A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II Vanessa F. PereiraMAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR 1 DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E TRANSPORTES APLICAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II Vanessa F. PereiraMAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR 1 DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E TRANSPORTES APLICAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II Vanessa F. PereiraMAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR 1 DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E TRANSPORTES APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR EM UMA EMPRESA FABRICANTE DE PEÇAS AUTOMOTIVAS Vanessa Farias Pereira Orientador: Tarcísio Abreu Saurin Porto Alegre, 2007

2 ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II Vanessa F. PereiraMAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR 2 COMENTÁRIOS INICIAIS O declínio dos resultados financeiros apresentados por empresas que aplicavam os princípios do sistema de produção em massa estabeleceu uma busca pelos conhecimentos difundidos pela produção enxuta. O objetivo mais importante da PE é aumentar a eficiência da produção pela eliminação consistente e completa dos desperdícios (OHNO, 1997).

3 ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II Vanessa F. PereiraMAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR 3 TEMA Aplicação da Ferramenta Mapeamento do Fluxo de Valor na família de Luvas Leves sem Retífica.

4 ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II Vanessa F. PereiraMAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR 4 OBJETIVOS Objetivo Geral Utilizar a ferramenta Mapeamento do Fluxo de Valor para analisar a família de produtos de luvas leves sem retífica, propondo melhorias que diminuam o lead time de produção. Objetivos Específicos Selecionar e treinar uma equipe de trabalho; Identificar as fontes de desperdícios e as oportunidades de melhorias; Criar um plano de trabalho.

5 ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II Vanessa F. PereiraMAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR 5 JUSTIFICATIVA A busca pela melhoria contínua de produtos e processos; Meios para reduzir custos, aumentar a produtividade e ganhar mercado; Adoção dos princípios da PE como estratégia na busca da competitividade, pois prevê o combate sistemático aos desperdícios; O Mapeamento do Fluxo de Valor analisa o processo e identifica desperdícios, entraves ao fluxo e oportunidades de melhorias (ROTHER E SHOOK, 1999); Resultados positivos alcançados em outros estudos que seguiram a mesma metodologia.

6 ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II Vanessa F. PereiraMAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR 6 DELIMITAÇÕES O trabalho abordará o fluxo de valor porta-a-porta,da família de Luvas Leves sem Retífica, A ferramenta Mapeamento do Fluxo de Valor foi aplicada até a elaboração de uma plano de trabalho; Não faz parte do trabalho: A implementação deste plano e a análise dos resultados obtidos; A mensuração de custos.

7 ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II Vanessa F. PereiraMAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR 7 REFERENCIAL TEÓRICO Desperdícios: qualquer atividade que não agrega valor ao produto pela visão do cliente final (WOMACK E JONES, 1998). Princípios da PE: determinar o valor do cliente, definir o fluxo de valor, fazê-lo fluir, puxar a produção a partir do cliente e buscar a perfeição (WOMACK E JONES, 1998).

8 ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II Vanessa F. PereiraMAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR 8 REFERENCIAL TEÓRICO Mapeamento do Fluxo de Valor (ROTHER;SHOOK, 1999): Visualizar o fluxo como um todo; Identificar desperdícios; Mostrar a relação entre o fluxo de informação e o fluxo de material.

9 ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II Vanessa F. PereiraMAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR 9 DESCRIÇÃO DO CENÁRIO O estudo foi desenvolvido na planta de Cardans de uma empresa multinacional de grande porte do ramo automotivo.

10 ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II Vanessa F. PereiraMAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR 10 DESCRIÇÃO DO CENÁRIO Situada em Gravataí, a planta de Cardans inova ao adotar a Estratégia Seis Sigma na gestão do negócio e passa a ser benchmark para as demais unidades. Os conceitos de PE começaram a ser difundidos na planta de Cardans a aproximadamente três anos. Criação do departamento Lean/Sigma.

