A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Processos de Fabricação II Prof. Jorge Marques Aula 21 Extrusão de plástico Fonte consultada: Michaeli, Walter et al. Tecnologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Processos de Fabricação II Prof. Jorge Marques Aula 21 Extrusão de plástico Fonte consultada: Michaeli, Walter et al. Tecnologia."— Transcrição da apresentação:

1 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Processos de Fabricação II Prof. Jorge Marques Aula 21 Extrusão de plástico Fonte consultada: Michaeli, Walter et al. Tecnologia dos Plásticos. Blücher.

2 Extrusão - termoplásticos Processo de transformação de granulados plástico em barras com perfis definidos, por meio do escoamento do material pastoso, produzido por adição de calor, através de um ferramental e posterior resfriamento, obtendo como produto corpos compridos de seção regular, como uma mangueira, por exemplo

3 Produtos da Extrusão Tarugos Placas Filmes Mangueiras Calhas Tubos Variações no perfil contínuo de um tubo podem ser obtidos por ferramentas de conformação depois da extrusão, ainda quente.

4 Extrusão Etapas do processo: O material moldável, polímero, é fundido Depois é forçado através da abertura de uma matriz O produto extrudado é resfriado progressivamente em água até permanecer sólido rígido O extrudado pode ser enrolado em bobinas, cortado em peças de dimensões especificadas, ou cortado em grânulos regulares com faca rotativa

5 Extrusora Máquina que tem a função de receber o granulado ou pó plástico e conduzí-lo com a pressão necessária através da ferramenta (matriz). É composta basicamente por: Funil de alimentação Parafuso (rosca) de homogeneização, transporte e presurização Do ponto de vista econômico, exige-se grande escala de produção.

6 Modelos de Extrusoras

7 Modelos de Extrusoras de Filmes Filmes de baixa espessura são obtidos pelo processo extrusão sopro.

8 Filmes por Extrusão - Sopro Com o auxílio de sopro de ar comprimido, é produzida uma mangueira de espessura muito baixa (0,1 mm ou menos), com diâmetro controlado por um calibrador e pala intensidade do sopro. A mangueira enrolada em bobina forma um filme tubular. Este pode ser transformado em sacos e sacolas plásticas.

9 Outros Tipos de Extrusoras Há vários tipos de extrusoras, para diversas aplicações e materiais. As principais diferenças estão no tipo de rosca: – Parafuso único – Parafuso duplo – Diferentes zonas de entrada, aquecimento, pressurização e calibragem.

10 Tipos de Parafusos-Roscas Extrusoras

11 Sistema de Aquecimento O mais usual é a instalação de resistências elétricas na superfície externa do cilindro da rosca. Outro procedimento é o aquecimento via transferência de calor de vapor por meio de serpentinas envoltas no cilindro. Parte do calor necessário para a fusão é promovido pelos atritos de arraste.

12 Instalações Complementares Calibração Resfriamento Tração Mesas de apoio de produto em resfriamento Bobinas para enrolar produto recém fabricado

13 Sistemas de Resfriamento

14 Suportes e equipamentos pós extrusão


Carregar ppt "ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Processos de Fabricação II Prof. Jorge Marques Aula 21 Extrusão de plástico Fonte consultada: Michaeli, Walter et al. Tecnologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google