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Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento.

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1 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Prof. Dr. Gilberto Dias da Cunha Membro da Comissão de Implantação SESu / Universidade Federal do Pampa – Unipampa Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Escola de Engenharia Coordenador da Comissão de Graduação do Curso de Engenharia Mecânica Vice-Presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Produção - ABEPRO Membro da Comissão Geral de Assessoramento das Engenharias / INEP Coordenador da Comissão de Assessoramento do Grupo VI das Engenharias / SINAES Desenvolvimento de PPCs para cursos de Engenharia no Cenário das Tendências Atuais

2 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Engenharia - Fatores incorrentes sobre os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs): Esfera Educacional Situação da demanda pelos cursos Crescimento dos Cursos de Graduação Tecnológica Discussão sobre a Reforma Universitária Universidade Nova Expansão da oferta de vagas na ES Bacharelados Interdisciplinares Novos procedimentos de avaliação / SINAES Avaliação de cursos na esfera internacional Programas de apoio (ex.: INOVA, PROMOVE) Ensino de Engenharia no Brasil – Cenário 2007

3 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Engenharia - Fatores incorrentes sobre os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs): Esfera Profissional Novos procedimentos de concessão das atribuições profissionais Pressão do empresariado (ex.: pesquisas CNI) Ensino de Engenharia no Brasil – Cenário 2007

4 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Situação da demanda pelos cursos: Cenário Nacional: Aumento do número de cursos Pressão do Governo Federal para o cumprimento de metas de Estado (PNE), consubstanciadas pelo PDE e por uma série de medidas como a criação do FUNDEB, ProUni... 30% da população na faixa de idade universitária (18-24 anos) deveria estar no ensino superior até 2011 (hoje < 11%) Diversificação da procura devido ao aparecimento de novos ramos dentro da grande área de Engenharia Situação dos cursos de Engenharia

5 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Situação da demanda pelos cursos: Cenário Nacional: Diminuição progressiva do número de estudantes a concluir os estudos no Nível Médio em alguns Estados Eventual concorrência de cursos de outras áreas (de qualquer IES) e de cursos na mesma área (de outras IES) Qualidade do estudante tende a decair Situação dos cursos de Engenharia

6 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Fonte: MEC/Inep Concluintes no Nível Médio e Oferta de Vagas no Ensino Superior Concluintes no Nível Médio e Oferta de Vagas no Ensino Superior

7 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Fonte: MEC/Inep Cursos de graduação no país – nº de estudantes

8 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Fonte: MEC/Inep Cursos de graduação no país – nº de cursos

9 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Também noutros países percebe-se a queda da demanda por cursos de Engenharia, notadamente, na Europa e nos EE.UU., tendo motivado a reestruturação dos currículos dos cursos naqueles países Por outro lado, outros países em desenvolvimento formam, hoje, anualmente, muito mais engenheiros do que o Brasil: Coréia do Sul ~ China ~ Brasil ~ Situação internacional dos cursos de Engenharia

10 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Situação da oferta dos cursos: Cenário Nacional: Explosão no número de cursos de Engenharia, em especial, entre as IES privadas (também cresce muito o número deste tipo de IES) Grande concentração de cursos em alguns poucos Estados da Federação Forte aumento do número de modalidades de Engenharia, as quais concentram grande parte da oferta recente de cursos Maior concentração dos cursos de Engenharia nas IES universitárias (apesar de ser o tipo minoritário de IES no país, hoje) Situação dos cursos de Engenharia

