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Fundamentos de Dinâmica Veicular
Capítulo 9 Sistemas de Direção
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Sistemas de direção
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Sistemas de direção
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Sistemas de direção caixa de engrenagem braço Pitman
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Sistemas de direção
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Sistemas de direção
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Sistemas de direção
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Sistemas de direção
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Sistemas de direção
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Sistemas de direção
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Sistemas de direção
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Sistemas de direção
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Sistemas de direção
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Ângulos da Direção Braço à terra e inclinação do pino mestre
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Caster
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Cambagem
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Inclinação do Pino Mestre
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Ângulos da Direção Braço à terra e inclinação do pino mestre
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Convergência
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Sistemas de direção Animação Técnica - Sistema de Direção do Veículo
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Dispositivos de segurança
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Cinemática do esterçamento
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Cinemática do esterçamento
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Cinemática do esterçamento
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Cinemática do esterçamento
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Veículo com três eixos
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Veículo com três eixos
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Reboque com eixo
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Nesta aula Sistemas de direção Cinemática do esterçamento
Erro de geometria Forças e momentos Influência da tração dianteira Esterçamento nas quatro rodas
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Geometria ideal para uma suspensão independente
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Alterações na convergência (bump steer)
DIV CONV Ocorre divergência quando a suspensão trabalha
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Erro na geometria para aumentar o sub-esterçamento
SOBRE SUB
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Geometria do esterçamento
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Geometria do esterçamento
Cambagem e convergência são definidos de modo a ficarem em torno de 0o nas mais variadas condições de funcionamento.
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Nesta aula Sistemas de direção Cinemática do esterçamento
Erro de geometria Forças e momentos Influência da tração dianteira Esterçamento nas quatro rodas
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Forças e momentos sobre uma roda
auto-alinhante) (momento de resistência ao rolamento) (força trativa) (força lateral) (momento de tombamento) (força vertical)
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Momento produzido pela força vertical
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Momento produzido pela força vertical Influência do ângulo do pino-mestre
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Momento produzido pela força vertical Influência do ângulo do pino-mestre
O eixo se eleva (momento centralizador) Não é afetado pela transferência de carga
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Momento produzido pela força vertical Influência do ângulo do caster
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Momento produzido pela força vertical Influência do ângulo do caster
O eixo rola (um lado sobe e outro desce) Sensível à transferência de carga
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Momento produzido pela força lateral
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Momento produzido pela força lateral
Pproduz um momento que tende a girar a roda para fora da curva. Contribui para o aumento do comprtamento sub-esterçante.
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Momento produzido pela força trativa
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Momento produzido pela força trativa
Os momentos tendem a se equilibrar. Sensível ao braço-à-terra (d). Desbalanceamento: pneu vazio problemas no freio coeficientes de atrito diferentes
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Momento produzido pelo torque alinhante
Sempre agem de modo a resistir a qualquer movimento de giro. Efeito sub-esterçante.
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Modelo cinemático do sistema de direção
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Modelo dinâmico do sistema de direção
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Modelo dinâmico do sistema de direção
Rigidez do sistema Propriedades da caixa de direção razão de esterçamento torque no volante Ângulos de Ackerman Cadeia cinemática Servomecanismo Propriedades elásticas dos componentes Resposta direcional (pneus) Comportamento em curva
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Nesta aula Sistemas de direção Cinemática do esterçamento
Erro de geometria Forças e momentos Influência da tração dianteira Esterçamento nas quatro rodas
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Influência da tração dianteira
Carregamento (forças e momentos) sobre o eixo de direção.
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Influência da tração dianteira
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Influência da tração dianteira
Numa curva, devido à rolagem, ext diminui int aumenta MSAext diminui MSAint aumenta Resultado: momento que se opõe ao ângulo de direção => sub-esterçamento Magnitude do momento depende: grau de rolagem da carroceria diferença dos ângulos dos semi-eixos diferença dos ângulos do pino-mestre
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Nesta aula Sistemas de direção Cinemática do esterçamento
Erro de geometria Forças e momentos Influência da tração dianteira Esterçamento nas quatro rodas
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Esterçamento nas quatro rodas (baixas velocidades)
Acionamento: mecânico hidráulico eletrônico
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Esterçamento nas quatro rodas (baixas velocidades)
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Esterçamento nas quatro rodas (velocidades acima de 30 km/h)
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Aceleração lateral para diferentes sistemas de esterçamento nas 4 rodas
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Demonstração de sistemas de esterçamento nas 4 rodas
3000GT VR4 All Wheel Steering demo Honda Prelude 4 Wheel Steering
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Referência utilizada para esta aula
Gillespie, Thomas D.. FUNDAMENTALS OF VEHICLE DYNAMICS. Warrendale: SAE, Capítulo 8. Jazar, Reza N.. VEHICLE DYNAMICS: THEORY AND APPLICATION. New York: Springer, 2008.
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