11 ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II Vanessa F. PereiraMAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR 11 DESCRIÇÃO DO PROCESSO Fluxograma Luvas Leves sem Retífica Representação simplificada do setor de Luvas Levessetor de Luvas Leves

12 ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II Vanessa F. PereiraMAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR 12 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Seleção e Capacitação da Equipe Seleção da Família de Produtos Público Alvo Escopo do Treinamento Apresentação do Treinamento Treinamento Cruzamento entre indicadores: Produtividade Inventário Sucata Aumento de capacidade Custo de frete aéreo Atendimento ao programa

13 ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II Vanessa F. PereiraMAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR 13 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Mapeamento do Estado Atual Coleta de dados Observações Diretas Cronoanálise Análise de dados registrados no sistema Entrevistas Clientes Fornecedores Fluxo de Informações Fluxo de Material Linha do Tempo

14 ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II Vanessa F. PereiraMAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR 14 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Mapeamento do Estado Futuro Elaboração do Plano de Trabalho 8 passos de Rother e Shook (1999): Cálculo do takt time Produção p/ supermercado ou expedição Fluxo Contínuo Sistema Puxado Único ponto para programação Nivelamento do mix Incrementos de trabalho Melhorias necessárias Atividades Responsáveis Prazos Metas Quantificáveis Pontos de Verificação

15 ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II Vanessa F. PereiraMAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR 15 RESULTADOS SELEÇÃO E CAPACITAÇÃO DA EQUIPE SELEÇÃO E CAPACITAÇÃO DA EQUIPE SELEÇÃO DA FAMÍLIA DE PRODUTOS Luvas Leves sem Retífica: 2 itens de maior volume (80% do mix).

16 ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II Vanessa F. PereiraMAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR 16 RESULTADOS MAPEAMENTO DO ESTADO ATUAL MAPEAMENTO DO ESTADO ATUAL Levantamento de Dados Observações diretas: Operadores e estoques. Cronoanálise: Tempos manuais. Registros: Tempos de ciclo; % de Disponibilidade; % de SucataTempos de ciclo% de Disponibilidade % de Sucata Entrevistas: Tempos de setupTempos de setup Caracterização de clientes e fornecedores. Fluxos de informação e materiais.

17 ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II Vanessa F. PereiraMAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR 17 RESULTADOS MAPEAMENTO DO ESTADO FUTURO Takt Time: 62 segundos. Produzir para supermercado de produtos prontos. Aplicação de fluxo contínuo: Brochadeira + Lavadora. Fluxo puxado por supermercado: MP e PP. Processo Puxador: Última operação (Montar Tampa). Nivelamento do mix: Produzir todos os dias os dois itens do supermercado e 1 item sob encomenda. Incremento de trabalho: 52 minutos (takt x quantidade de peças por embalagem(50 peças)).

18 ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II Vanessa F. PereiraMAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR 18 RESULTADOS MAPEAMENTO DO ESTADO FUTURO Melhorias para atingir o Estado Futuro PLANO DE AÇÃO

19 ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II Vanessa F. PereiraMAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR 19 CONCLUSÃO A análise do fluxo de valor de luvas leves sem retífica, por meio da ferramenta mapeamento do fluxo de valor, permitiu o alcance dos objetivos deste trabalho. A ferramenta, aplicada em conjunto com as demais ferramentas da produção enxuta utilizadas, orientou a criação de um fluxo mais enxuto e consistente, sendo estimada a redução de 78,6% no lead time do processo. A implantação de um fluxo de valor enxuto proporcionará um diferencial competitivo para a empresa, resultando em um melhor atendimento às necessidades dos clientes.

20 ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II Vanessa F. PereiraMAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR 20 SUGESTÕES PARA TRABALHOS FUTUROS Aplicação da ferramenta até a implementação do estado futuro podendo, assim, mensurar ganhos reais para o processo produtivo. Sugere-se também a extensão da utilização desta ferramenta para o fluxo com retífica, a fim de identificar oportunidades de melhorias em toda linha de luvas leves.

21

22

23

24

25

26 % de Sucata

27

28

29

30 Obrigada


Carregar ppt "ESCOLA DE ENGENHARIA TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO II Vanessa F. PereiraMAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR 1 DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E TRANSPORTES APLICAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google