A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lúcio Miguel Portela dos Santos Orientador: Prof. Dr. Hélder Leite.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lúcio Miguel Portela dos Santos Orientador: Prof. Dr. Hélder Leite."— Transcrição da apresentação:

1 Lúcio Miguel Portela dos Santos Orientador: Prof. Dr. Hélder Leite

2 Introdução Fases do trabalho: Algoritmo de estimação de estados para uma rede de distribuição. Caracterização de diferentes medidas numa rede de distribuição com reconfiguração da mesma. Identificação dos possíveis benefícios da introdução de Phase Measurements Units (PMUs) numa rede de distribuição;

3 Evolução da rede de distribuição Redes de distribuição actuais foram concebidas para distribuir energia; Alta penetração de produção dispersa implica uma nova filosofia de operar a rede de distribuição; Terá que existir uma nova ideia para exploração da rede - exploração activa;

4 Integração de uma grande quantidade de produção dispersa numa rede de distribuição é tecnicamente complexa. As redes de distribuição têm de incluir um novo controlo de procedimentos para as tornar activas – desenvolvimento de um controlo de gestão activa da rede. Distribution System Management Controller (DMSC) permite minimizar os problemas de estabilidade causados pela produção dispersa. Topologia eléctrica radial, elevado número de ligações de produção dispersa tende a torná-las mais emaranhadas – uso de técnicas desenvolvidas para a rede de transporte.

5 Algoritmo de estimação de estados DSMC requere um algoritmo de estimação de estados. Disponibilidade de medidas em tempo real é muito limitada. Estimação de estados nas redes de distribuição não tem como finalidade o aperfeiçoamento das medidas existentes. Fornecer um anteprojecto da estimação do estado da rede.

6 Rede de distribuição Investimento financeiro nas redes de distribuição é limitado, número de medidas o mais reduzido possível. Localização destas novas medidas é um factor chave para a estimação. Quantas medidas necessárias? Onde colocar?

7 Caracterização de medidas a aplicar na rede de distribuição – medidas de tensão

8 Rede de distribuição reconfigurada Fecho do ramo dos barramentos Abertura do ramo dos barramentos Efeito da reconfiguração da rede de distribuição, característica elementar deste tipo de redes.

9 Caracterização de medidas a aplicar na rede de distribuição reconfigurada – medidas de tensão

10 Caracterização de PMUs na rede de distribuição Instalados em pontos críticos da rede, determinam a performance da estabilidade do sistema. Necessidade crescente de maior controlo e vigilância da rede em tempo real. O sistema SCADA não permite recolher informações num intervalo de tempo curto. Operadores do sistema têm rápido acesso a dados precisos da rede, permitindo a optimização da utilização de recursos – evitam-se desperdícios e morosos investimentos nos sistemas de energia. Colocam-se os PMUs nos locais de medida críticos na rede de distribuição.

11 Consegue medir variáveis de estado no Posto de Transformação (PT) onde o PMU está colocado e variáveis de estado em PT dependentes deste, tornando observável a região.

12 Comparando a utilização de medidas ou PMUs na rede nas seguintes localizações: Uma medida/um PMU – Barramento 1. Duas medidas/dois PMUs – Barramentos 1 e 51. Três medidas/três PMUs – Barramentos 1, 11 e 51. Quatro medidas/quatro PMUs – Barramentos 1, 11, 51 e 81.

13 Conclusões Estimação com medidas de tensão - o número, posição e precisão das medidas são factores essenciais. Topologia da rede é de extrema importância, proximidade das medidas a pontos críticos da rede é um aspecto fundamental na estimação de estados. Uso de PMUs melhora a estimação de estados significativamente – pode ser melhor que a inclusão de uma outra medida na rede.

14 Trabalho futuro Evolução de algoritmos de estimação de estados tendo em conta as futuras necessidades de produção de energia eléctrica na rede de distribuição. Possíveis pesquisas e evoluções nos PMUs vocacionados para redes de distribuição. FIM


Carregar ppt "Lúcio Miguel Portela dos Santos Orientador: Prof. Dr. Hélder Leite."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google