A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Tecnologia da Informação e Educação Tema: Poesia popular - Literatura de Cordel Publico Alvo: Fundamental I – segundo ciclo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Tecnologia da Informação e Educação Tema: Poesia popular - Literatura de Cordel Publico Alvo: Fundamental I – segundo ciclo."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Tecnologia da Informação e Educação Tema: Poesia popular - Literatura de Cordel Publico Alvo: Fundamental I – segundo ciclo

2 Apresentação Projeto : Literatura de cordel Pesquisa com as crianças – vídeo Museu A CASA – fotos Visita do Repentista – vídeo Produção do cordel – vídeo Apresentação das crianças – vídeo Agradecimentos - vídeo

3 Reflexão "A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe. ( Jean Piaget )

4 Cultura popular: Literatura de Cordel A Literatura de Cordel é uma tradição que ficou marcada na cultura brasileira, mas será que todos os brasileiros a conhecem? Perguntamos à algumas das nossas crianças O que é literatura de cordel? e vejam o que elas responderam...

5

6 Sendo assim... Este projeto busca levar às crianças um pouco da cultura popular brasileira, utilizando-se da literatura de cordel. O objetivo do projeto é mostrar às crianças como nasceu essa literatura, como ela foi útil na época de sua criação e que ela pode ser utilizada por qualquer pessoa, até mesmo pela próprias crianças.

7 O processo 1° MOMENTO: Apresentação do projeto. Conhecimento prévio da criança. Pesquisa 2° MOMENTO: Apresentação do Vídeo. Montagem do Painel com fotos de cordel.

8 O processo 3° MOMENTO: Passeio A Casa: museu de objetos brasileiro.

9 O processo 4° MOMENTO: Visita de um repentista Com a visita do repentista as crianças terão uma noção de como eram feitos os repentes, seu ritmo, suas rimas, os materiais e instrumentos utilizados, etc.

10 O processo 5° MOMENTO: Redação As crianças farão uma redação com o tema Literatura de cordel. 6° MOMENTO: Conhecimento de rimas, escolha de tema para elaborar textos de cordel. O educador, com os materiais previamente selecionados embasado pelas pesquisas que os alunos trouxeram mediará uma aula expositiva sobre como os discentes irão proceder na elaboração de rimas.

11 O processo 7° MOMENTO: Montagem do livro de cordel, decoração. Após aprender sobre rimas e criar sua própria história, chegou a hora de criar seus próprios cordeis. Produção do cordel

12 O processo 8° MOMENTO: Sarau e exposição para escola e comunidade. Este é um momento de descontração, onde as crianças vão mostrar o que aprenderam e criaram, apresentando assim um sarau com suas próprias histórias. Este sarau pode ser aberto para as outras turmas e até mesmo para a comunidade.

13 Reflexão "A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe. ( Jean Piaget )

14 Concluindo... Com este projeto espera-se que a criança faça um resgate de suas culturas, fortalecendo o laço com pais e avós, valorizando o que sua cultura traz e utilizando- a no seu dia-a-dia

15 Projeto apresentado ao Centro Universitário Fieo, como parte dos requisitos a disciplina de Tecnologia da Informação, orientado pelo Prof. Ernesto. CURSO: PEDAGOGIA – 4° SEMESTRE Grupo Responsável: Cristiane Santos Dilmara Amorim Flavia Cristina Mariana Ruz Neila Marcela Fernandes Agradecimentos


Carregar ppt "Projeto Tecnologia da Informação e Educação Tema: Poesia popular - Literatura de Cordel Publico Alvo: Fundamental I – segundo ciclo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google