A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Marisa Rossinholi

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Marisa Rossinholi"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Marisa Rossinholi
Direito- UNIMEP Aula 4 – 2ª parte Economia Profa. Marisa Rossinholi Evolução da dívida externa

2 DISTRIBUIÇÃO DA RENDA A renda no Brasil é altamente concentrada.
Essa concentração é uma marca da sociedade brasileira desde sua formação. A concentração da renda ocorre em função de cor, gênero e diferenças regionais. No Brasil, os negros e as mulheres sofrem com o preconceito e esse fenômeno se reflete na apropriação da renda. Com relação as diferenças regionais, é forte a concentração da riqueza no sul-sudeste do país.

3 RENDIMENTO MÉDIO MENSAL

4 CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO

5 MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL
O mercado de trabalho corresponde ao total da oferta de mão de obra, disponível nas economias. Semelhante ao mercado de bens e serviços essa mercadoria tem um preço, que é justamente o valor monetário do salário. No Brasil, principalmente a partir do final dos anos oitenta , verificou-se um aumento persistente nos indicadores de desemprego e um debate acerca de qual o melhor método para medir esse fenômeno.

6 AS TAXAS DE DESEMPREGO Relação entre o número de desempregados e a população economicamente ativa: Taxa de desemprego= Desempregados / População Economicamente Ativa Indicadores no Brasil: Pesquisa Mensal de emprego - IBGE. Pesquisa de emprego e desemprego - SEADE/DIEESE

7 CAUSAS DO DESEMPREGO Visão neoclássica: Rigidez no mercado de trabalho. A economia tende ao equilíbrio se os salários se reduzirem em momentos de excesso de oferta; Visão keynesiana: Nível do emprego depende da demanda efetiva. A manutenção do nível de investimento na economia reduziria as pressões sobre o mercado de trabalho.

8 ARGUMENTOS Argumentos que surgem como causas do desemprego no Brasil:
Crescente processo de inovação tecnológica com a redução do número de trabalhadores; Aumento dos requisitos de contratação pelas empresas Baixa qualificação da mão de obra; Elevada participação dos tributos sobre o custo da mão de obra; Elevado custo Brasil (excesso de regulamentação)

9 TAXAS DE DESEMPREGO Negros Não negros Regiões Metropolitanas Mulheres
Taxas de desemprego por sexo segundo grupos étnicos Brasil – Regiões Metropolitanas 1998 Em porcentagem Negros Não negros Regiões Metropolitanas Mulheres Homens São Paulo 25,0 20,9 19,2 13,8 Salvador 27,6 24,0 20,3 15,2 Recife 26,3 20,5 22,6 16,2 Distrito Federal 22,4 18,9 21,0 14,2 Belo Horizonte 15,8 16,8 11,5 Porto Alegre 22,7 18,1 13,1 Fonte : DIEESE/SEADE.- Pesquisa de Emprego e Desemprego


Carregar ppt "Profa. Marisa Rossinholi"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google