A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE COMUNICAÇÃO PASTORAL JORNAL IMPRESSO: DA FORMA AO DISCURSO //23 DE JULHO DE 2010. APARECIDA, SP //JORNAL IMPRESSO: DA FORMA AO DISCURSO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE COMUNICAÇÃO PASTORAL JORNAL IMPRESSO: DA FORMA AO DISCURSO //23 DE JULHO DE 2010. APARECIDA, SP //JORNAL IMPRESSO: DA FORMA AO DISCURSO."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE COMUNICAÇÃO PASTORAL JORNAL IMPRESSO: DA FORMA AO DISCURSO //23 DE JULHO DE APARECIDA, SP //JORNAL IMPRESSO: DA FORMA AO DISCURSO

2 ENCONTRO NACIONAL DA PASTORAL DE COMUNICAÇÃO OFICINA - JORNAL IMPRESSO //23 DE JULHO DE APARECIDA, SP //JORNAL IMPRESSO: DA FORMA AO DISCURSO

3 PASCOM O maior desafio de uma publicação é ser lida. Não adianta produzir um jornal bem feito, bem diagramado, com um papel alinhado, se ele não for lido. Isso significa que os assuntos e os textos têm que ser interessantes. //23 DE JULHO DE APARECIDA, SP //JORNAL IMPRESSO: DA FORMA AO DISCURSO

4 GÊNERO JORNALISTICO Jornalismo informativo: É o gênero que trata de assuntos estritamente informativo sem que o jornal emita qualquer juízo de valor. ( nota, noticia, reportagem e entrevista). Jornalismo opinativo: Informações nas quais o jornalista é autorizado a emitir opiniões. (comentários, opinião, crônica, resenha crítica, artigo, carta do leitor). //23 DE JULHO DE APARECIDA, SP //JORNAL IMPRESSO: DA FORMA AO DISCURSO

5 A NOTÍCIA TÍTULO LEAD CORPO //23 DE JULHO DE APARECIDA, SP //JORNAL IMPRESSO: DA FORMA AO DISCURSO

6 A NOTÍCIA TÍTULO É o anúncio da notícia. Indica de forma resumida, o tema principal da história. //JORNAL IMPRESSO: DA FORMA AO DISCURSO Árabes e Judeus assinam acordo de paz

7 A NOTÍCIA LEAD lead é um sumário, um resumo da notícia. Não é uma introdução, mas a soma total dos detalhes do fato e que serão desenvolvidos ao longo do texto jornalístico //23 DE JULHO DE APARECIDA, SP

8 A NOTÍCIA LEAD //23 DE JULHO DE APARECIDA, SP

9 A NOTÍCIA CORPO É o desenvolvimento dos fatos apresentados no lead, esmiuçados em detalhes. Nesta parte do texto, a história pode ser escrita em ordem cronológica, passada ou futura. //23 DE JULHO DE APARECIDA, SP

10 JORNAL IMPRESSO ELEMENTOS E ASPECTOS DE UM JORNAL TEXTO o "corpo de texto" é o tipo em que será impresso o conteúdo principal do jornal (matérias, colunas, artigos, editoriais, cartas etc.). a massa de texto preenche mais da metade de toda a mancha gráfica do jornal e deve ser delimitada (rodeada) pelos outros elementos. um formato comum para o corpo de texto em jornais é tipo serifado, com corpo (tamanho) 12 pontos. Elementos: categorias de conteúdo visual

11 ELEMENTOS E ASPECTOS DE UM JORNAL Elementos: categorias de conteúdo visual JORNAL IMPRESSO

12 TÍTULOS são subdivididos em 1/SUBTÍTULO chamado também de sutiã, linha-fina ou linha de apoio; colocado abaixo do título principal; complementa a informação do título e instigam à leitura do texto. 2/ANTETÍTULO chamado também de chapéu ou cartola; colocado acima do título principal; complementa a informação do título e instiga à leitura do texto. ELEMENTOS E ASPECTOS DE UM JORNAL Elementos: categorias de conteúdo visual JORNAL IMPRESSO

13 título subtítulo antetítulo

14 TÍTULOS são subdivididos em 3/INTERTÍTULO OU QUEBRAS colocado no meio do texto, para dividi-lo em seções e facilitar a leitura 4/OLHO colocado no meio da massa de texto, entre colunas, para ressaltar trechos e substituir quebras; são muito utilizados em entrevistas. ELEMENTOS E ASPECTOS DE UM JORNAL Elementos: categorias de conteúdo visual JORNAL IMPRESSO