11 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Listagem das Modalidades (50) TRADICIONAIS (16) Elétrica-195Civil-174Mecânica-110Química-60Industrial-35Agronômica-23Agrícola-23Metalúrgica-14Minas-10Agrimensura-9Cartográfica-6Têxtil-5Naval-4Fundição-1Geológica-1Fortfic/Construção-1 NOVAS TECNOL (18) Computação-94 Controle Automação-49 Telecomunicações-34Materiais-23Mecatrônica-12Eletrônica-10Aeronáutica-5Petróleo-5Comunicações-2Plásticos-2Eletrotécnica-1 Expl/Prod Petróleo-1 Física-1 Infra-Estr Aeronáutica-1 Redes Comunicações-1 Sistemas Digitais-1 Teleinformática-1Software-1 SAÚDE/AMBIENTAL (13) Ambiental-82Alimentos-57Florestal-32Sanitária-11Pesca-8Bioprocessos-7Biomédica-3Hídrica-2Horticultura-2Bioquímica-1Aquicultura-1 Energia -1 Florestas Tropicais-1 GESTÃO (3) Produção-200 Processos de Produção-1 Segurança do Trabalho-1 Estudos realizados pelo Prof. Dr. Vanderlí Fava de Oliveira (UFJF) - Graduação em Engenharia: Retrospectiva, Atualidade e Perspectivas (2007)

12 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Tecnologias de base informacional (computação, automação, telecomunicação, etc.); Tecnologias de base informacional (computação, automação, telecomunicação, etc.); Utilização mais racional dos recursos do planeta e as suas conseqüências para o ambiente e para a saúde (ambiental, florestal, alimentos, bioprocessos, etc.); Utilização mais racional dos recursos do planeta e as suas conseqüências para o ambiente e para a saúde (ambiental, florestal, alimentos, bioprocessos, etc.); Gestão das organizações, dos recursos e das pessoas o que pode ser comprovado pelo vertiginoso crescimento da modalidade de Engenharia de Produção. Gestão das organizações, dos recursos e das pessoas o que pode ser comprovado pelo vertiginoso crescimento da modalidade de Engenharia de Produção. Crescimento Novos Enfoques Estudos realizados pelo Prof. Dr. Vanderlí Fava de Oliveira (UFJF) - Graduação em Engenharia: Retrospectiva, Atualidade e Perspectivas (2007)

13 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Cursos: dados do Enade das Engenharias

14 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Cursos: dados do Enade das Engenharias

15 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento A relação com a Graduação Tecnológica Muitos dos cursos de Graduação Tecnológica formam estudantes em áreas afins com as Engenharias Competição de mercado com os egressos dos cursos de Engenharia pode gerar desestímulo à procura pelas Engenharias? É possível atrair o egresso deste tipo de curso de tecnólogo para as Engenharias? Há uma ação progressivamente mais estimulante do Governo Federal (MEC/SETec) para fortalecimento da oferta de cursos de GT (já passam de 1200 cursos deste tipo) A quais IES valeria a pena tentar oferecer este tipo de curso ? Perfil do docente é bem diferente (!)

16 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Demanda local/regional pelos cursos

17 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Demanda local/regional pelos cursos

18 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Demanda local/regional pelos cursos

19 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento A proposta da Reforma Universitária Discussão sobre a Reforma Universitária Medida disciplinadora da Reforma (já em aplicação) Portaria interministerial nº 22 (30/04/2007) Auto-gestão de recursos humanos na docência dentre de critérios pré-estabelecidos Conceito de professor-equivalente Base de cálculo (padrão) é o Professor- Adjunto I Nº de professores-equivalentes nas IFES fica limitado ao total contabilizado em 31/12/2006 Dedicação Exclusiva=1,55 ; Substituto 40hs = 0,8

20 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento A proposta da Reforma Universitária Discussão sobre a Reforma Universitária Preocupação central: expansão da oferta de vagas na Educação Superior, com qualidade e inclusão social Programa Universidade Nova (para as IFES) IFES que não aderirem ao Universidade Nova, terão dificuldades em serem agraciadas com a expansão de quadros e da infraestrutura Reposicionamento das universidades tradicionais ? Novas IFES, com novas propostas estão surgindo Introdução dos Bacharelados Interdisciplinares (BIs) – UFBA, Universidade Federal do ABC

21 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Proposta - Universidade Nova Elevação da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para 90% (noventa por cento) e da relação de alunos de graduação por professor para 18 (dezoito), ao final de dez anos. redução das taxas de evasão, ocupação de vagas ociosas e aumento de vagas de ingresso, especialmente no período noturno (1/3 da oferta à noite ?!) ampliação da mobilidade estudantil, com a implantação de regimes curriculares e sistemas de títulos que possibilitem a construção mais livre de itinerários formativos, mediante o aproveitamento de créditos e a circulação de estudantes entre instituições, cursos e programas de educação superior (estimativas do C.N.E. apontam para realização de 25% do currículo desta maneira)

22 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Proposta - Universidade Nova graduação de maior amplitude, não-voltada à profissionalização precoce e especializada, preferencialmente, em regime de ciclos ou níveis de formação (Bacharelados Interdisciplinares) revisão da estrutura acadêmica, com reorganização dos cursos de graduação e atualização de metodologias de ensino- aprendizagem, buscando a constante elevação da qualidade (revisão da estrutura organizacional ?!)

