A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: João Claudio Alcantara dos Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: João Claudio Alcantara dos Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
Capitulo 2- Brasis Professor: João Claudio Alcantara dos Santos

2 O Brasil é um dos países de maior diversidade em todo o mundo e em vários aspectos: economia, paisagens, recursos naturais, climas e população. São muitas as identidades e os povos que formaram a atual população brasileira, mas a maior parte deles faz parte desses três grupos étnicos: brancos, índios e negros.

3 Seria correto dizer que na vida real todos temos os mesmos direitos e oportunidade?
Isso só existe no plano jurídico?

4 Se formos analisar os dados estatísticos chegaremos a conclusão:
A) a faixa de escolaridade as pessoas diplomadas brancas e 50% superior que os negros. B) A população economicamente ativa (PEA) mostra que o rendimento dos brancos e bem superior que de brancos e pardos.

5 Formação do povo brasileiro
A mestiçagem e uma palavra que caracteriza a população brasileira, ela e tão presente no dia-dia que nem reparamos ela. A mestiçagem brasileira originou variados tipos físicos a partir de diferentes genes e seu cruzamento: Brancos x negros = pardos ou mulatos Brancos x Índios= caboclos ou mamelucos Negros x Índios- cafuzos

6 A mestiçagem chegou a causar problemas de classificação feitos pelo IBGE.
Para resolver o problema o IBGE escolheu 6 definições de raça: branca, parda, preta, amarela, indígena e sem indicação.

7 Segundo o Censo realizado pelo IBGE, no quesito raça o grupo mais numeroso dos brasileiros se declararam brancos. Isso mostra que o brasileiro usa mais critérios culturais do que biológicos para definir sua própria identidade. Forma uma civilização tropical

8 Índios: no passado e no presente
Nas escolas portuguesas é comum que os alunos aprendam que o descobridor do Brasil foi Pedro Alvares Cabral. Eles foram desbravadores e pioneiros das grandes navegações. Os verdadeiros descobridores do Brasil foram os índios.

9 Segundo estudos de arqueologia, os indícios de ocupação humana no Piauí datam mil anos, essa datação derrubaria as teses sobre a ocupação da América do Sul pelo homem. Em Minas Gerais registros mostram que o homem habitava o espaço nacional há anos. Haviam conflitos entre tribos dentro do território brasileiro.

10 A ocupação do nosso território foi toda feita com base em rotas e caminhos que os índios conheciam bem e que hoje se transformaram nas rodovias que percorremos.

11 As terras indígenas Existem oficialmente 220 povos indígenas que falam um total de 180 lingas, Vivem em 614 diferentes terras indígenas correspondendo a 12,42% do território nacional Antes da ocupação europeia eram donos de tudo e possuíam uma população muito maior.

12 98% das terras indígenas do Brasil estão na região Amazônica.
A cultura do índio não vê a floresta e os recursos naturais como fonte de recursos econômicos. A territorialidade para o índio não leva em conta a existência de fronteiras. As referencias espaciais são marcadas por um sentimento de apego as terras e as florestas.

13

14 Os fatores de territorialidade dos índios geraram por exemplo a conquista da demarcação da área Raposa Serra do Sol no ano de 1998. Após conflitos pela homologação as terras foram homologadas no governo Lula (2005) , porem a existência de varias terras irregulares dentro da terra indígena.


Carregar ppt "Professor: João Claudio Alcantara dos Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google