15 TÍTULOS 4/OLHO ELEMENTOS E ASPECTOS DE UM JORNAL Elementos: categorias de conteúdo visual JORNAL IMPRESSO

16 FOTO fotografias, que em jornal e revista vêm sempre acompanhadas de legenda descritiva e do crédito para o fotógrafo. ELEMENTOS E ASPECTOS DE UM JORNAL Elementos: categorias de conteúdo visual JORNAL IMPRESSO

17 Elementos: categorias de conteúdo visual JORNAL IMPRESSO legenda

18 ARTE o que se chama de arte em diagramação são imagens produzidas para ilustrar, complementar visualmente ou substituir a informação do texto. Podem ser: 1/INFOGRÁFICOS mapas gráficos esquemas visuais ELEMENTOS E ASPECTOS DE UM JORNAL Elementos: categorias de conteúdo visual JORNAL IMPRESSO

19 ARTE 1/INFOGRÁFICOS ELEMENTOS E ASPECTOS DE UM JORNAL Elementos: categorias de conteúdo visual JORNAL IMPRESSO

20 2/CHARGE desenho geralmente satírico com personagens do noticiário, Não tem, necessariamente, que seguir opiniões expressas em matérias relacionadas no jornal 3/ILUSTRAÇÃO todo tipo de desenho ou pintura que pode acompanhar um texto jornalístico. A ilustração pode ser uma versão ilustrativa do texto ou uma visão complementar ao texto, usando uma linguagem pictórica. ELEMENTOS E ASPECTOS DE UM JORNAL Elementos: categorias de conteúdo visual JORNAL IMPRESSO

21 BOX OU CAIXA espaço graficamente delimitado que normalmente inclui um texto explicativo sobre um assunto relacionado à matéria principal ELEMENTOS E ASPECTOS DE UM JORNAL Elementos: categorias de conteúdo visual FIO existe para separar elementos que, por algum motivo, podem ser confundidos JORNAL IMPRESSO

22 ELEMENTOS E ASPECTOS DE UM JORNAL CABEÇALHO E RODAPÉ marcam o topo e a base da página, respectivamente, incluindo marcas básicas como editoria, data, número da edição e número da página; quando usado na primeira página, o cabeçalho inclui ainda a logomarca do jornal em destaque, preço e alguns nomes de chefia da equipe (presidente, diretor, editor-chefe). Elementos: categorias de conteúdo visual JORNAL IMPRESSO

23 ELEMENTOS E ASPECTOS DE UM JORNAL ANÚNCIO espaço destinado a publicidade; único elemento de conteúdo não-editorial da diagramação; produzido pela equipe comercial. Elementos: categorias de conteúdo visual JORNAL IMPRESSO

24 Os aspectos que determinam a composição dos elementos na página impressa são, entre outros: 1/COLUNAGEM distribuição do texto em colunas verticais de tamanho regular, espaçadas e válidas para encaixar os elementos; atualmente, o padrão em jornais standard é a divisão em 6 colunas, mas o uso de 8 colunas já foi predominante. 2/ESPAÇAMENTO entrelineamento, entre colunas e entre cada elemento gráfico. ELEMENTOS E ASPECTOS DE UM JORNAL Aspectos: variáveis que determinam o resultado final JORNAL IMPRESSO

25 CASO Folha de São Paulo "Reforma visual facilita a leitura e aumenta identidade entre os cadernos"

26 JORNAL IMPRESSO CASO Folha de São Paulo

27 JORNAL IMPRESSO COMPOSIÇÃO SIMÉTRICA / ASSIMÉTRICO TÍTULO ________________________ ________________________ _______________________ TÍTULO _______ _______ _______ _______ _______ _______ _______ ___________ ___________ ___________ ___________ ___________

28 JORNAL IMPRESSO PANORAMA Os jornais são comumente apontados como poderosos e eficientes instrumentos de educação. A função educacional dos jornais, neste caso, realiza-se diante de uma clara e indiscutível verdade, a de que só se consegue formar a opinião pública através dos conhecimentos a ela transferidos, com ou sem interpretação. Produção e Difusão da Notícia – Manoel Vilela de Magalhães – São Paulo (SP).

