A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRODUÇÃO ACADÊMICA II Prof.: Rodney Caetano. EMENTA Técnicas de leitura, recepção e redação de textos acadêmicos. Características de resenhas acadêmicas:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRODUÇÃO ACADÊMICA II Prof.: Rodney Caetano. EMENTA Técnicas de leitura, recepção e redação de textos acadêmicos. Características de resenhas acadêmicas:"— Transcrição da apresentação:

1 PRODUÇÃO ACADÊMICA II Prof.: Rodney Caetano

2 EMENTA Técnicas de leitura, recepção e redação de textos acadêmicos. Características de resenhas acadêmicas: descritiva e crítica.

3 OBJETIVOS NO SEMESTRE Exercitar as técnicas de leitura já trabalhadas no primeiro semestre (leitura averiguativa, leitura analítica, leitura sintópica), as técnicas de redação (sumarização e paragrafação), e outras, a critério do professor, além do estudo e da prática dos subgêneros: - Resumo Acadêmico Descritivo - Resumo Acadêmico Crítico.

4 JUSTIFICATIVA DA DISCIPLINA O domínio da Língua Portuguesa Padrão mostra-se uma ferramenta relevante para a inserção do indivíduo na sociedade. Propiciar aos estudantes de graduação a competência na leitura, recepção e produção de textos. Proporcionar os conhecimentos específicos, característicos do Ensino Superior como técnicas de elaboração de trabalhos do gênero acadêmico e seus subgêneros que permitirão o domínio da escrita de monografias, dissertações e teses.

5 FALTAS Limite de faltas: 9 Se houver atraso ou saída antecipada de mais de 15 minutos, será computada uma falta.

6 FALTAS Como já existe um número de faltas aceitável, 9, justificar outras é apenas para casos extraordinários. Há um registro das justificativas aceitas e pedidos reincidentes não serão aceitos. Deixe para pedir apenas em último caso.

7 FALTAS Justificativas de faltas, a serem analisadas, devem ser entregues em folha, constando: NOME do aluno, TURMA, PERÍODO, e, especialmente, o NÚMERO de faltas, o DIA, MÊS e ano, devidamente assinada pelo aluno.

8 FALTAS Não há garantia de as faltas serem justificadas, exceto nos casos encaminhados pela Secretaria do curso. Quando forem aceitas as justificativas, o aluno terá que pagar pedágio (trabalho). O pedido de abono de falta deve ser apresentado o mais rapidamente possível. Não serão aceitas solicitações várias semanas depois da falta.

9 AS REDAÇÕES A produção de um texto, depois da escrita, conforme a necessidade, será refeita. A reescrita, portanto, faz parte do processo de aprendizagem e de domínio da linguagem.

10 Os textos que serão usados em aula estarão disponíveis na web aluno e no xérox. Providencie-os com antecedência para evitar atrasos e problemas com a frequência nas aulas. O conteúdo desta apresentação também estará disponível no web aluno e no xérox para evitar que esqueçamos as regras e demais detalhes da disciplina.

11 Trabalhos entregues após a data marcada podem sofrer redução de nota de 30% ou mais, se houver reincidência, até ao ponto de não serem mais aceitos. Trabalhos copiados de colegas, livros ou internet serão anulados, como plágios, e os alunos não terão direito de refazê-los.

12 Um BLOG foi criado para publicar textos bem-acabados de alunos de Produção Acadêmica que possam servir com modelos em um banco de dados. O endereço é

13 TRABALHO DO DIA Leitura do conto A Cartomante, de Machado de Assis. Após a leitura, os alunos serão divididos em grupos de promotores, advogados e jurados, para o júri da próxima aula. Depois deverá ser apresentado uma SÍNTESE, texto individual, com o resultado da leitura e das apresentações.

14 MAPA MENTAL 1. Pegue uma folha de papel e desenhe no seu centro uma palavra, imagem ou figura que represente o assunto. 2. Em volta coloque os principais temas ligados ao tema central. 3. Use linhas para ligar estes temas ao assunto central. 4. Desdobre cada um destes temas principais em temas secundários e os conecte ao tema mãe. 5. Se necessário, desdobre estes temas secundários em novos temas e os conecte ao tema de origem. 6. Prossiga com os desdobramentos até atingir o nível de detalhamento necessário.

15 MAPA MENTAL FORMAS GEOMÉTRICAS: triângulos, círculos, elipses, retângulos, etc. podem ser usados para marcar áreas ou palavras que têm alguma semelhança. SETAS: para mostrar como conceitos que aparecem em diferentes partes estão conectados. SÍMBOLOS: asteriscos, pontos de exclamação e de interrogação, cruzes e muitos outros símbolos podem ser agregados às palavras para mostrar conexões ou evidenciar alguma informação. OBJETOS TRIDIMENSIONAIS: cubos, cilindros, esferas, pirâmides, etc. para destacar alguma ideia ou informação. Imagens criativas: para ressaltar a natureza ou especificidade de um tópico. CORES: as cores são particularmente úteis para ajudar a memória e a criatividade. Podem ser usadas, como as setas, para mostrar como conceitos que conectam. Elas também podem ser usadas para delimitar as fronteiras entre as grandes áreas do gráfico.

16 1. TRABALHOS ENTREGUES AP Ó S A DATA MARCADA SOFRERÃO REDU Ç ÃO DE 30% DA NOTA ATRIBU Í DA. 2. TRABALHOS COPIADOS DE COLEGAS SERÃO ANULADOS E OS ALUNOS NÃO TERÃO DIREITO DE REFAZÊ-LOS. 1. TRABALHOS ENTREGUES AP Ó S A DATA MARCADA SOFRERÃO REDU Ç ÃO DE 30% DA NOTA ATRIBU Í DA. 2. TRABALHOS COPIADOS DE COLEGAS SERÃO ANULADOS E OS ALUNOS NÃO TERÃO DIREITO DE REFAZÊ-LOS. 1. TRABALHOS ENTREGUES AP Ó S A DATA MARCADA SOFRERÃO REDU Ç ÃO DE 30% DA NOTA ATRIBU Í DA. 2. TRABALHOS COPIADOS DE COLEGAS SERÃO ANULADOS E OS ALUNOS NÃO TERÃO DIREITO DE REFAZÊ-LOS.


Carregar ppt "PRODUÇÃO ACADÊMICA II Prof.: Rodney Caetano. EMENTA Técnicas de leitura, recepção e redação de textos acadêmicos. Características de resenhas acadêmicas:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google