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Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil.

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Apresentação em tema: "Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil."— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental Encontro de Formação com Especialistas em Educação Básica: conhecendo e compartilhando experiências II Magistra, 19 de maio de 2014 O Especialista em Educação Básica e a relevância de seu papel na implementação dos Projetos e Processos estratégicos da SB/SEE

2 E tudo mudou... Luiz Fernando Veríssimo E tudo mudou... O rouge virou blush O pó-de-arroz virou pó-compacto O brilho virou gloss O rímel virou máscara incolor A Lycra virou stretch Anabela virou plataforma O corpete virou porta-seios Que virou sutiã Que virou lib, que virou silicone

3 O que era praça virou shopping A arena virou ringue A caneta virou teclado O long-play virou CD A fita de vídeo é DVD O CD já é MP3 É um filho, onde éramos seis O álbum de fotos agora é mostrado por

4 O forró de sanfona ficou eletrônico Fortificante não é mais Biotônico Bicicleta virou Bike Polícia e ladrão viraram Counter strike O professor é agora o facilitador As lições já não importam mais A guerra superou a paz E a sociedade ficou incapaz De tudo. Inclusive de notar essas diferenças.

5 5 O que fazer? Algo. Qualquer coisa. Exceto ficar sentados. Se erramos, começar de novo. Tentar outra coisa. Mas se esperamos até estar satisfeitos e ter todas as certezas, Pode ser tarde demais. O que fazer? Algo. Qualquer coisa. Exceto ficar sentados. Se erramos, começar de novo. Tentar outra coisa. Mas se esperamos até estar satisfeitos e ter todas as certezas, Pode ser tarde demais. Lee Iacocca

6 A escola de qualidade social é aquela que (...) busca atender às expectativas de vida das famílias e estudantes, dos profissionais que a compõem (...) busca transformar todos os espaços em lugares de aprendizagem significativa e de vivências humanas efetivamente democráticas. Rebelatto, Durlei e Tedesco, Anderson 6

7 A escola pública de Educação Básica que estamos construindo Uma escola de qualidade social Garante os direitos de aprendizagem de todos os alunos, no tempo certo Transforma os espaços escolares em lugares de aprendizagens significativas Valoriza e forma continuamente seus profissionais da educação Garante a participação democrática da comunidade escolar Centralidade: o aluno e sua aprendizagem Centralidade: o aluno e sua aprendizagem

8 8 Construir uma escola pública de qualidade social Desafio histórico da educação hoje Especialista em Educação Básica: seu trabalho mais relevante está sempre à sua frente, Liderar e coordenar o processo de ensino e aprendizagem da escola, em articulação com todos os professores, implementando os projetos e processos da SB/SEE

9 9 Conhecimento: saber o que fazer Habilidade: saber colocar em prática o que sabe Atitude: saber como colocar em prática o que sabe Para tanto, é imprescindível: O chá da Pedagogia

10 P R I O R I D A D E S 2014 Universalizar o Reinventando o Ensino Médio Garantir os direitos de aprendizagem de todos os alunos, no tempo certo Aprimorar e consolidar as ações do PIP / EF O aluno no centro de nossas atenções Em 2014, as ações da SB / SEE serão direcionadas para 3 grandes prioridades APOIO PACTO/ Ensino Médio PACTO/ Ensino Fundamental MAGISTRA

11 Processo Estratégico: Programa de Intervenção Pedagógica/ Ensino Fundamental / Principais Diretrizes Integração e trabalho conjunto anos iniciais e finais do Ensino Fundamental Fortalecimento das ações do PIP / Municipal nas visitas às SRE Manter o foco na Alfabetização e Letramento, com ênfase em Matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental Prioridade de atendimento às Escolas Estratégicas da sede das SRE e dos municípios de grande porte Foco no 9º ano do Ensino Fundamental, ênfase em Língua Portuguesa e Matemática Formação continuada dos professores e especialistas em parceria MEC/PACTO- EF/UEMG e Magistra Papel relevante do EEB Coordenar o processo de elaboração e implementação do PIP da escola, garantindo foco na aprendizagem dos alunos

