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Fundamentos de Dinâmica Veicular

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Apresentação em tema: "Fundamentos de Dinâmica Veicular"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Dinâmica Veicular
Capítulo 9 Sistemas de Direção

2 Sistemas de direção

3 Sistemas de direção

4 Sistemas de direção caixa de engrenagem braço Pitman

5 Sistemas de direção

6 Sistemas de direção

7 Sistemas de direção

8 Sistemas de direção

9 Sistemas de direção

10 Sistemas de direção

11 Sistemas de direção

12 Sistemas de direção

13 Sistemas de direção

14 Ângulos da Direção Braço à terra e inclinação do pino mestre

15 Caster

16 Cambagem

17 Inclinação do Pino Mestre

18 Ângulos da Direção Braço à terra e inclinação do pino mestre

19 Convergência

20 Sistemas de direção Animação Técnica - Sistema de Direção do Veículo

21 Dispositivos de segurança

22 Cinemática do esterçamento

23 Cinemática do esterçamento

24 Cinemática do esterçamento

25 Cinemática do esterçamento

26 Veículo com três eixos

27 Veículo com três eixos

28 Reboque com eixo

29 Nesta aula Sistemas de direção Cinemática do esterçamento
Erro de geometria Forças e momentos Influência da tração dianteira Esterçamento nas quatro rodas

30 Geometria ideal para uma suspensão independente

31 Alterações na convergência (bump steer)
DIV CONV Ocorre divergência quando a suspensão trabalha

32 Erro na geometria para aumentar o sub-esterçamento
SOBRE SUB

33 Geometria do esterçamento

34 Geometria do esterçamento
Cambagem e convergência são definidos de modo a ficarem em torno de 0o nas mais variadas condições de funcionamento.

35 Nesta aula Sistemas de direção Cinemática do esterçamento
Erro de geometria Forças e momentos Influência da tração dianteira Esterçamento nas quatro rodas

36 Forças e momentos sobre uma roda
auto-alinhante) (momento de resistência ao rolamento) (força trativa) (força lateral) (momento de tombamento) (força vertical)

37 Momento produzido pela força vertical

38 Momento produzido pela força vertical Influência do ângulo do pino-mestre

39 Momento produzido pela força vertical Influência do ângulo do pino-mestre
O eixo se eleva (momento centralizador) Não é afetado pela transferência de carga

40 Momento produzido pela força vertical Influência do ângulo do caster

41 Momento produzido pela força vertical Influência do ângulo do caster
O eixo rola (um lado sobe e outro desce) Sensível à transferência de carga

42 Momento produzido pela força lateral

43 Momento produzido pela força lateral
Pproduz um momento que tende a girar a roda para fora da curva. Contribui para o aumento do comprtamento sub-esterçante.

44 Momento produzido pela força trativa

45 Momento produzido pela força trativa
Os momentos tendem a se equilibrar. Sensível ao braço-à-terra (d). Desbalanceamento: pneu vazio problemas no freio coeficientes de atrito diferentes

46 Momento produzido pelo torque alinhante
Sempre agem de modo a resistir a qualquer movimento de giro. Efeito sub-esterçante.

47 Modelo cinemático do sistema de direção

48 Modelo dinâmico do sistema de direção

49 Modelo dinâmico do sistema de direção
Rigidez do sistema Propriedades da caixa de direção razão de esterçamento torque no volante Ângulos de Ackerman Cadeia cinemática Servomecanismo Propriedades elásticas dos componentes Resposta direcional (pneus) Comportamento em curva

50 Nesta aula Sistemas de direção Cinemática do esterçamento
Erro de geometria Forças e momentos Influência da tração dianteira Esterçamento nas quatro rodas

51 Influência da tração dianteira
Carregamento (forças e momentos) sobre o eixo de direção.

52 Influência da tração dianteira

53 Influência da tração dianteira
Numa curva, devido à rolagem, ext diminui int aumenta MSAext diminui MSAint aumenta Resultado: momento que se opõe ao ângulo de direção => sub-esterçamento Magnitude do momento depende: grau de rolagem da carroceria diferença dos ângulos dos semi-eixos diferença dos ângulos do pino-mestre

54 Nesta aula Sistemas de direção Cinemática do esterçamento
Erro de geometria Forças e momentos Influência da tração dianteira Esterçamento nas quatro rodas

55 Esterçamento nas quatro rodas (baixas velocidades)
Acionamento: mecânico hidráulico eletrônico

56 Esterçamento nas quatro rodas (baixas velocidades)

57 Esterçamento nas quatro rodas (velocidades acima de 30 km/h)

58 Aceleração lateral para diferentes sistemas de esterçamento nas 4 rodas

59 Demonstração de sistemas de esterçamento nas 4 rodas
3000GT VR4 All Wheel Steering demo Honda Prelude 4 Wheel Steering

60 Referência utilizada para esta aula
Gillespie, Thomas D.. FUNDAMENTALS OF VEHICLE DYNAMICS. Warrendale: SAE, Capítulo 8. Jazar, Reza N.. VEHICLE DYNAMICS: THEORY AND APPLICATION. New York: Springer, 2008.


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