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O Especialista em Educação Básica e a relevância de seu papel na implementação dos Projetos e Processos estratégicos da SB/SEE Encontro de Formação com.

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1 O Especialista em Educação Básica e a relevância de seu papel na implementação dos Projetos e Processos estratégicos da SB/SEE Encontro de Formação com Especialistas em Educação Básica: conhecendo e compartilhando experiências II Magistra, 19 de maio de 2014 Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental

2 E tudo mudou... Luiz Fernando Veríssimo O rouge virou blush
O pó-de-arroz virou pó-compacto O brilho virou gloss O rímel virou máscara incolor A Lycra virou stretch Anabela virou plataforma O corpete virou porta-seios Que virou sutiã Que virou lib, que virou silicone

3 O que era praça virou shopping A arena virou ringue
A caneta virou teclado O long-play virou CD A fita de vídeo é DVD O CD já é MP3 É um filho, onde éramos seis O álbum de fotos agora é mostrado por .....

4 O forró de sanfona ficou eletrônico Fortificante não é mais Biotônico
Bicicleta virou Bike Polícia e ladrão viraram Counter strike O professor é agora o facilitador As lições já não importam mais A guerra superou a paz E a sociedade ficou incapaz... ... De tudo. Inclusive de notar essas diferenças.

5 “O que fazer? Algo. Qualquer coisa. Exceto ficar sentados.
Se erramos, começar de novo. Tentar outra coisa. Mas se esperamos até estar satisfeitos e ter todas as certezas, Pode ser tarde demais.” Lee Iacocca SPO-FBB

6 “A escola de qualidade social é aquela que (
“A escola de qualidade social é aquela que (...) busca atender às expectativas de vida das famílias e estudantes, dos profissionais que a compõem (...) busca transformar todos os espaços em lugares de aprendizagem significativa e de vivências humanas efetivamente democráticas.” Rebelatto, Durlei e Tedesco, Anderson

7 A escola pública de Educação Básica que estamos construindo
Uma escola de qualidade social Garante os direitos de aprendizagem de todos os alunos, no tempo certo Transforma os espaços escolares em lugares de aprendizagens significativas Valoriza e forma continuamente seus profissionais da educação Garante a participação democrática da comunidade escolar Centralidade: o aluno e sua aprendizagem

8 Construir uma escola pública de qualidade social
Desafio histórico da educação hoje Especialista em Educação Básica: seu trabalho mais relevante está sempre à sua frente, Liderar e coordenar o processo de ensino e aprendizagem da escola, em articulação com todos os professores, implementando os projetos e processos da SB/SEE

9 Para tanto, é imprescindível:
Conhecimento: saber “o que” fazer Habilidade: saber colocar “em prática” o que sabe Atitude: saber “como” colocar em prática o O “chá da Pedagogia”

10 Em 2014, as ações da SB / SEE serão direcionadas para 3 grandes prioridades
APOIO PACTO/ Ensino Médio Ensino Fundamental MAGISTRA Universalizar o Reinventando o Ensino Médio Aprimorar e consolidar as ações do PIP / EF O aluno no centro de nossas atenções P R I O D A E S 2014 Garantir os direitos de aprendizagem de todos os alunos, no tempo certo

11 Fortalecimento das ações do PIP / Municipal nas visitas às SRE
Processo Estratégico: Programa de Intervenção Pedagógica/ Ensino Fundamental / Principais Diretrizes Integração e trabalho conjunto anos iniciais e finais do Ensino Fundamental Fortalecimento das ações do PIP / Municipal nas visitas às SRE Manter o foco na Alfabetização e Letramento, com ênfase em Matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental Prioridade de atendimento às Escolas Estratégicas da sede das SRE e dos municípios de grande porte Foco no 9º ano do Ensino Fundamental, ênfase em Língua Portuguesa e Matemática Formação continuada dos professores e especialistas em parceria MEC/PACTO-EF/UEMG e Magistra Papel relevante do EEB Coordenar o processo de elaboração e implementação do PIP da escola, garantindo foco na aprendizagem dos alunos

