A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

by A natureza, em seu processo natural de desenvolvimento, conseguiu o milagre de transformar este mundo num verdadeiro paraíso de formas e cores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "by A natureza, em seu processo natural de desenvolvimento, conseguiu o milagre de transformar este mundo num verdadeiro paraíso de formas e cores."— Transcrição da apresentação:

1

2 by

3 A natureza, em seu processo natural de desenvolvimento, conseguiu o milagre de transformar este mundo num verdadeiro paraíso de formas e cores. Basta nos determos por alguns instantes observando uma simples flor, por mais simples que seja, para ficarmos perplexos ante a maravilhosa perfeição da vida que existe sobre a Terra. Tudo que aqui existe vive de forma perfeita, mesmo quando nos pareça imperfeito. Até os animais peçonhentos têm a sua beleza e perfeição. - Será que devemos ou podemos interferir no equilíbrio milenar desta nossa magnífica casa que nos fez nascer, crescer, nos alimenta e nos concede a fabulosa glória de viver?

4 Se Hitler vivesse em nossos dias, com certeza poderia realizar seu racista e obsessivo sonho de transformar a raça ariana na mais forte do mundo. Com os recentes avanços da tecnologia na obtenção de animais idênticos, através dos processos modernos de clonagem, Hitler poderia satisfazer mais facilmente a insânia megalômana de dominar o mundo, formando exércitos de super-homens idênticos e clonados.

5 Já há alguns anos, conhecíamos a clonagem através da existência de trabalhos na área agronômica, para utilização como processo de multiplicação assexuada de plantas. Como se sabe, normalmente, a reprodução das plantas se dá através da fecundação das flores, como o concurso entre aparelhos masculinos e femininos, produzindo as sementes, que plantadas reproduzem uma nova planta.

6 No entanto, já de longa data, usa- se também a multiplicação de vegetais através de partes de plantas. Essa prática é muito utilizada por nossos agricultores. Lascando-se, por exemplo, um galho, digamos de uma pereira, e enterrando-o no solo, em pouco tempo ele se enraíza e brota, produzindo uma planta igual à planta-mãe.

7 Existem, entretanto, muitos vegetais que plantados de galho ou estaca (termo técnico) dificilmente se enraízam. Foi aí que os técnicos da Embrapa deram andamento ao trabalho de pesquisa da clonagem em plantas de difícil enraizamento, como no caso da erva-mate, utilizando uma auxina (ácido indol-butírico), que é um tipo de hormônio específico que promove o rápido enraizamento das partes destacadas das plantas que se deseja multiplicar.

8 Com isso pode se obter uma planta de muito melhor qualidade (idêntica à mãe) e num prazo muito menor, conseguindo- se, dessa forma planejar e conduzir, digamos, uma cultura de erva-mate, com plantas machos e fêmeas, plantas em espaços regulares e mais adequados para formação e obtenção de uma cultura muito mais precoce e produtiva.

9 Partindo-se do princípio de que das plantas se podiam obter indivíduos iguais aos pais, o homem partiu para a clonagem em animais, produzindo já em laboratório um carneiro e um macaco idênticos ao progenitor, de forma assexuada, isto é, a produção de um animal sem o cruzamento convencional (sexual) entre o macho e a fêmea. Claro que se isso foi conseguido em animais e inclusive no macaco, que possui 99% do genoma idêntico ao do humano, poderá (se já não foi) ser feito experimentalmente com o homem.

10 A diferença, entretanto, entre a clonagem em vegetais e animais, é que nos vegetais a multiplicação é por partes de plantas e nos animais é através de uma célula portadora do DNA com os genes responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários. Esta célula, extraída de um macho ou de uma fêmea, é transferida para o óvulo (feminino) através de técnicas sofisticadas de laboratório e fecunda transformando- se no ovo. A partir daí se forma o embrião que poderá ser implantado em qualquer útero da mesma espécie, alugado ou não.

11 Neste momento, fez-se grande milagre produzido pelo homem. A produção assexuada de qualquer ser animal, idêntico à matriz de onde foi retirada a célula, sem amor nem sexo, pode, se for o caso, criar não só rebanhos de bovinos, eqüinos, suínos etc, de animais idênticos à matriz, como também, o próprio homem clonado, ou mesmo exércitos de super-homens idênticos clonados, como queria Hitler.

12 Alguns países, como no caso dos Estados Unidos através do presidente Clinton, já se manifestaram contrários à clonagem de humanos, considerando os abalos éticos, religiosos, familiares e sociais que essa prática poderia determinar. Sabemos através de todo o processo de transformação e evolução que a humanidade galgou através dos tempos, que nada pode bloquear o progresso da ciência.

13 Esperamos, entretanto, que o homem se conscientize das vantagens e dos prejuízos que a clonagem poderá determinar na qualidade da vida sobre a terra e, com bom senso, dignidade e principalmente consciência dos valores humanos, use a ciência com o mesmo respeito e sabedoria com que Deus orientou a criação da vida no universo.

14 Texto: Sady Ricardo dos Santos Formatação: Vera Lúcia de Siqueira


Carregar ppt "by A natureza, em seu processo natural de desenvolvimento, conseguiu o milagre de transformar este mundo num verdadeiro paraíso de formas e cores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google