23 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Proposta - Universidade Nova Recursos do MEC para implantação do Universidade Nova construção de bibliotecas, salas de aula, laboratórios, áreas de convivência e outras edificações e instalações necessárias à realização dos objetivos do Programa compra de livros, software, mobiliário, equipamentos e outros bens necessários ao funcionamento dos novos regimes pedagógicos despesas de custeio e pessoal associadas à expansão das atividades decorrentes do plano de reestruturação

24 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Bacharelados Interdisciplinares Proposta de 3 eixos centrais (ciências humanas, biológicas e da base científico-tecnológica – C&T) Será compulsório ou será uma alternativa ? Como aproveitar o egresso de um curso desses na Engenharia ? (Equivalências ?) Este tipo de curso será um estímulo ou desestímulo ao estudante na opção por um curso de Engenharia ? Vantagem: alunos que chegarem à Engenharia estarão melhor preparados em Matemática, Física, Química, Português Desvantagem: o estudante que não conseguir vencer as disciplinas iniciais poderá desistir do BIC&T antes de chegar à Engenharia Vantagem: apoio do Governo à implantação de cursos

25 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Bacharelados Interdisciplinares A proposta dos BICTs, na área de Engenharia, encontra, pelo menos, 3 razões favoráveis à implementação: Alinhamento com 2 padrões internacionais referenciais: Norte-americano: College + Engenharia Europeu: 2 ciclos (Bacharelado + Engenharia-mestrado) – Acordos de Bologna Fortalecimento do nível de formação do ingressante na Educação Superior, dada à fragilidade da formação em Nível Médio. Afinidade histórica da Engenharia com a idéia do ciclo básico, ainda remanescente nas atuais DCNs sob a forma de conteúdos básicos de Engenharia

26 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento BICT: modelos possíveis de implementação Uma das questões centrais na implementação dos BICTs diz respeito ao modo como estarão organizados os PPCs dos cursos de Engenharia Os PPCs dos cursos de Engenharia obedecem às DCNs da área, que organiza os conteúdos a serem trabalhados em 3 níveis: Conteúdos Básicos (CBs) ~ 30% da CH total do curso Conteúdos Profissionalizantes (CPs) ~ 15% da CH total do curso Conteúdos Profissionalizantes Específicos (CPEs) ~ 55% da CH total do curso Obs.: conforme Resolução C.N.E. (janeiro / 2007), ainda por homologar: CH mínima dos cursos de Engenharia = 3600hs

27 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento BICT: modelos possíveis de implementação Uma das questões centrais na implementação dos BICTs diz respeito ao modo como estarão organizados os PPCs dos cursos de Engenharia Questão 1: CH e integralização do BICT Hipótese 1: adoção do sistema europeu: anos de tempo de integralização para o 1º ciclo e o 2º ciclo, respectivamente. 1º ciclo ~ 2400 hs – incluiria CPs/DCNs (?!) 2º ciclo ~ 1200 hs (incluindo ACs e estágio) Não esquecendo que as CHs na Europa são contabilizadas e organizadas de modo muito diferente do brasileiro Também observando que, ao cabo do 2º ciclo, o estudante de Engenharia europeu já sai com o título de Mestre

28 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento BICT: modelos possíveis de implementação Uma das questões centrais na implementação dos BICTs diz respeito ao modo como estarão organizados os PPCs dos cursos de Engenharia Questão 1: CH e integralização do BICT Hipótese 2: adoção de padrão anos para tempo de integralização, dentro dos padrões de CH típicos vigentes no país BIC&T ~ 1200 hs – apenas CBs/DCNs Engª Engenharia propriamente dita ~ 1800 hs (incluindo ACs e estágio) Restringir-se-ia o curso de Engenharia apenas à graduação ? Ou também seria concedido o título de Mestre (com as devidas conseqüências para o sistema de Pós- Graduação ?)

