A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 02. Um dia de fúria Skinner, 1953 Por que os organismos se comportam? Causas Populares do Comportamento Causas Internas: (Neurais, Psiquicas, conceituais)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 02. Um dia de fúria Skinner, 1953 Por que os organismos se comportam? Causas Populares do Comportamento Causas Internas: (Neurais, Psiquicas, conceituais)"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 02

2 Um dia de fúria

3 Skinner, 1953 Por que os organismos se comportam? Causas Populares do Comportamento Causas Internas: (Neurais, Psiquicas, conceituais)

4 Visão Tradicional Feno ̂ menos mentais, abstratos, que ficam armazenados dentro de algum lugar oculto da mente humana; Alguma coisa externa os evoca, eles saem de seu reduto e se expressam publicamente. A natureza dos sentimentos Guilhardi, 2002 Visão Moderna Mudanças no funcionamento do corpo; Depende da interação com o ambiente físico e/ou social; recebem um nome arbitrario, convencionado pelo grupo social com que a pessoa vive.

5 Os sentimentos na ̃ o sa ̃ o causa das ac ̧ o ̃ es das pessoas; Na ̃ o e correto dizer que uma pessoa atirou na outra porque estava estrssada. Uma pessoa atira em outra e ao mesmo tempo tem reac ̧ o ̃ es corporais que sa ̃ o sentidas, porque houve um evento antecedente que produziu ambas as coisas: atirar e sentir o estado corporal. O que se chama de estresse e toda a interac ̧ a ̃ o. Eventos antecedentes que produziram simultaneamente ambos: os comportamentos e os sentimentos. A funçāo dos Sentimentos

6 As pessoas na ̃ o nascem com os sentimentos, nascem com uma predisposic ̧ a ̃ o, um potencial para desenvolvê-los e tomar conscie ̂ ncia deles na sua historia de desenvolvimento; Os sentimentos são o resultado colateral de contingências de reforçamento; As contingências podem ser programadas pela comunidade verbal; Origem dos sentimentos

7 Contingências e Sentimentos Contingências Reforçadoras Comportamentos de aproximac ̧ a ̃ o e colaborac ̧ a ̃ o: Dialogar, dividir tarefas para beneficio de todos etc. Contingências Punitivas Comportamentos de Contra- controle e oposição: Mentir, Atacar sentimentos desagradaveis (como raiva, ansiedade, culpa etc.) sentimentos positivos (como satisfac ̧ a ̃ o, bem-estar, amor, etc,)

8 …Somente quando o mundo privado de uma pessoa se torna importante para outros, é que se faz importante para ela Skinner, 1974

9 Análise Funcional As variáveis que causam o comportamento estão for a do organismo, em seu ambiente imediato e em sua história ambiental. Os eventos que afetam um organismo devem ser passíveis de descrição na lingaudem da ciência física. Possibilidade de manipulação; Mesmo princípio se aplica a enventos internos Skinner, 1953


Carregar ppt "Aula 02. Um dia de fúria Skinner, 1953 Por que os organismos se comportam? Causas Populares do Comportamento Causas Internas: (Neurais, Psiquicas, conceituais)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google