A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MAGNUM PHOTOS/LATINSTOCK A Revolução Chinesa. Esfriamento da Terra e primeiras c é lulas: 3 bilhões de anos CORBIS/LATINSTOCK Estudantes e professores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MAGNUM PHOTOS/LATINSTOCK A Revolução Chinesa. Esfriamento da Terra e primeiras c é lulas: 3 bilhões de anos CORBIS/LATINSTOCK Estudantes e professores."— Transcrição da apresentação:

1 MAGNUM PHOTOS/LATINSTOCK A Revolução Chinesa

2 Esfriamento da Terra e primeiras c é lulas: 3 bilhões de anos CORBIS/LATINSTOCK Estudantes e professores marcham em apoio a Mao Tsé-tung na praça Tien An Men, a praça da Paz Celestial, em Pequim, durante a Revolução Cultural (agosto de 1966). Nos cartazes, palavras de ordem conclamam ao enaltecimento do pensamento e da grande bandeira vermelha de Mao.

3 China Século XIX era explorada pelas potências imperialistas o líder político Sun Yat-sen fundou o Kuomintang (Partido Popular Nacional) pretendia transformar a China por meio de uma revolução. O país ainda possuía um governo imperial. Proclamação da República (1912) e abdicação do imperador 1917 surgiu o Partido Comunista Chinês

4

5 1927 rebelião comunista em Xangai, foram massacrados por Chang Kai-chek – 35 longa marcha Os comunistas buscam apoio dos camponeses com a distribuição de terras dos grandes proprietários nas regiões sob seu controle. Crescimento do Exército Vermelho. A longa guerra civil (Kuomintang x PCC) terminou com a vitória do chefe revolucionário Mao Tse-tung em 1º de out de Foi proclamada a República Popular da China, com sistema socialista marxista. Chang Kai-chek Refugiou-se na ilha de Formosa (Taiwan), fundando uma República independente, a chamada China Nacionalista / República da China (capitalista).

6 Mao Tse-tung A Longa Marcha

7 Os comunistas no poder 1950: tratado de amizade e ajuda com a União Soviética Morte de Stalin (1953): autonomia em relação a Moscou 1958: Kruchev busca alinhar a China no contexto da Guerra Fria em prol da causa soviética. Mao imprimiu rumo próprio ao socialismo chinês. Grande salto – esforço chinês em busca do desenvolvimento autônomo. Fracassou. Mao é afastado do comando da República. Aumento do conflito sino-soviético quando EUA e URSS buscam acordo dentro da política de coexistência pacífica ponto de ruptura entre PCC e PCUS

8 ZHOU THOUNG/AKG/LATINSTOCK Cartaz de propaganda da Grande Revolução Cultural Proletária, (China, 1966). China em aproximação diplomática com EUA. Em 1971 passou a fazer parte de ONU e a visita de Richard Nixon. 1966: Grande Revolução Cultural Proletária A República Popular da China passou por um conturbado período político. Mao procurou eliminar seus adversários dentro da administração sob pretexto de lutar contra a burocracia e a distinção entre trabalho braçal e intelectual, a fim de promover o igualitarismo. Inúmeros membros do PCC foram expulsos, presos ou mortos. Com apoio da juventude chinesa, Mao legitimava suas ações.

9 1976 – morte de Mao Tse-tung Deng Xiaoping – novo governante Deu inicio a amplas reformas econômicas visando inserir o país no contexto econômico mundial. Aproximação aos EUA opõe ainda mais Pequim a Moscou.


Carregar ppt "MAGNUM PHOTOS/LATINSTOCK A Revolução Chinesa. Esfriamento da Terra e primeiras c é lulas: 3 bilhões de anos CORBIS/LATINSTOCK Estudantes e professores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google