A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa 5S Shikari Yaro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa 5S Shikari Yaro."— Transcrição da apresentação:

1 Programa 5S Shikari Yaro

2 Senso de Determinação e União (SHIKARI YARO)
Senso de Determinação e União (SHIKARI YARO) - Prega a participação determinada dos gestores em parceria com a união de todos os empregados; - Os gestores devem definir formas para que todos se engajem no processo; - Desenvolver a prática do trabalho em equipe em todas as esferas da organização; - Os funcionários unidos e determinados são os objetivos para obter melhorias e aumento da produtividade; - No ambiente da qualidade, um ponto fundamental é a transparência na condução da gestão; - Motivação, liderança e comunicação são as chaves deste Senso.

3 Etapas de implantação deste senso
1.Conscientização da alta administração 2. Reunião entre diretores e gerentes. 3. Escolha do coordenador do programa 8S. 4.Comunicação da empresa a todos os funcionários. 5. Reunião entre gerentes, supervisores e funcionários. 6.Divulgação do programa. 7.Plano para motivação dos funcionários. 8.Auditoria operacional dos recursos humanos 9.Plano de ações imediatas para solução dos problemas críticos. 10.Avaliação de todo o Senso

4 Benefícios: - aumento da confiança dos empregados perante a organização; - maior compromisso dos empregados na busca de resultados; - melhora nas relações interpessoais ; - retêm talentos.

5 A globalização está exigindo maior competitividade das empresas;
-redução de custo: 1. Redução de mão-de-obra 2. Redução de desperdícios -O maior patrimônio de uma empresa são os seus recursos humanos, já que nenhuma máquina ou sistema consegue raciocinar e usar a criatividade para propor melhorias que gerem economias.

6 Existem custos quase invisíveis capazes de gerar uma economia maior que a demissão dos funcionários, como: - água; - energia elétrica; - vapor; - combustível; - gases; - lubrificantes; - ar comprimido; - embalagens; - matérias prima; - ligações telefônicas; - cafézinho; - e diversos outros.

7 As estatísticas mostram os seguintes desperdícios no Brasil:
Até 25% da energia elétrica gerada; Até 40% da água tratada; Cerca de 30% dos alimentos produzidos; Perdas superiores a 30% na construção civil.

8 Para complementar e adequar o programa 5S surgiram 3 novos sensos:
-Shikari Yaro, Shido e Setsuyaku -Senso de determinação, educação e formação, e economia. -Os programa deve ter seus resultados avaliados periodicamente para melhoria do programa ou tomada de medidas curativas.  -Seu resultado não é imediato. -O programa 8S trata-se de uma metodologia de gestão de recursos humanos e materiais, baseado totalmente na capacidade intelectual e criativa dos funcionários.

9 Manutenção do programa 5S
1. Treinar novos profissionais e alunos, no início de cada período letivo; 2. Promover eventos internos periódicos para revitalizar o programa, envolvendo todos os funcionários; 3. Reconhecer publicamente, de forma sistemática, os resultados obtidos pelas equipes de profissionais e alunos nas atividades de 8 S; 4. Criar um centro de informação e material didático relativo ao Programa 8 S e divulgá-las na comunidade local, visando a expansão do Programa; 5. Montar peças teatrais, danças, músicas relativas ao 8 S e divulgá-las na comunidade local, visando a expansão do Programa; 6. Avaliar e divulgar sistematicamente os resultados do programa para a comunidade; 7. Inserir o conteúdo do Programa 5 S no cotidiano da empresa; 8. Internalizar o senso da autodisciplina.

10 Para concluir podemos destacar os seguintes benefícios do programa 8S:
1.Bem estar das pessoas. 2.Prevenção de acidentes. 3.Incentivo à criatividade. 4.Conservação de energia. 5.Melhoria do moral das pessoas. 6.Prevenção quanto a paradas por quebras. 7.Redução de estoques e peças sobressalentes. 8.Higienização mental da companhia. 9.Redução de custos, de forma geral. 10.Melhoria da qualidade de produtos e serviços. 11.Aumento da produtividade da empresa. 12.Preparo da empresa para a filosofia da qualidade total.


Carregar ppt "Programa 5S Shikari Yaro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google