTI-GNÓSTICOS . Os pais anti-gnósticos têm Conflito com o gnosticismo. . Nova posição da teologia mais madura: a humanidade de Cristo é só aparência (dokein) e portanto não sofreria na crucificação; gnosticismo (Aquele que o conhecimento) é um conjunto de correntes filosófico-religiosas nos primeiros séculos de nossa era, vindo a ser declarado como um pensamento herético após uma etapa em que conheceu prestígio entre os intelectuais cristãos, não há textos gnósticos até hoje descobertos que sejam anteriores ao cristianismo).

10 Irineu de Lyon, Principais Polenistas
foi também a testemunha mais antiga do reconhecimento do caráter canônico dos quatro evangelhos. O livro mais famoso de Irineu, Sobre a detecção e refutação da chamada Gnosis, também conhecido como Contra Heresias é um ataque minucioso ao gnosticismo, que era então uma séria ameaça à Igreja primitiva Expôs sua ideia acerca da Oikonomia Salutis, o plano de salvação; a salvação torna possível ao homem seu destino. Irineu de Lyon,  Tertuliano   foi um produtivo autor das primeiras fases do Cristianismo, nascido em Cartago na província romana da África . Ele foi um primeiro autor cristão a produzir uma obra literária (corpus) em latim. Ele também foi um notável apologista cristão e um polemista contra a heresia. Embora conservador, ele organizou e avançou a nova teologia da Igreja antiga. Ele é talvez mais famoso por ser o autor mais antigo cuja obra sobreviveu a utilizar o termo "Trindade" (em latim: Trinitas)  e por nos dar a mais antiga exposição formal ainda existente sobre a teologia trinitária. É um dos Padres latinos.

11 Hipólito foi o mais importante teólogo do século III d.C. na Igreja antiga em Roma, onde ele provavelmente nasceu. Ele entrou em conflito com os papas de sua época e parece ter sido líder de um grupo cismático como um bispo rival de Roma. Por isto, ele é considerado como o primeiro Antipapa. Ele se opôs aos bispos de Roma que afrouxaram as regras de penitência para acomodarem um grande número de novos convertidos da religião pagã. Porém, muito provavelmente ele já estava reconciliado com a Igreja quando morreu como mártir. O martírio de Santo Hipólito De acordo com a versão lendária de Prudêncio (Paris, séc. XIV)

12 OS TEÓLOGOS CIENTÍFICOS ou PÓS-NICENOS
Entre os Concílios de Nicéia (325 e de Calcedônia (451, vários dos mais capazes Pais da Igreja Cristã desempenharam seu ministério. Eles procuraram estudar a Bíblia em bases científicas a fim de desenvolverem o seu significado teológico. Sem dúvidas, Agostinho foi o maior deles. JOÃO CRISÓSTOMO ( ) João, chamado Crisóstomo devido à sua eloquência, logo depois de sua morte, mereceu literalmente o nome de “boca-de-ouro”. TEODORO ( ) Outro notável pai da ele se opôs ao sistema alegórico de interpretação e propôs uma compreensão que levasse em conta a gramática e a formação histórica do texto, a fim de descobrir o sentido que o autor quis dar. Agostinho de Hipona ( ) Foi o principal nome da patrística. Bispo cristão, teólogo e filósofo. Seguiu o Maniqueísmo nos seus dias de estudante e se converteu ao cristianismo pela pregação de Ambrósio de Milão. Foi batizado na Páscoa de 387 Em 391 foi ordenado sacerdote em Hipona. Tornou-se um pregador famoso (há mais de 350 sermões dele preservados, e crê-se que são autênticos) e notado pelo seu combate à heresia do Maniqueísmo. Diz-se que ele encorajou seus cidadãos a resistirem aos ataques, dos Vândalos, que haviam aderido ao arianismo, que Agostinho considerava uma heresia.

13 Deivide Élio Eliane Hamilton
Grupo: Deivide Élio Eliane Hamilton Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar. Isaías 11:9 Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Efésios 3:18,19


Carregar ppt "Pais da Igreja Respostas Santo Agostinho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google