A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Definição de Parâmetros de Power System Stabilizers para Melhoria do Comportamento Dinâmico de Redes Ângelo Mendonça Orientador: Prof. João A. Peças Lopes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Definição de Parâmetros de Power System Stabilizers para Melhoria do Comportamento Dinâmico de Redes Ângelo Mendonça Orientador: Prof. João A. Peças Lopes."— Transcrição da apresentação:

1 Definição de Parâmetros de Power System Stabilizers para Melhoria do Comportamento Dinâmico de Redes Ângelo Mendonça Orientador: Prof. João A. Peças Lopes Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

2 Origem do Problema Em sistemas de energia de grande dimensão ou com características longitudinais, a operarem próximo dos limites, surgem oscilações pouco amortecidas de baixa frequência; Essas oscilações caracterizam-se por estarem associadas à dinâmica do rotor (modos electromecânicos) e dependerem do ponto de operação e não do tipo ou local da perturbação -> modelos lineares; Os PSS criam no gerador um binário amortecedor proporcional ao desvio de velocidade, adicionando um sinal à referência do regulador de tensão; Se ajustados correctamente dão uma importante contribuição para o aumento do amortecimento das oscilações e melhoria da estabilidade.

3 Formulação do Problema Quais os melhores geradores para instalar PSS ? Pretende-se identificar um número reduzido de PSS que permitam aumentar o amortecimento dos modos de oscilação para os valores especificados. Quais os parâmetros a adoptar ? Pretende-se encontrar para cada PSS um conjunto de parâmetros que conduzam ao aumento do amortecimento dos modos de oscilação de interesse em todos os cenários de operação considerados – SOLUÇÃO ROBUSTA. A resposta pode ser dada pela resolução de um problema de optimização em que se procura a minimização das acções de controlo sujeita a que os limites técnicos sejam respeitados e amortecimento seja superior ao especificado. No entanto existem dificuldades de implementação: DIMENSÃO

4 Metodologia Desenvolvida Modelo Linear do SEE: Modos de Oscilação: Factores de Participação: Em que: p ij – factor de participação ij; K i – é o ganho do PSS i; n – número total de geradores; Nm – número de modos; nc – número de cenários. Resolução: Meta-Heurística (ex: EPSO - Evolutionary Particle Swarm Optimization)

5 Alguns Resultados e Conclusões Conclusões A metodologia proposta identifica correctamente os melhores locais para instalar PSS... Os parâmetros encontrados conduzem a um aumento significativo do amortecimento em todos os cenários de operação considerados No futuro Testar a metodologia com redes de maior dimensão... Comparar resultados com outros métodos... Pior caso......


Carregar ppt "Definição de Parâmetros de Power System Stabilizers para Melhoria do Comportamento Dinâmico de Redes Ângelo Mendonça Orientador: Prof. João A. Peças Lopes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google