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Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 2 Localização de Empresas O EFEITO GLOBALIZAÇÃO CARRO MUNDIAL!

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1 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 2 Localização de Empresas O EFEITO GLOBALIZAÇÃO CARRO MUNDIAL! PRODUTO MUNDIAL! O CENÁRIO DA LOCALIZAÇÃO A CAPACIDADE NECESSÁRIA! QUANDO É NECESSÁRIA! ONDE É NECESSÁRIA!

2 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 2 Localização de Empresas Defina as necessidades: (a) Tamanho da empresa; (b) Objetivos (c) Nichos de mercado (d) Número/tamanho de fábricas/ depósitos Determine as Estratégias: (a) Fatores dominantes de localização (b) Ênfase nos produtos/mercados (c) Competências da empresa (d) Orientação ao risco Procura por região viável Desenvolva alternativas de localização Avalie as alternativas de localização Selecione local específico Abordagens Gerais para se tomar decisões sobre localização

3 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 2 Localização de Empresas In the early 1990s, when Mercedes announced plans for its first SUV plant in the United States, a corporate-tax-incentive craze was sweeping the nation. Mercedes was considering 150 sites in 30 states, and the candidates scrambled to put together tax packages that would win the carmaker's fancy. Orlando Sentinel – 20/10/03

4 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 2 Localização de Empresas Capacidade produtiva de uma instalação usualmente mede a quantidade de output por unidade de tempo. o Capacidade do projeto o Capacidade efetiva (real) o Capacidade nominal

5 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 2 Localização de Empresas EMPRESAINSUMOS MEDIDA DA CAPACIDADE DE VOLUME DE PRODUÇÃO Fábrica de refrigerantesHoras.máquinas disponíveisNúmero de unidades/ano HotelLeitos disponíveisNúmero de hóspedes/dia CinemaNúmero de assentos Número de espectadores/ semana Fábrica de cimentoVolume do forno de clinquerToneladas/dia Empresa de transportesNúmero de poltronasNúmero de passageiros/ano Usina hidroelétricaTamanho das turbinasPotência gerada (MW) LojaÁrea da lojaVendas/mês EscolaNúmero de alunosNúmero de formados/ano Medida da capacidade em empresas industriais e de serviços Quadro 2.1

6 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 2 Localização de Empresas Determinação da Demanda Determinação da Capacidade a instalar Identificar e avaliar as alternativas Seleção da alternativa mais adequada

7 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 2 Localização de Empresas ANO12345 PRODUTO (unidades) ANO CAPACIDADE MÁXIMA CAPACIDADE MÍNIMA Sabe-se que a precisão da estimativa é de 10% (para mais ou para menos) para os anos 1 e 2, e de 20% para os demais anos. A empresa decide que vai abranger uma participação de mercado de 35%. Portanto, o cenário de capacidade para a empresa é: Vamos imaginar que a demanda projetada para todo o mercado seja:

8 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 2 Localização de Empresas PROCESSO A 60 unid/h PROCESSO B 40 unid/h PROCESSO C 51 unid/h PROCESSO D 66 unid/h CAPACIDADE PRODUTIVA DO SISTEMA? QUAL A CAPACIDADE PRODUTIVA DO SISTEMA? 40 unid/h QUAL O GARGALO DO SISTEMA? PROCESSO B

9 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 2 Localização de Empresas o Disponibilidade de Mão de Obra; o Nível salarial e sindicatos; o Disponibilidade de transporte; o Suprimento de eletricidade, gás, telefones, água, esgoto, etc. o Incentivos fiscais Exemplos de Fatores Determinantes na Localização

10 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 2 Localização de Empresas o Proximidade dos mercados o Tendências de crescimento populacional o Fornecedores e serviços de apoio o Restrições ambientais o Disponibilidade e custos dos terrenos Exemplos de Fatores determinantes na localização

11 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 2 Localização de Empresas o Leis de zoneamento; o Proximidade de universidades; o Hospitais; o Nível de vida; o Preferências da gerência Exemplos de Fatores determinantes na localização

12 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 2 Localização de Empresas Outros tipos de localização o Condomínio industrial o Consórcio modular Keiretsu Cooperativas Empresa virtual Cluster como Fator Competitivo

13 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 2 Localização de Empresas Opções de Localização quando capacidade adicional e necessária: o Não fazer nada: ajuste interno. o Expandir a atual instalação. o Adicionar nova fábrica. o Fechar a instalação existente e mudar-se para outra maior.

14 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 2 Localização de Empresas Métodos Quantitativos de Localização Industrial o Centro de Gravidade o Momentos o Ponto de Equilíbrio o Avaliação de Fatores

15 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 2 Localização de Empresas Métodos Quantitativos de Localização Industrial Avaliação de Fatores: Exemplo: Uma empresa está avaliando quatro alternativas para a localização de nova instalação. Segundo a gerência, os fatores determinantes na localização estão relacionados abaixo, com os respectivos pesos e notas (de 1 a 5, onde o 5 é o mais favorável): Fator PesoA B C D Restrições ambientais Disp de mão de obra Sist de transporte Prox. de mercados Qualidade de vida Prox. Matérias primas NOTAS

16 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 2 Localização de Empresas Escolher C

17 Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 2 Localização de Empresas Escolher C UMA EMPRESA DESEJA PONDERAR OS FATORES QUALITATIVOS DE QUATRO CIDADES CANDIDATAS A SEDIAR A SUA NOVA UNIDADE. A EMPRESA INICIALMENTE DEFINIU OS FATORES A SEREM CONSIDERADOS E ATRIBUIU A CADA UM DELES UM PESO. POSTERIORMENTE PEDIU A CADA UM DE SEUS PRINCIPAIS EXECUTIVOS QUE ATRIBUÍSSEM A CADA UMA DAS CIDADES UMA NOTA, ENTRE 0 E 10, PARA CADA UM DOS FATORES. OS DADOS OBTIDOS ESTÃO ABAIXO: EXERCÍCIO


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