12 12 Projeto Estratégico: Reinventando o Ensino Médio Capacitação dos Professores, Diretores e Especialistas das escolas envolvidas – SEE/PACTO/MAGISTRA Reordenação Curricular do Ensino Médio com percursos alternativos e áreas de empregabilidade em todas as Escolas Estaduais Monitoramento e avaliação do Projeto em sua implementação Principais Diretrizes Papel relevante do EEB Coordenar, em conjunto com o Diretor e Vice-Diretor, a implementação do Projeto na escola, articulando as ações, acompanhando, avaliando e garantindo a aprendizagem dos alunos

13 13 Processo Estratégico: Educação em Tempo Integral Aumentar o número de alunos atendidos no Projeto; Formação continuada dos professores e demais agentes educacionais envolvidos Implementação e consolidação das ações Principais Diretrizes Papel relevante do EEB Garantir a implementação das ações do Projeto, apoiando e articulando com os demais agentes educacionais envolvidos na escola

14 14 Processo Estratégico: Provimento e Gestão da Educação Básica Implementação do Projeto Político-Pedagógico das escolas de Ensino Fundamental e Médio; Concluir o processo de revisão e alinhamento das diretrizes e normas do Regimento Escolar com o Projeto Político-Pedagógico e o Plano de Intervenção Pedagógica das escolas de Ensino Fundamental e Médio. Principais Diretrizes Papel relevante do EEB Coordenar, em conjunto com o Diretor, a conclusão da elaboração dos PPP/RE/PIP, garantindo a implementação das ações e diretrizes definidas pelas escolas

15 15 Processo Estratégico: Gestão do PEP Realizar diagnóstico para quantificar e qualificar a demanda; Gerir e operacionalizar o PEP; Inserir os egressos no mercado de trabalho. Principais Diretrizes Papel relevante do EEB Acompanhar a execução do Projeto na escola, apoiando e zelando pela qualidade e regularidade das ações desenvolvidas

16 Garantir que a Gestão Pedagógica seja, efetivamente, o eixo do trabalho da SEE, SRE, SME e Escolas Focar a sala de aula no monitoramento das escolas, com acompanhamento da evolução dos alunos e sugestões aos professores e especialistas de estratégias de ensino inovadoras e de ações de intervenção pedagógica com o apoio do PACTO/EF, PACTO/EM e MAGISTRA. Ampliar o envolvimento da comunidade escolar nas atividades das escolas, especialmente no dia D, em trabalho conjunto com a Equipe Escolar Mobilizar e sensibilizar todos os profissionais da educação para garantir os direitos de aprendizagem de todos os alunos no tempo certo e consolidar a posição de Minas como referência na Educação Básica Desafios do trabalho da SB / SEE em 2014: Consolidar a cultura da avaliação nas escolas: análise dos resultados do PROALFA e PROEB e das avaliações internas como diagnóstico para as intervenções pedagógicas necessárias Analisar e monitorar a implementação do Projeto Político-Pedagógico e do Plano de Intervenção Pedagógica das escolas

17 Articulação das ações e projetos da SB Formação continuada dos agentes educacionais envolvidos Formação continuada dos agentes educacionais envolvidos Monitoramento das escolas (Orientação, acompanhamento e avaliação) Monitoramento das escolas (Orientação, acompanhamento e avaliação) PROGRAMA ESTRUTURADOR EDUCAÇÃO PARA CRESCER SRE EQUIPE REGIONAL PIP/EF e NAPEM, INSPETORES ESCOLARES SEE EQUIPE CENTRAL PIP/EF e NAPEM PIP/EF PACTO/EF PROETI EVCA Planejamento Conjunto SEE / SRE / SME Planejamento Conjunto SEE / SRE / SME Temáticas Educacionais e sociais Projeto Incluir PDP Curso Normal PEAS/ JEMG Professor da Família REM PACTO/EM Programa Compartilhar para crescer PEP PEP/EJA Plano Atend. Escolar

18 18 CONCLUINDO... Sabemos que bons resultados estão associados a escolas que esperam muito de seus alunos, que acreditam neles. Os sistemas educativos que deram certo no mundo são simples, óbvios e robustos. Praticam o feijão-com-arroz da educação(...) Ainda bem que não são necessárias fórmulas mirabolantes para oferecer uma boa educação. Cláudio M. Castro Contem sempre conosco! Fite Gerente do PIP/EF Coordenadora Local/PACTO


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