A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Administração da Produção Função PRODUÇÃO Representa a reunião dos recursos destinados a produção de bens e serviços. É representado por um processo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Administração da Produção Função PRODUÇÃO Representa a reunião dos recursos destinados a produção de bens e serviços. É representado por um processo."— Transcrição da apresentação:

1 1 Administração da Produção Função PRODUÇÃO Representa a reunião dos recursos destinados a produção de bens e serviços. É representado por um processo de transformação de insumos. Gerentes de Produção É responsável por administrar alguns ou todos os recursos da função produção. Dependendo do tipo de negócio, o gerente recebe várias denominações.

2 2 Sistema de Produção Recursos Transformados Materiais Informações Consumidores Instalações Pessoal Recursos de Transformação InputOutput Processo de Transformação Bens e Serviços Feedback Sistema de Controle

3 3 Sistema de Produção Sistema de Produção Contínua –Fábrica funcionando Custo de Operação constante Custos Externos constantes –Fábrica parada Custo de operação próximo de zero Custos externos crescentes

4 4 Sistema de Produção Sistema de Produção em lotes Maq 1 t0t0 t1t1 t3t3 t2t2 C op1 C op2 C parar1 C parar2 Maq 2 Maq 1 Maq 2 C setup C parar1 + C parar2 C setup

5 5 Sistema de Produção Sistema de Produção sob encomenda –Necessidades personalizadas –Impedimento de competir em escala –Operação em mercados muito competitivos –Implementar vantagem competitivas

6 6 Planejar e Controlar Planejar – relaciona-se com a capacidade de analisar as variáveis do sistema e sugerir ações futuras, na busca de um objetico. Controlar – relaciona-se com o acompanhamento das variáveis, de forma a verificar o sucesso ou fracasso do plano. O controle deve acontecer constantemente, sinalizando quando as variáveis estão mudando de comportamento. Em alguns casos a função de controle pode fazer correções no plano, dessa forma, mantendo o processo em funcionamento.

7 7 Horizonte de tempo Planejamento Controle Importância AnosMeses Dias

8 8 Incertezas Fornecimento –Confiabilidade –Qualidade –Rapidez Demanda –Independente –Dependente

9 9 Função do Planejamento e controle na Produção Balancear as atividades para a execução de uma tarefa e a disponibilidade dos recursos para este fim. Trabalha no sentido de que os produtos e serviços estejam disponíveis: –Na quantidade correta; –No momento adequado; –Com o nível de qualidade esperada.

10 10 Função do Planejamento e controle na Produção Fortalecer os objetivos estratégicos da produção. –Qualidade. –Flexibilidade. –Confiabilidade. –Rapidez. –Custo.

11 11 Fases do PPCP Previsão da demanda (Métodos qualitativos e quantitativos). Análise da capacidade (no curto, médio e longo prazo) Programação das tarefas e dos produtos. –Planejamento agregado. –Plano mestre de produção. Seqüenciamento dos processos. –Planejamento de chão de fábrica.

12 12 Relações da função produção Desenvolvimento de produto de produto Materiais Finanças Marketing Produção

13 13 Relações do PCP PCP

14 14 Responsabilidades do PCP Transmitir os objetivos organizacionais para o pessoal operacional. Garantir a máxima produtividade na confecção dos produtos. Controlar a execução dos planos traçados. Propor alternativas para recuperar atrasos na produção. Gerenciar os níveis de estoque através do acompanhamento da demanda.

15 15 Pontos a considerar Eficiência. Produtividade. Custo de processo. Tempo de ressuprimento. Tempo padrão. Curva de Aprendizagem. Arranjo Físico.

16 16 Riscos Levantamento dos dados da demanda errados ou incompletos. Mudança abrupta da demanda. Quebras inesperadas de equipamentos. Mudanças no cenário econômico. Greves. Problemas ambientais. Custos das matérias-primas....

17 17 Demanda Dependente Tem seus valores definidos pela necessidade do item-pai. É mais simples de ser prevista, pois varia de acordo com os itens que a origina.

18 18 Demanda Independente Tem seus valores definidos pela necessidade do mercado Para prever esta demanda é necessário o conhecimento de métodos estatísticos. Loja de Pneus

19 19 Razão P:D A razão P(produção) e D(demanda) que dar ao gestor da produção controle sobre os processos sob sua responsabilidade. Quando o gerente da produção analisa o seu processo, ele leva em conta os tempos para compra, execução e entrega de um produto. COMPRARFAZERENTREGAR

20 20 Atividades do Planejamento e Controle Carregamento –Finito –Infinito Seqüenciamento –FIFO ou PEPS –LIFO ou UEPS –MTP –Data Devida –Razão Crítica Programação –Atribuir tarefa às pessoas. –Programação para trás –Gráfico de Gantt

21 21 Produção Empurrada e Puxada Empurrar a produção significa maximizar a utilização de cada recurso, de forma a implementar a economia em escala. Puxar a produção é definir as necessidades do cliente implementar um ritmo de processo proporcional a necessidade solicitada pelo cliente.

22 22 Efeito Volume-Variedade VOLUMEVOLUME VARIEDADEVARIEDADE ALTO BAIXOALTO BAIXO


Carregar ppt "1 Administração da Produção Função PRODUÇÃO Representa a reunião dos recursos destinados a produção de bens e serviços. É representado por um processo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google