A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Todos os seres vivos apresentam várias respostas aos estímulos do meio exterior. Algumas dessas respostas tornam-se evidentes sob a forma de movimentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Todos os seres vivos apresentam várias respostas aos estímulos do meio exterior. Algumas dessas respostas tornam-se evidentes sob a forma de movimentos."— Transcrição da apresentação:

1

2 Todos os seres vivos apresentam várias respostas aos estímulos do meio exterior. Algumas dessas respostas tornam-se evidentes sob a forma de movimentos. Embora não tenham capacidade de locomoção, as plantas, tal como os animais, também produzem movimentos de vários tipos. Os movimentos das plantas ocorrem em diversos órgãos, como as raízes, os caules, as folhas ou as flores, e englobam alongamentos, curvaturas, abertura ou fecho de folhas e flores. Todos os seres vivos apresentam várias respostas aos estímulos do meio exterior. Algumas dessas respostas tornam-se evidentes sob a forma de movimentos. Embora não tenham capacidade de locomoção, as plantas, tal como os animais, também produzem movimentos de vários tipos. Os movimentos das plantas ocorrem em diversos órgãos, como as raízes, os caules, as folhas ou as flores, e englobam alongamentos, curvaturas, abertura ou fecho de folhas e flores. Fig.1 A anémona ao ser atacada retrai-se.

3 Tropismos - Movimentos das plantas que envolvem crescimento na direcção do estímulo ambiental ou na direcção oposta a esse estímulo. Movimentos násticos – Movimentos que não envolvem crescimento direccionado em relação ao estímulo. Tropismos - Movimentos das plantas que envolvem crescimento na direcção do estímulo ambiental ou na direcção oposta a esse estímulo. Movimentos násticos – Movimentos que não envolvem crescimento direccionado em relação ao estímulo. Respostas das plantas em relação a estímulos ambientais EstímuloTropismoNastia LuzFototropismoFotonastia GravidadeGravitropismo- ToqueTigmotropismoTigmonastia TemperaturaTermotropismoTermonastia QuímicoQuimiotropismoQuimionastia ÁguaHidrotropismoHidronastia

4 Os tropismo podem ser positivos ou negativos conforme o movimento ocorre em direcção ao estímulo ou se afasta dele. Fototropismo – Os caules têm fototropismo positivo e as raízes têm fototropismo negativo. Gravitropismo – Os caules apresentam gravitropismo negativo e as raízes apresentam gravitropismo positivo. Os tropismo podem ser positivos ou negativos conforme o movimento ocorre em direcção ao estímulo ou se afasta dele. Fototropismo – Os caules têm fototropismo positivo e as raízes têm fototropismo negativo. Gravitropismo – Os caules apresentam gravitropismo negativo e as raízes apresentam gravitropismo positivo. Fig.2 Fototropismo Fig.3 Gravitropismo

5 O principal factor interno de regulação das reacções de desenvolvimento e crescimento nas plantas são as hormonas vegetais. Estas hormonas são sintetizadas em pequenas quantidades numa parte da planta e transportadas para outra parte, onde estimulam ou inibem o crescimento. O principal factor interno de regulação das reacções de desenvolvimento e crescimento nas plantas são as hormonas vegetais. Estas hormonas são sintetizadas em pequenas quantidades numa parte da planta e transportadas para outra parte, onde estimulam ou inibem o crescimento. Auxinas : Estimulam o crescimento celular, o alongamento de caules e raízes e o desenvolvimento dos frutos; Controlam o gravitropismo; Promovem a dominância apical; Retardam a abscisão. Auxinas : Estimulam o crescimento celular, o alongamento de caules e raízes e o desenvolvimento dos frutos; Controlam o gravitropismo; Promovem a dominância apical; Retardam a abscisão.

6 Giberelinas: Estimulam o alongamento e a divisão celular em caules, raízes, gomos e folhas jovens. Promovem a germinação de sementes; Processos de floração e maturação dos frutos. Giberelinas: Estimulam o alongamento e a divisão celular em caules, raízes, gomos e folhas jovens. Promovem a germinação de sementes; Processos de floração e maturação dos frutos. Citoquininas: Estimulam a divisão celular em sementes, raízes, folhas jovens e frutos; Promovem o desenvolvimento dos gomos laterais e inibem a ramificação das raízes; Retardam a abcisão das folhas. Citoquininas: Estimulam a divisão celular em sementes, raízes, folhas jovens e frutos; Promovem o desenvolvimento dos gomos laterais e inibem a ramificação das raízes; Retardam a abcisão das folhas.

7 Etileno: Estimula a maturação dos frutos e provoca a abscisão das folhas; Acelera o envelhecimento da parte infectada de uma planta, garantindo, assim, a sua sobrevivência; Etileno: Estimula a maturação dos frutos e provoca a abscisão das folhas; Acelera o envelhecimento da parte infectada de uma planta, garantindo, assim, a sua sobrevivência; Ácido abscísico: Estimula a abscisão; Inibe a germinação de sementes e o desenvolvimento de gomos; Promove o fecho dos estomas. Ácido abscísico: Estimula a abscisão; Inibe a germinação de sementes e o desenvolvimento de gomos; Promove o fecho dos estomas. Fig.4 Banana verdeFig.5 Banana madura

8 Martins, Pedro; Matias, Osório (2009). Biologia 10- Areal Editores


Carregar ppt "Todos os seres vivos apresentam várias respostas aos estímulos do meio exterior. Algumas dessas respostas tornam-se evidentes sob a forma de movimentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google