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SINAES: Concepções e Diretrizes Sérgio R. K. Franco Pres. CONAES Seminário sobre o SINAES IFES Regiões Sul e Sudeste.

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1 SINAES: Concepções e Diretrizes Sérgio R. K. Franco Pres. CONAES Seminário sobre o SINAES IFES Regiões Sul e Sudeste

2 SINAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

3 SINAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

4 SINAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

5 SINAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

6 SINAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

7 Princípios do SINAES Responsabilidade social; Reconhecimento da diversidade; Respeito à identidade, à missão e à história das instituições; Globalidade da instituição e utilização articulada de um conjunto de indicadores; Avaliação com finalidade construtiva e formativa; Continuidade do processo avaliativo como instrumento de política educacional. Publicidade do processo, instrumentos e resultados

8 Abrangência do SINAES Avalia a totalidade das IES; Amplia campo de avaliação: temática, universo institucional, agentes; Desenvolve a cultura de avaliação na comunidade; Compromete a comunidade acadêmica para mudanças na qualidade da educação superior, incluindo sua participação como sujeito de avaliação.

9 Regulação / Supervisão / Avaliação A regulação é realizada por atos administrativos autorizativos (credenciamento, autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento) do funcionamento de IES e de cursos de graduação e seqüenciais A supervisão tem o fim de zelar pela conformidade da oferta de educação superior no sistema federal de ensino com a legislação aplicável A avaliação realizada pelo SINAES constitui referencial básico para os processos de regulação e supervisão da educação superior, a fim de promover a melhoria de sua qualidade

10 Imperativo ético e participação A avaliação é um imperativo ético irrecusável por razões técnico-administrativas e adequação às normas legais e por ter como foco a educação enquanto bem público. A avaliação das instituições é por natureza participativa, envolvendo a comunidade acadêmica o setor governamental e a sociedade. Cabe ao Poder Público assegurar a qualidade acadêmica das instituições e a consolidação de um sistema de educação superior com alto valor científico e social.

11 CONAES Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – Objetivo: Coordenar e Supervisionar o SINAES

12 Atribuições da CONAES Coordenar o processo de avaliação articulado e coerente em âmbito nacional, definindo seus respectivos prazos; Estimular, definir diretrizes para o recrutamento e formação de avaliadores; Assegurar a qualidade e a coerência do SINAES, promovendo o seu aperfeiçoamento permanente;

13 Pilares da Avaliação no SINAES avaliação das instituições de educação superior (IES) Auto-Avaliação Avaliação Externa avaliação dos cursos de graduação avaliação do desempenho dos estudantes

14 10 dimensões do SINAES 1.Missão e PDI. 2.Políticas para o ensino, a pesquisa e a extensão. 3.Responsabilidade social. 4.Comunicação com a sociedade. 5.Políticas de pessoal. 6.Organização e gestão da instituição. 7.Infra-estrutura física. 8.Planejamento e avaliação. 9.Políticas de atendimento ao estudante. 10.Sustentabilidade financeira.

15 II-Ens, Pes, Ext I-PDI III- Resp. Soc. V- Pes. IV- Com. VII- Inf. VI- Gest. VIII- Aval. X- Fin. IX- Est.

16 Avaliação como processo contínuo e sistêmico

17 Sérgio R. K. Franco


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