12 Reinventando o Ensino Médio Principais Diretrizes
Projeto Estratégico: Reinventando o Ensino Médio Principais Diretrizes Capacitação dos Professores, Diretores e Especialistas das escolas envolvidas – SEE/PACTO/MAGISTRA Reordenação Curricular do Ensino Médio com percursos alternativos e áreas de empregabilidade em todas as Escolas Estaduais Monitoramento e avaliação do Projeto em sua implementação Papel relevante do EEB Coordenar, em conjunto com o Diretor e Vice-Diretor, a implementação do Projeto na escola, articulando as ações, acompanhando, avaliando e garantindo a aprendizagem dos alunos

13 Processo Estratégico: Educação em Tempo Integral Principais Diretrizes
Aumentar o número de alunos atendidos no Projeto; Formação continuada dos professores e demais agentes educacionais envolvidos Implementação e consolidação das ações Papel relevante do EEB Garantir a implementação das ações do Projeto, apoiando e articulando com os demais agentes educacionais envolvidos na escola

14 Processo Estratégico: Provimento e Gestão da Educação Básica
Principais Diretrizes Implementação do Projeto Político-Pedagógico das escolas de Ensino Fundamental e Médio; Concluir o processo de revisão e alinhamento das diretrizes e normas do Regimento Escolar com o Projeto Político-Pedagógico e o Plano de Intervenção Pedagógica das escolas de Ensino Fundamental e Médio. Papel relevante do EEB Coordenar, em conjunto com o Diretor, a conclusão da elaboração dos PPP/RE/PIP, garantindo a implementação das ações e diretrizes definidas pelas escolas

15 Processo Estratégico: Principais Diretrizes
Gestão do PEP Principais Diretrizes Realizar diagnóstico para quantificar e qualificar a demanda; Gerir e operacionalizar o PEP; Inserir os egressos no mercado de trabalho. Papel relevante do EEB Acompanhar a execução do Projeto na escola, apoiando e zelando pela qualidade e regularidade das ações desenvolvidas

16 Desafios do trabalho da SB / SEE em 2014:
Garantir que a Gestão Pedagógica seja, efetivamente, o eixo do trabalho da SEE, SRE, SME e Escolas Focar a sala de aula no monitoramento das escolas, com acompanhamento da evolução dos alunos e sugestões aos professores e especialistas de estratégias de ensino inovadoras e de ações de intervenção pedagógica com o apoio do PACTO/EF, PACTO/EM e MAGISTRA. Consolidar a cultura da avaliação nas escolas: análise dos resultados do PROALFA e PROEB e das avaliações internas como diagnóstico para as intervenções pedagógicas necessárias Analisar e monitorar a implementação do Projeto Político-Pedagógico e do Plano de Intervenção Pedagógica das escolas Ampliar o envolvimento da comunidade escolar nas atividades das escolas, especialmente no dia “D”, em trabalho conjunto com a Equipe Escolar Mobilizar e sensibilizar todos os profissionais da educação para garantir os direitos de aprendizagem de todos os alunos no tempo certo e consolidar a posição de Minas como referência na Educação Básica

17 Articulação das ações e projetos da SB
PROGRAMA ESTRUTURADOR EDUCAÇÃO PARA CRESCER Planejamento Conjunto SEE / SRE / SME Formação continuada dos agentes educacionais envolvidos Temáticas Educacionais e sociais PDP Curso Normal SRE EQUIPE REGIONAL PIP/EF e NAPEM, INSPETORES ESCOLARES SEE EQUIPE CENTRAL PIP/EF e NAPEM PIP/EF PACTO/EF PROETI EVCA Projeto Incluir PEAS/ JEMG Professor da Família REM PACTO/EM PEP PEP/EJA Plano Atend. Escolar Programa Compartilhar para crescer Monitoramento das escolas (Orientação, acompanhamento e avaliação)

18 Coordenadora Local/PACTO
CONCLUINDO... “Sabemos que bons resultados estão associados a escolas que esperam muito de seus alunos, que acreditam neles.” “Os sistemas educativos que deram certo no mundo são simples, óbvios e robustos. Praticam o feijão-com-arroz da educação(...) Ainda bem que não são necessárias fórmulas mirabolantes para oferecer uma boa educação.” Cláudio M. Castro Contem sempre conosco! Fite Gerente do PIP/EF Coordenadora Local/PACTO


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