29 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento BICT: modelos possíveis de implementação Uma das questões centrais na implementação dos BICTs diz respeito ao modo como estarão organizados os PPCs dos cursos de Engenharia Questão 2: ingresso e estruturação dos PPCs Hipótese 1: mantêm-se a base dos PPCs dos cursos de Engenharia no modo atualmente vigente, cf. as DCNs, e faculta-se a entrada do ingressante oriundo do BIC&T e também diretamente no curso de Engenharia Hipótese 2: mantêm-se a base dos PPCs dos cursos de Engenharia no modo atualmente vigente, cf. as DCNs, e o ingresso no curso dar- se-á apenas via BIC&T (concedendo-se equivalências às atividades curriculares referentes aos CBs das DCNs)

30 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento BICT: modelos possíveis de implementação Uma das questões centrais na implementação dos BICTs diz respeito ao modo como estarão organizados os PPCs dos cursos de Engenharia Questão 2: ingresso e estruturação dos PPCs Hipótese 3: eliminam-se as atividades curriculares referentes aos CBs das DCNs e o curso de Engenharia passa a ter apenas conteúdos profissionalizantes (CPs e CPEs cf. DCNs/Engenharia) Uma das conseqüências seria a da necessidade de serem alteradas as DCNs dos cursos de Engenharia para permitir a eliminação dos ditos CBs

31 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento O cenário das avaliações do SINAES A avaliação é o coração do sistema de educação superior (Jaime Giolo, Inep) Novos procedimentos para a realização das visitas de avaliação (tanto para avaliação institucional, como para avaliação de cursos) Constituição da BASis Avaliadores escolhidos consoante critérios mais transparentes Treinamento dos avaliadores em execução Separação entre as funções de avaliação (Inep) e de regulação (SESu e SETec) Ciclos avaliativos do SINAES: para as Engenharias, o primeiro ciclo encerra-se em 2008, com a realização da segunda parte do Enade e das visitas a cursos

32 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento O cenário das avaliações do SINAES Para as visitas institucionais (AEIs): IES terão de ter seus PDI e PPI já aprovados em seus conselhos superiores Para as visitas aos cursos (ACGs): PPCs terão de estar prontos (para 2008!) E terão de estar de acordo com as DCNs! De que é composto um PPC ? Ponto importante levantado pelas avaliações: a estruturação da avaliação está montada sobre cursos, e as IES mais tradicionais são focadas na organização por departamentos! Eventuais incongruências de interesses podem prejudicar a estruturação e o funcionamento dos cursos, prejudicando, assim, a sua avaliação

33 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento A Elaboração dos PPCs De que é composto um PPC ? Não é apenas uma grade curricular ! A propósito, um currículo nem precisa ser composto apenas (ou mesmo na sua integralidade) por um conjunto de disciplinas Currículos podem ser estabelecidos por atividades, metas (ex.: pelo alcance da formação de competências) Tem foco no desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes do estudante Quais são os fatores condicionantes de um PPC ?

34 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento A Elaboração dos PPCs - inputs Projeto Pedagógico do Curso (PPC) Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Projeto Pedagógico Institucional (PPI) Diretrizes Curriculares Nacionais (MEC/CNE) Atribuições Profissionais (Conselho Profissional) (IES) Condicionantes sócio-econômico- político-culturais- geográficos (Contexto de Inserção do Curso) Legislação Profissional (Específica) (Congresso Nacional) Fundamentos & Práticas Pedagógicas (Formação Pedagógica Docente) Condicionantes de Infraestrutura (Mantenedora, IES) Ambições & Expectativas (Comunidade Acadêmica & Sociedade)

