A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLASSICISMO versus ROMANTISMO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLASSICISMO versus ROMANTISMO"— Transcrição da apresentação:

1 CLASSICISMO versus ROMANTISMO
Bucolismo clássico ameno. vs Belo horrível, disforme, tenebroso, cemiterial ou fantástico. Ordem e medida. vs Desordenado e desmesurado paisagístico e psíquico; versificação mais variada e popular; libertação estilística. Contornos nítidos e diurnos. vs Enevoado, nocturno, o sonho irreal. Racionalização e ponderação da estrutura da obra. vs O improviso; versos lançados ao sabor de rimas audíveis; digressão ocasional a propósito ou a despropósito; interrupção da narrativa para fazer um comentário ou uma confidência ao leitor; exagero sentimental ou melodramático; mistura de géneros. Utilização de epítetos classificativos ou abstractos. vs Adjectivação e pormenorização descritiva orientada para dar uma cor local ou histórica; uso do pitoresco ou exótico (p.e. da Idade Média, espanhol, oriental, de ambientes miseráveis, de lendas e mitologias germânicas, célticas, etc.); uso de um estilo em que o sublime e o grotesco se justapõem. Progresso político ou moral como um objectivo final. vs Progresso social indefinido. Recurso è época greco-romana. vs Gosto das tradições medievais ou temas da história nacional. Utilização de deuses pagãos ou da retórica clássica. vs Banimento da mitologia e dos processos eruditos da retórica. Imitação aduladora. vs Culto da originalidade pessoal. Mundo fechado de valores (estéticos, morais). vs Tom de mensagem ao próximo.

2 Individualismo (manifestado através dos seguintes aspectos)
Derrube final das instituições feudais e absolutistas. Valorização política e ideológica da burguesia. Omnipotência do dinheiro e reacção ao envilecimento que isso provoca. Originalidade pessoal. Insaciedade humana. Individualismo (manifestado através dos seguintes aspectos) Aspiração indefinida. Expressão de uma dor «cósmica» de simplesmente existir. Gosto do sonho ou devaneio passivo. Obsessão da morte. Evasão imaginativa para alhures no tempo e no espaço (p.e. pelo historicismo ou exotismo). Autobiografismo directo ou velado. Sentimento amoroso indizível ou ireealizável. Extremo da auto-negação. Manifestação de um irracionalismo anárquico ou de misticismo. Herói insociável, amoral ou fora da lei (pirata, bandido, proscrito).

3 Características essenciais do «eu» romântico
Entregar-se à Natureza. Sentir a presença de Deus através da Natureza. Estar atento à Natureza Não ser capaz de exprimir as emoções (por serem demasiado intensas). Meditar sobre as origens. Deixar-se fascinar, à primeira vista, por: um “anjo” tutelar; um quadro familiar; um vulto, uma voz, uma maneira de ser.

4 Encontrar a alma gémea. Encontrar na literatura a imagem do quotidiano. Sobrepor a autenticidade dos sentimentos aos preconceitos sociais. Amar e amar-se a si mesmo porque se é amado. Acreditar no amor independentemente da sua realização. Ser dominado por uma força incontrolável. Confundir sonho e realidade. Dar valor afectivo aos objectos.

5 Encontrar prazer no sofrimento.
Fazer um testamento sentimental. Desejar morrer ou morrer por quem se ama. Desejar ficar vivo depois de morto. Compartilhar um destino comum (sobretudo com a pessoa amada). Ser vulnerável, em particular à força das palavras. Ignorar normas morais ou sociais. Acabar por ser vencido pelas normas morais ou sociais.

6 Viver situações extremas.
Escolher o momento do fim. Tentar compreender o significado da morte. Desvalorizar as instituições sociais. Acreditar na vida eterna. Morrer de maneira diferente.


Carregar ppt "CLASSICISMO versus ROMANTISMO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google