A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LITERATURA DE CORDEL A arte e a cultura popular A literatura de cordel surgiu em Portugal e na Espanha durante a Idade Média, conhecida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LITERATURA DE CORDEL A arte e a cultura popular A literatura de cordel surgiu em Portugal e na Espanha durante a Idade Média, conhecida."— Transcrição da apresentação:

1 LITERATURA DE CORDEL

2 A arte e a cultura popular A literatura de cordel surgiu em Portugal e na Espanha durante a Idade Média, conhecida como folhas soltas. Os textos são escritos em prosa ou em versos. Os temas estão vinculados ao cotidiano do povo. Os livros ficam pendurados em barbantes e são vendidos em praças ou em feiras.

3

4 XILOGRAVURA Além dos versos as imagens que acompanham os textos ajudam a contar a história Na literatura de cordel a técnica mais utilizada é a xilogravura, tal técnica permite que a imagem seja reproduzida diversas vezes. Como: O gravador entalha o desenho na madeira com ferramentas específicas como a goiva, o formão e a faca. Depois, com um pequeno rolo, passa tinta na parte em relevo da madeira e coloca o papel sobre ela, gravando a imagem. Observe nas imagens!

5

6 PATATIVA Antonio Gonçalves da Silva, ou Patativa do Assaré, nasceu em 1909, em Serra de Santana, pequena propriedade rural do município de Assaré, no Ceará. Cresceu ouvindo histórias e cantigas de viola e lendo folhetos de cordel. Frequentou a escola por apenas seis meses, fato que não o impediu de produzir suas obras. O acervo de Patativa é um dos mais importantes do Brasil no que diz respeito à cultura popular. Foi compositor, poeta e cantor. Morreu em 2002, aos 92 anos. Confira os vídeos desse artista que fazia grandes lieturas e reproduções poéticas sobre a vida:

7 REPENTISTAS Os repentistas do Nordeste conservam a tradição oral da poesia da região. Os versos compostos de improviso pelos repentistas são cantados de forma individual ou em duetos entre músicos que estão sempre acompanhados por instrumentos, geralmente a viola e o pandeiro. Os versos cantados em rima discutem os temas da vida e do contidiano do povo. Veja o duelo O pobre e o rico de Caju e Castanha.

8 Fonte: Texto - Sistema Uno Vídeos – Youtube Imagens - Google


Carregar ppt "LITERATURA DE CORDEL A arte e a cultura popular A literatura de cordel surgiu em Portugal e na Espanha durante a Idade Média, conhecida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google