35 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Regimentalmente, tomando como exemplo a UFRGS: toda atividade de ensino é considerada uma disciplina Exige-se a seguinte informação quanto à grade curricular, que é elemento: (Art. 132 § 1º / RGU) O plano de ensino de cada disciplina deverá incluir, além da súmula, o número de créditos, os respectivos pré-requisitos, os objetivos, o conteúdo programático na forma de unidades ou seqüências, a metodologia, as experiências de aprendizagem, o sistema de verificação do aproveitamento e a bibliografia básica. Cabe detalhar metodologia e experiências de aprendizagem (práticas de aprendizagem) Cabe descrever os objetivos quanto à habilidades, competências e atitudes Definições das DCNs dos cursos de Engenharia

36 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) aplicáveis aos cursos de Engenharia têm as seguintes características fundamentais: Aplicam-se a todos os cursos oferecidos pelas IES no território nacional que pretendam ser classificados como Engenharia, à exceção de alguns ramos que possuem DCNs específicas, como as Engenharias Agrícola, da Pesca, e Florestal Definem a obrigatoriedade da existência do estágio supervisionado, de atividades complementares e do Trabalho de Conclusão de Curso como atividades separadas Definem a natureza das atividades complementares (estágios não-inclusos) Definições das DCNs dos cursos de Engenharia

37 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Os conteúdos a serem ministrados são separados em 3 níveis: conteúdos básicos, profissionalizantes e profissionalizantes específicos, ao mesmo tempo em que é fixada a proporção aproximada da sua participação na carga horária (CH) do curso [respectivamente: 30%, 15% e 55%] As cargas horárias mínimas e o tempo de integralização não estão definidas nas DCNs, mas em resolução específica do C.N.E (ainda por homologar – proposta para Engenharia é de 3600hs e 5 anos) São definidas, de modo indiferenciado, habilidades e competências (e até atitudes) a constituírem características dos egressos dos cursos de Engenharia Competências Habilidades Atitudes Definições das DCNs dos cursos de Engenharia

38 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Definição de Habilidades & Competências (cf. DCNs): projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos identificar, formular e resolver problemas de engenharia planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas supervisionar a operação e a manutenção de sistemas Definições das DCNs dos cursos de Engenharia

39 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais atuar em equipes multidisciplinares avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia assumir a postura de permanente busca de atualização profissional Definições das DCNs dos cursos de Engenharia

40 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Definições das DCNs dos cursos de Engenharia Conteúdos Básicos (CBs): Matemática Física Informática Expressão Gráfica Fenômenos de Transporte Mecânica dos Sólidos Eletricidade Aplicada Química Ciência e Tecnologia dos Materiais Administração Economia Ciências do Ambiente Comunicação e Expressão Humanidades Ciências Sociais e Cidadania Metodologia Científica e Tecnológica

41 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Conforme Art. 6º § 3º das Diretrizes Curriculares dos cursos de Engenharia, são considerados conteúdos profissionalizantes dos cursos de Engenharia, a serem incluídos nos mesmos conforme as suas especificidades e perfil pretendido para o egresso, com racionalidade e coerência: Algoritmos e Estruturas de Dados Algoritmos e Estruturas de Dados Bioquímica Bioquímica Ciência dos Materiais Ciência dos Materiais Circuitos Elétricos Circuitos Elétricos Circuitos Lógicos Circuitos Lógicos Compiladores Compiladores Construção Civil Construção Civil Controle de Sistemas Dinâmicos Controle de Sistemas Dinâmicos Conversão de Energia Conversão de Energia Eletromagnetismo Eletromagnetismo Eletrônica Analógica e Digital Eletrônica Analógica e Digital Engenharia do Produto Engenharia do Produto Ergonomia e Segurança do Trabalho Ergonomia e Segurança do Trabalho Estratégia e Organização Estratégia e Organização Físico-química Físico-química Definições das DCNs dos cursos de Engenharia