29 JORNAL IMPRESSO EXEMPLOS DE JORNAIS universidades, hospitais, institutos, sindicatos Universidade FUMEC – Informativo Bimestral

30 JORNAL IMPRESSO O Ponto – Jornal Laboratório do Curso de Comunicação Social da Universidade FUMEC EXEMPLOS DE JORNAIS universidades, hospitais, institutos, sindicatos

31 JORNAL IMPRESSO Jornal Valia EXEMPLOS DE JORNAIS universidades, hospitais, institutos, sindicatos

32 JORNAL IMPRESSO Jornal Mater Dei – Hospital Mater Dei EXEMPLOS DE JORNAIS universidades, hospitais, institutos, sindicatos

33 JORNAL IMPRESSO InFOCO – Intituto Mário Penna EXEMPLOS DE JORNAIS universidades, hospitais, institutos, sindicatos

34 JORNAL IMPRESSO BEM informado – IEPHA EXEMPLOS DE JORNAIS universidades, hospitais, institutos, sindicatos

35 JORNAL IMPRESSO Ponto de Vista – Informativo do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado de Minas Gerais EXEMPLOS DE JORNAIS universidades, hospitais, institutos, sindicatos

36 JORNAL IMPRESSO PAUTA – Publicação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais EXEMPLOS DE JORNAIS universidades, hospitais, institutos, sindicatos

37 JORNAL IMPRESSO Ambiente HOJE – uma publicação mensal da AMDA - Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente EXEMPLOS DE JORNAIS universidades, hospitais, institutos, sindicatos

38 JORNAL IMPRESSO Boletim Globo Minas EXEMPLOS DE JORNAIS universidades, hospitais, institutos, sindicatos

39 JORNAL IMPRESSO Nossa Família – Informativo da Paróquia São José JORNAIS CATÓLICOS E PAROQUIAIS

40 JORNAL IMPRESSO Consolação – Informativo da Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia JORNAIS CATÓLICOS E PAROQUIAIS

41 JORNAL IMPRESSO Jornal Interagindo com Fátima – Paróquia Nossa Senhora de Fátima JORNAIS CATÓLICOS E PAROQUIAIS

42 JORNAL IMPRESSO Horizontes da Piedade – Informativo da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade JORNAIS CATÓLICOS E PAROQUIAIS

43 JORNAL IMPRESSO Boa Viagem notícias – Boletim informativo do Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem JORNAIS CATÓLICOS E PAROQUIAIS

44 JORNAL IMPRESSO Vida na Estação – Informativo da Paróquia Santa Efigênia dos Militares JORNAIS CATÓLICOS E PAROQUIAIS

45 JORNAL IMPRESSO Jornal do Colégio Santa Maria JORNAIS CATÓLICOS E PAROQUIAIS

46 JORNAL IMPRESSO Jornal do Santa Rita – Colégio Santa Rita de Cássia JORNAIS CATÓLICOS E PAROQUIAIS

47 JORNAL IMPRESSO Menino Mensageiro – Paróquia Menino Jesus de Praga JORNAIS CATÓLICOS E PAROQUIAIS

48 JORNAL IMPRESSO O Arquidiocesano – Informativo da Arquidiocese de Aparecida JORNAIS CATÓLICOS E PAROQUIAIS

49 JORNAL IMPRESSO Santuário de Aparecida – Órgão Oficial do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida JORNAIS CATÓLICOS E PAROQUIAIS

50 JORNAL IMPRESSO Paulinus JORNAIS CATÓLICOS E PAROQUIAIS

51 JORNAL IMPRESSO JORNAIS CATÓLICOS INTERNACIONAIS LOsservatore Romano

52 JORNAL IMPRESSO CASO 1 PUC Minas

53 JORNAL IMPRESSO REVISTAS Pela Ordem – OAB

54 JORNAL IMPRESSO Diretrizes - Revista da Diocese de Caratinga REVISTAS

55 JORNAL IMPRESSO Família Cristã – Paulinas REVISTAS

56 JORNAL IMPRESSO Cidades da Fé – Aparecida / Guaratinguetá / Cachoeira Paulista / Lorena REVISTAS

57

58 JORNAL IMPRESSO VAMOS AGORA PARA A PRÁTICA


Carregar ppt "CURSO DE COMUNICAÇÃO PASTORAL JORNAL IMPRESSO: DA FORMA AO DISCURSO //23 DE JULHO DE 2010. APARECIDA, SP //JORNAL IMPRESSO: DA FORMA AO DISCURSO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google