A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: João Claudio Alcantara dos Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: João Claudio Alcantara dos Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
Fundamentalismos Professor: João Claudio Alcantara dos Santos

2 É comum as pessoas relacionarem o fundamentalismo á religião muçulmana
É comum as pessoas relacionarem o fundamentalismo á religião muçulmana. De fato isso é mais um preconceito. O fundamentalismo também existe nas religiões cristãs principalmente em alas conservadoras. A intolerância do fundamentalismo cristão é, em vários casos direcionada a outras religiões.

3 Fundamentalismo???? Representa a atitude daquele que confere caráter absoluto ao seu ponto de vista, ou seja, aquele que se sente portador de uma verdade absoluta não pode tolerar a outra verdade; portanto, seu destino é a intolerância.

4 Questão Palestina O fundamentalismo religioso está ligado a fundação do estado de Israel. Israel é considerado fortemente influenciado por sua religião. A Palestina foi escolhida por lideres sionista como área de ocupação do Estado como justificativa das escrituras israelenses.

5 Para solucionar esse conflito a ONU votou uma decisão autorizando a instalação de Israel na Palestina, depois de feita uma partilha territorial e também criando um estado palestino. Atualmente a Palestina se encontra dividida, enquanto a Cisjordânia é controlada pelo Partido Fatah, a Faixa de Gaza é dirigida pelo Hamas.

6 Embate Ricos x Pobres Samuel Huntington em apresentou um trabalho chamado choque de civilizações, que dividiu o mundo em unidades culturais. O controle do capital, da tecnologia, da comunicação e do armamento do mundo está em poder de um pequeno numero de países. Países do Norte x países do Sul É comum que vemos viajantes de países pobres serem barrados nas entradas de países mais ricos.

7 Migrações e xenofobia Xenofobia de origem grega significa ´´ aversão ao diferente ou medo dele``, estando diretamente ligada a preconceito racial. Na Geografia quando se estuda movimento no espaço global, um fato em que deparamos são as barreiras contra os imigrantes de países pobres.

8 Dificuldade dos brasileiros conseguirem visto para irem aos EUA.
Um dos casos mais conhecidos e da comunidade de mexicanos nos EUA. Mão-de-obra irregular

9 Africanos na Europa Todos os anos milhares de africanos ingressam no continente europeu de forma irregular a procura de melhores condições de vida. A imigração de africanos para o continente europeu é também resultado da desarticulação politica e econômica do continente.

10 Europa: da reconstrução do pós-guerra até a aprovação da lei anti-imigração
A Península Ibérica foi a origem das grandes navegações o qual exploraram novas terras distantes do continente europeu Com a Revolução Industrial no século XIX milhões de trabalhadores ficaram desempregados vivendo em situação de miséria, resultado em fluxos emigratórios para o continente americano

11 Após a Segunda Guerra Mundial a Europa Ocidental entrou em um período de reconstrução. Devido ao acelerado desenvolvimento os países europeus necessitaram de mão-de-obra o que levou os mesmos criarem politicas voltadas a imigração. Até hoje os países europeus necessitam de mão- de- obra para suprir as necessidades de sua população. Devido a atual crise econômica e de desemprego, algumas medidas foram tomadas para impedir a presença de imigrantes oriundos de paises latinos, africanos e do leste europeu.


Carregar ppt "Professor: João Claudio Alcantara dos Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google