42 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Geoprocessamento Geoprocessamento Geotecnia Geotecnia Gerência de Produção Gerência de Produção Gestão Ambiental Gestão Ambiental Gestão Econômica Gestão Econômica Gestão de Tecnologia Gestão de Tecnologia Hidráulica, Hidrologia Aplicada e Saneamento Básico Hidráulica, Hidrologia Aplicada e Saneamento Básico Instrumentação Instrumentação Máquinas de fluxo Máquinas de fluxo Matemática discreta Matemática discreta Materiais de Construção Civil Materiais de Construção Civil Materiais de Construção Mecânica Materiais de Construção Mecânica Materiais Elétricos Materiais Elétricos Mecânica Aplicada Mecânica Aplicada Métodos Numéricos Métodos Numéricos Microbiologia Microbiologia Mineralogia e Tratamento de Minérios Mineralogia e Tratamento de Minérios Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas Operações Unitárias Operações Unitárias Definições das DCNs dos cursos de Engenharia

43 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Organização de computadores Organização de computadores Paradigmas de Programação Paradigmas de Programação Pesquisa Operacional Pesquisa Operacional Processos de Fabricação Processos de Fabricação Processos Químicos e Bioquímicos Processos Químicos e Bioquímicos Qualidade Qualidade Química Analítica Química Analítica Química Orgânica Química Orgânica Reatores Químicos e Bioquímicos Reatores Químicos e Bioquímicos Sistemas Estruturais e Teoria das Estruturas Sistemas Estruturais e Teoria das Estruturas Sistemas de Informação Sistemas de Informação Sistemas Mecânicos Sistemas Mecânicos Sistemas operacionais Sistemas operacionais Sistemas Térmicos Sistemas Térmicos Tecnologia Mecânica Tecnologia Mecânica Telecomunicações Telecomunicações Termodinâmica Aplicada Termodinâmica Aplicada Topografia e Geodésia Topografia e Geodésia Transporte e Logística Transporte e Logística Definições das DCNs dos cursos de Engenharia

44 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Formação Geral: Ganhos em Desempenho - concluintes vs. ingressantes Quem é o nosso estudante ? Dados do Enade Quem é o nosso estudante ? Dados do Enade

45 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Estudantes: dados do Enade das Engenharias

46 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Estudantes: dados do Enade das Engenharias Componente Específico: Ganhos em Desempenho - concluintes vs. ingressantes

47 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Estudantes: dados do Enade das Engenharias

48 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Enade: O que os estudantes dizem dos docentes? 1. Apresentam e discutem o plano de ensino 2. Têm domínio atualizado do conteúdo que ministram 3. Muitas vezes não têm disponibilidade para atendimento extra-classe 4. Utilizam sofrivelmente os recursos audiovisuais e a tecnologia educacional com base em informática 5. Muitas vezes não exigem dos alunos na medida certa Fonte: MEC/Inep

49 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Enade: O que os estudantes dizem dos PPCs ? 1. O curso contribui para desenvolver competências relacionadas à tomada de decisões e resolução de problemas na sua área de atuação 2. As disciplinas do currículo freqüentemente estão desarticuladas Fonte: MEC/Inep

50 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Enade: O que os estudantes dizem das condições de ensino ? Enade: O que os estudantes dizem das condições de ensino ? 1. O espaço é adequado e os equipamentos são suficientes para o número de estudantes 2. O acervo da biblioteca está desatualizado e o número de exemplares é insuficiente. 3. Fonte: MEC/Inep

51 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Enade: resultados das Engenharias Observações sobre resultados do Enade: Contribui com 10% do Conceito Geral do SINAES) É realizado em 2 etapas, dentro do conceito de ciclo avaliativo do SINAES O estudante ingressante em 2005 será concluinte em 2008, sendo que a avaliação do ganho em desempenho deve recair sobre o mesmo, cf. pressupostos do modelo de avaliação subjacente ao exame Há 2 tipos de conceitos: um referente à nota absoluta e outro referente a um índice de expectativa de desempenho do estudante (IDD) Os conceitos seguem uma escala progressiva de 1 à 5, cf. a legislação do SINAES

52 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Enade: resultados das Engenharias Observações sobre resultados do Enade: A nota não é isenta dos efeitos de não-comparecimento ao exame (ex.: boicote), enquanto que o IDD é bem menos sensível a este fator Um conceito IDD maior significa que o curso atingiu um resultado mais compatível com a projeção esperada de resultados para o perfil dos estudantes do curso Portanto, a preocupação recai sobre cursos com piores conceitos-IDD, cujos estudantes poderiam, em tese, ter obtido melhores resultados

