A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Comércio e a Logística - Aula 02 -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Comércio e a Logística - Aula 02 -"— Transcrição da apresentação:

1 O Comércio e a Logística - Aula 02 -
LOGÍSTICA EMPRESARIAL O Comércio e a Logística - Aula 02 - Profª. Elidiane Melo

2 Estrutura da Aula Introdução As Origens do Comércio
A Logística e as Necessidades do Consumidor Tendências de Evolução do Comércio Considerações Finais Revisão

3 Estrutura da Aula Introdução As Origens do Comércio
A Logística e as Necessidades do Consumidor Tendências de Evolução do Comércio Considerações Finais Revisão

4 Introdução Comércio - Troca de Mercadoria por dinheiro ou por outra mercadoria (Escambo); Qual a relação entre Comércio e Logística? A Logística está presente apenas no setor comercial?

5 Logística de Abastecimento
Introdução Cadeia de Suprimentos Fornecedor Varejo Fornecedor Depósito Varejo Fornecedor A Varejo Fornecedor Empresa Focal Logística de Distribuição Logística de Abastecimento

6 Estrutura da Aula Introdução As Origens do Comércio
A Logística e as Necessidades do Consumidor Tendências de Evolução do Comércio Considerações Finais Revisão

7 As Origens do Comércio Armazéns Gerais Cadeias Varejistas
Comercialização por Catálogo Franquias Shopping Center Especialização do Varejo Comércio Eletrônico Supermercados Hipermercados

8 Origens do Comércio Armazéns Gerais: Práticas de Colonização
Comercialização com dinheiro; Vários tipos de mercadoria – sem variedade de produtos; O comerciante encomendava mercadorias de acordo com a sua análise, não havendo devolução ao fornecedor; O suporte logístico: caixeiros-viajantes; Absorção dos custos pelo consumidor.

9 Origens do Comércio Comercialização por Catálogo: Comercialização de produtos através do serviço postal norte-americano. Centralização do estoque em alguns pontos; Maior rapidez na distribuição; Maior variedade; Elimina-se intermediários; Dificuldades: envio do produto ao consumidor; necessidade do cliente em ter contato direto com a mercadoria; devolução do produto em caso de troca.

10 Origens do Comércio Especialização do Varejo
Lojas especializadas em determinados produtos, por conta da demanda de tecnologia, moda, etc. Concentração de lojas especializadas nas grandes áreas centrais, auxiliadas pela implantação dos meios de transporte (bondes e ônibus); O crescimento e a diversificação da demanda proporcionaram soluções mistas, baseadas em fatores tecnológicos e de prática profissional – Drugstores.

11 Origens do Comércio Lojas de Departamento: Estabelecimentos que abrigam setores diversos (departamentos), especializados na venda de diversos produtos. Números mais elevados de produtos; Melhor qualificação de pessoal; Construção de depósitos especializados; Emprego de veículos mais adequados; Melhora o nível de serviço ao consumidor.

12 Origens do Comércio Supermercados
O segmento alimentício foi resistente ao fenômeno de concentração – vendas, empórios, açougues e padarias. Aquisição de Geladeira; Falta de automóveis para deslocar-se até os centros. No fim da década de 50, condições favoráveis ao surgimento do supermercado foram criadas, baseadas no auto-serviço.

13 Origens do Comércio Supermercados
Menores preços Maior clientela Maior poder de negociação do comerciante junto aos fornecedores; Maior giro de vendas, incentivado pela redução das margens de lucro; O estabelecimento podia ser operado com poucas pessoas.

14 Origens do Comércio Hipermercados: Evolução dos supermercados baseado na ampliação dos tipos de mercadorias oferecidas e no aproveitamento da estrutura. Melhoria na estrutura física, mão-de-obra e catálogo de produtos. Cadeias Varejistas: Com o aumento das vendas e o crescente movimento nos centros, os supermercados instalaram-se nos subúrbios. Ao invés de aumentar as instalações de uma única loja, instalaram-se outras em diferentes locais.

15 Origens do Comércio Franquias: O franqueador transfere ao franqueado todo o know-how do negócio. Exige menores aportes de capital ao franqueador, sem afetar os ganhos de escala da cadeia varejista. Shopping Centers: Reunião de várias lojas especializadas em um único local, oferecendo facilidades ao consumidor, além de opções de lazer.

16 Origens do Comércio Comércio Eletrônico
Aquisição através da Internet, dificultada por conta da falta de contato do cliente com o produto.

17 Estrutura da Aula Introdução As Origens do Comércio
A Logística e as Necessidades do Consumidor Tendências de Evolução do Comércio Considerações Finais Revisão

18 A Logística e as Necessidades do Consumidor
Consumidor Final – Foco principal do comércio A decisão da compra tem base no domicílio sendo importante entender os mecanismos mentais e psicológicos do consumidor. O papel da Logística Informação Momento Desejado Gratificação ou Prazer Confiança e Parceria Continuidade

19 Referências BÁSICA NOVAES, Antônio Galvão. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. Rio de Janeiro: Campus, 2001.


Carregar ppt "O Comércio e a Logística - Aula 02 -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google