A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É originária de velhas danças populares de áreas rurais da França (Normandia) e da Inglaterra. Foi introduzida no Brasil, mais precisamente no Rio de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É originária de velhas danças populares de áreas rurais da França (Normandia) e da Inglaterra. Foi introduzida no Brasil, mais precisamente no Rio de."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 É originária de velhas danças populares de áreas rurais da França (Normandia) e da Inglaterra. Foi introduzida no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, possivelmente em 1820, por membros da elite imperial. Durante o Império, a quadrilha era a dança preferida para abrir os bailes da Corte.

4 Depois popularizou-se saindo dos salões palacianos para as ruas e clubes populares, com o povo assimilando a sua coreografia aristocrática e dando-lhe novas características e nomes regionais.

5

6 MODIFICOU SUAS EVOLUÇÕES BÁSICAS ALTERANDO INCLUSIVE A MÚSICA,ACRESCENTANDO A SANFONA,O TRIÂNGULO E A ZABUMBA SÃO COMUNS TAMBÉM VIOLA E VIOLÃO INTRODUZINDO OUTRAS

7 No sertão do Nordeste encontrou um colorido especial, associando-se à música,comida da Região aos fogos de artifícios

8 Como as coreografias eram indicadas em francês, povo repetindo certas palavras ou frases levou também à folclorização das marcações aportuguesadas do francês, o que deu origem ao matutês, mistura do linguajar matuto com o francês, que caracteriza a maioria dos passos da quadrilha junina.

9 A criatividade popular encarregou-se de acrescentar novos passos como Olha a chuva! É mentira A Ponte quebrou, Nova ponte, Caminho da roça

10 O noivo e a noiva, o padre, o pai da noiva, o sacristão, o juiz e o delegado. O casamento matuto, hoje associado à quadrilha é a representação onde os jovens debocham com malícia da instituição do casamento, da severidade dos pais, do sexo pré-nupcial e suas conseqüências, do machismo. O enredo é quase sempre o mesmo com poucas variantes: a noiva fica grávida antes do casamento e os pais obrigam o noiva a casar. Este se recusa, sendo necessário a intervenção da polícia. O casamento é realizado com o padre e o juiz, sob as garantias do delegado e até de soldados. A quadrilha é o baile em comemoração ao casamento.

11 Anavantur (em avant tout) - anarriê (em derrière) - balancê (balancer) - travessê de cavalheiros (travesser) - travessê de damas - travessê geral - granmuliné - otrefoá (autrefois)

12 Há atualmente uma nova forma de expressão junina, a quadrilha estilizada, que não é uma quadrilha matuta, mas um grupo de dança que tem uma coreografia própria, com passos criados exclusivamente para a música escolhida, como num corpo de balé. O grupo incorpora alguns personagens como Lampião, Maria Bonita, sinhôzinho, espanholas e ciganos. Os seus trajes lembram roupas típicas do folclore dos pampas gaúchos.

13

14 Cateretê, também chamado de catira, é uma dança de origem indígena e dançada em diversos estados brasileiros, como por exemplo em alagoas.

15 Foi o Padre Anchieta quem traduziu para a língua Tupi alguns textos católicos. Assim enquanto os índios dançavam, cantavam trechos religiosos.

16 Os trajes usados são as roupas comuns de todo o dia.

17 Cinco ou mais pares, dançam num salão ou galpão ao som de duas violas. Ao centro são formadas duas colunas, e à frente de cada uma delas posta-se um violeiro-cantador.

18

19

20 Rafaela Costa e Cícero Jefferson agradecem pela atenção.


Carregar ppt "É originária de velhas danças populares de áreas rurais da França (Normandia) e da Inglaterra. Foi introduzida no Brasil, mais precisamente no Rio de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google