53 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Habilidades – características psicológicas individuais; características mentais; podem ser desenvolvidas As habilidades não devem ser confundidas com atitudes Competências – capacidade de realizar tarefas; emergem das habilidades, somadas a experiências adequadas de aprendizado; fruto do esforço do indivíduo A formação das competências tem origem no desenvolvimento das habilidades Fundamentos Pedagógicos – PPCs

54 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Desenvolvimento de habilidades-traço Desenvolvimento de habilidades acadêmicas de mais alta ordem Transmissão de conteúdos Formação de Competências Profissionais Desenvolvimento de atitudes Formação de Competências Fundamentais ao Indivíduo e ao Estudante Fundamentos Pedagógicos – PPCs Formação de habilidades profissionais Exercício & aperfeiçoamento

55 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Habilidades-traço – são aquelas habilidades de ordem mais primária que participam na composição de habilidades de mais alta ordem (sendo estas últimas as que dão base à aquisição das competências) Componentes das habilidades-traço: codificar, inferir, mapear, aplicar Exemplos de habilidades-traço requeridas para a constituição de habilidades acadêmicas próprias para a formação profissional, conduzindo ao exercício da profissão de engenheiro: Percepção de relações e padrões entre entes geométricos Percepção de relações na quantificação de grandezas Percepção de relações qualitativas (funcionalidade, dependência, hierarquia, etc.) entre entes de quaisquer natureza Percepção de relações seqüenciais no tempo e no espaço Fundamentos Pedagógicos – PPCs

56 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Exemplos de habilidades oriundas da composição das habilidades-traço necessárias à formação de competências para o exercício da profissão de engenheiro: Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados Identificar, formular e resolver problemas envolvendo relações entre entes de quaisquer natureza e entre grandezas Conceber modelos de representação das relações entre entes Exemplos de competências oriundas da composição das habilidades que caracterizam o exercício da profissão de engenheiro: Planejar atividades Projetar produtos, processos e sistemas associados Fundamentos Pedagógicos – PPCs

57 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento O cenário das avaliações do SINAES Para as próximas visitas aos cursos (ACGs): Deverá estar em vigor uma nova exigência da SESu (origem nas discussões junto ao C.N.E.) Deverá existir um Núcleo Estruturante Docente (NDE) em cada curso O que é o NDE ? O NDE deverá passar a ser um núcleo estável de docentes, a existir em cada curso, o qual passará a responder, principalmente, pela elaboração e execução do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) A forma de exigência referente à composição do NDE ainda está sendo negociada no âmbito do MEC

58 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Proposta de trabalho a ser conduzido pelo N.D.E.: Desenvolver um raciocínio backtrack, a partir das disciplinas formadoras de competências / geradoras diretas de habilitações profissionais, para mapeamento das habilidades acadêmicas a serem desenvolvidas nas disciplinas precedentes Discussão deve permear todas as disciplinas do curso, e não apenas a área profissionalizante Utilização dos estudos referentes a habilidades matemáticas como referência Discussão deve envolver docentes de todas as áreas preferencialmente Os objetivos das disciplinas deveriam ser reescritos também em termos de formação de competências, habilidades acadêmicas e atitudes, além da proficiência em conteúdos O currículo do curso deve ser caracterizado também pelo encadeamento de habilidades acadêmicas, atitudes e conteúdos que conduzem à obtenção das competências profissionais geradoras das habilitações profissionais Fundamentos Pedagógicos – PPCs

59 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Avaliações de Cursos na Esfera Internacional Desde Novembro/2006 estão em vigor acordos assinados pelo Brasil para reconhecimento automático de diplomas de graduação emitidos nos países do Mercosul Este reconhecimento automático supõe que os cursos tenham sido acreditados previamente, através de missões de avaliadores internacionalmente constituídas Neste momento, encontram-se em elaboração os procedimentos de avaliação Numa primeira fase, está-se procedendo à harmonização de critérios de avaliação entre os organismos avaliadores dos diversos países Estes estudos estão sendo efetuados pela RIACES (Red Ibero-Americana de Creditación de la Educación Superior)

60 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Avaliações de Cursos na Esfera Internacional A RIACES é uma agência que compreende mais do que apenas os países do Mercosul (inclusive, Espanha e Portugal) A Engenharia é uma das áreas especialmente visadas Invasão de engenheiros formados noutros países ? Pelos números do Governo Federal, faltariam engenheiros, hoje, para levar adiante o PAC

61 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento CONFEA: novos procedimentos de concessão de atribuições profissionais CONFEA: novos procedimentos de concessão de atribuições profissionais A partir de 01/07/2007, devem entrar em vigor os novos procedimentos de concessão das atribuições profissionais Estes procedimentos foram elaborados, entre outras razões, com base na necessidade de reformulação da legislação para alinhamento com as novas DCNs dos cursos de Engenharia DCNs: flexibilidade na organização curricular (extinção dos currículos mínimos) Extingue a noção dos ramos básicos de Engenharia Supõe a existência dos PPCs

62 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento CONFEA: novos procedimentos de concessão de atribuições profissionais CONFEA: novos procedimentos de concessão de atribuições profissionais Conseqüências para a nova legislação profissional: baseia-se nos PPCs para a concessão das atribuições profissionais Faz-se necessária a análise dos PPCs e do próprio currículo individual de cada egresso para a concessão das atribuições A nova legislação supõe que as IES tenham seus PPCs elaborados de modo a clarificar quais sejam as atribuições profissionais passíveis de serem pleiteadas pelos egressos Portanto, é fundamental relacionar as competências supostamente alcançadas na constituição do perfil do egresso à pedagogia do curso

63 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Resolução nº 1010 – Atribuições Profissionais Para se saber quais são as atividades atribuíveis a profissionais de Engenharia, deve-se consultar a tabela constantes no Anexo I da Resolução nº A prática das atividades dentro do campo profissional relaciona-se com a obtenção das competências adquiridas pelo egresso do curso de Engenharia, com base nas suas habilidades subjacentes. Do mesmo modo, para se consultar qual o campo de atuação profissional de cada modalidade de Engenharia, dentro do qual as atividades são exercidas, também se devem consultar as tabelas existentes no Anexo II da mesma resolução. Isto relaciona-se mais às matérias (conteúdos) trabalhadas no curso. A seguir, são resumidas as atividades profissionais.

64 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento CONFEA: Resolução nº Atividades (Rol de atividades atribuíveis exclusivamente a engenheiros:) 01- Gestão, supervisão, coordenação e orientação técnica 02 – Coleta de dados, estudo, planejamento, projeto e especificação 03 - Estudo de viabilidade técnico-econômica e ambiental 04 - Assistência, assessoria e consultoria 05 - Direção de obra ou serviço técnico 06 - Vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria, arbitragem

65 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento CONFEA: Resolução nº Atividades (Rol de atividades atribuíveis a engenheiros e tecnólogos:) 07 - Desempenho de cargo ou função técnica 08 – Treinamento, ensino, pesquisa, desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, divulgação técnica, extensão 09 - Elaboração de orçamento 10 - Padronização, mensuração e controle de qualidade 11 - Execução de obra ou serviço técnico 12 - Fiscalização de obra ou serviço técnico

66 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento CONFEA: Resolução nº Atividades (Atividades atribuíveis a engenheiros, tecnólogos e técnicos:) 13 - Produção técnica especializada 14 - Condução de serviço técnico 15 - Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção 16 - Execução de instalação, montagem, reparo ou manutenção 17 – Operação, manutenção de equipamento ou instalação 18 - Execução de desenho técnico

67 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Resolução nº 1010 – Atribuições Profissionais Para se saber como produzir a documentação a ser encaminhada ao CREA relativamente ao PPC do curso de Engenharia, deve-se consultar a tabela constante no Anexo III da Resolução nº Referência explícita às competências e habilidades no âmbito de cada disciplina.

68 Tema: Concepção de Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia - 05/06/2007 1º Seminário de Estudos para o Projeto Acadêmico da UNIPAMPA - Livramento Prof. Dr. Gilberto Dias da Cunha Desenvolvimento de PPCs para cursos de Engenharia no Cenário das Tendências Atuais


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