A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 4ª AULA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 4ª AULA"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 4ª AULA
COMUNHÃO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

2 LIVRO PRIMEIRO As Causas Primárias
CAPÍTULO 3 – CRIAÇÃO Abrangendo as Questões: 37 a 59 Formação dos mundos; Povoamento da terra.Adão; Diversidade das raças humanas; Pluralidade dos mundos; Considerações e concordâncias bíblicas referentes à criação

3 COMENTÁRIOS FEITOS PELOS ALUNOS DA QUARTA- FEIRA .
Sentimento de pequenez Reflexão sobre pequenos valores Somos importantes no Universo Estamos em evolução Gratidão pela encarnação Sentimento de imensidão Paralelo entre evolução hominal e infinito Incapacidade de conhecimento Fazemos parte do universo\troca de energia

4 Formação dos mundos Entende-se por Universo os astros e os mundos visíveis ou não, que se movem no espaço e tudo o que eles contém: seres animados e inanimados, assim como os espaços e os fluidos que os cercam.

5 Na Questão 38, Kardec pergunta: Como criou Deus o Universo?
Os Espíritos respondem:“Pela sua Vontade”. Sendo que os mundos se formam pela condensação da matéria disseminada no Espaço e só o Criador sabe o número de séculos que dura a formação dos mundos”.

6 “Ninho gerador de toda massa incomensurável, o Fluido Universal era energia a princípio difusa, que após concentrar-se, foi-se fragmentando aos poucos em miríades de núcleos menores a agigantar-se e expandir-se em nuvens de partículas, que através dos milênios foram se transformando progressivamente em matéria, processo esse que se mantém até nossos dias a revelar a grandeza de Deus”.

7 “A condensação dessa matéria espalhada no espaço infinito é que pontilhou-o de sóis, mundos, estrelas, astros, asteróides e cometas, com infinita variedade de massas, luminosidade e propriedades. As forças de atração entre os corpos celestes mantém o equilíbrio de modo à posição de cada um deles permanecer estável em relação aos demais”.

8 “Os cometas em suas órbitas aparentemente conflitantes com a clássica disciplina cósmica, são um começo de condensação da matéria, mundos em via de formação. Cada corpo celeste tem a sua parte de influência, mas ela é restrita a certos aspectos físicos de equilíbrio de forças” Mundos já completamente formados desaparecem, desintegram-se e sua matéria espalha-se novamente no espaço.” Deus renova os mundos como renova os seres vivos ( LE, perg.41)

9 Na Questão 44, Kardec pergunta Donde vieram para a Terra os seres vivos?
“A Terra lhes continha os germens, que aguardavam momento favorável para se desenvolverem. Os princípios orgânicos se congregaram, desde que cessou a atuação da força que os mantinha afastados e formaram os germens de todos os seres vivos. Estes germens permaneceram em estado latente de inércia, como a crisálida e as sementes das plantas, até o momento propício ao surto de cada espécie. Os seres de cada uma destas se reuniram, então, e se multiplicaram.” Esses elementos orgânicos“Achavam-se, por assim dizer, em estado de fluido no Espaço, no meio dos Espíritos, ou em outros planetas, à espera da criação da Terra para começarem existência nova em novo globo.”

10 Na Questão 46, Kardec pergunta: Ainda há seres que nasçam espontaneamente?
“Sim, mas o gérmen primitivo já existia em estado latente”.

11 Na Questão 49, Kardec pergunta: por que não mais se formam espontaneamente homens, como na origem dos tempos? “O princípio das coisas está nos segredos de Deus. Entretanto, pode dizer-se que os homens, uma vez espalhados pela Terra, absorveram em si mesmos os elementos necessários à sua própria formação, para os transmitir segundo as leis da reprodução.

12 Povoamento da terra.Adão; Diversidade das raças humanas;
Na Questão 50, Kardec pergunta:A espécie humana começou por um único homem? “Não; aquele a quem chamais Adão não foi o primeiro, nem o único a povoar a Terra.”

13 “Do clima, da vida e dos costumes.
Na Questão 52, Kardec pergunta:Donde provêm as diferenças físicas e morais que distinguem as raças humanas na Terra? “Do clima, da vida e dos costumes. Dá-se aí o que se dá com dois filhos de uma mesma mãe que, educados longe um do outro e de modos diferentes, em nada se assemelharão, quanto ao moral.”

14 Pluralidade dos mundos
Seria absurdo supor-se que, entre tantos bilhões de galáxias, cada uma delas contendo bilhões de estrelas, em torno das quais hão de girar outros tantos planetas, somente a Terra gozasse o privilégio da vida.

15 Na Questão 57, Kardec pergunta:Não sendo uma só para todos a constituição física dos mundos, seguir-se-á tenham organizações diferentes os seres que os habitam? “Sem dúvida, do mesmo modo que no vosso os peixes são feitos para viver na água e os pássaros no ar.”

16 Considerações e concordâncias bíblicas referentes à criação
A Bíblia não está errada; a conclusão a tirar-se é que os homens se equivocaram ao interpretá-la, uma vez que se está sujeito ao erro quando se toma ao pé da letra expressões de uma linguagem freqüentemente figurada

17 A casa do Pai é o universo.
EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO: ITENS 1 A 5; 8 a 19 HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI A casa do Pai é o universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito, oferecendo aos espíritos desencarnados estações apropriadas ao seu adiantamento e dos quais, a Terra, nosso insignificante planeta, faz parte.

18 PODEMOS CLASSIFICAR ESSAS DIFERENTES MORADAS COMO:
MUNDOS PRIMITIVOS MUNDOS DE EXPIAÇÕES E PROVAS MUNDOS DE REGENERAÇÃO MUNDOS FELIZES MUNDOS CELESTES OU DIVINOS

19 NADA FICA ESTACIONÁRIO NA NATUREZA
O progresso é uma das leis da natureza. Todos os seres da Criação, animados e inanimados estão submetidos a ela, pela bondade de Deus, que deseja que tudo se engrandeça e prospere.

20 TERRA – PASSARÁ A MUNDO REGENERADOR
A Terra, seguindo essa lei, esteve material e moralmente num estado inferior ao de hoje e, atingirá, sob esses dois aspectos, um grau mais avançado. Ela chegou a um de seus períodos de transformação, e vai passar de mundo expiatório a mundo regenerador.

21 O Power Point foi montado tendo-se como base:
O LIVRO DOS ESPÍRITOS – ALLAN KARDEC - TRADUÇÃO J.HERCULANO PIRES – EDITORA LAKE – CAPITULO III – PG. 65 A 69 4ª AULA - LIVRO CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 1º ANO (Elaborado pela F.E.E.S.P.) EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – CAPÍTULO III - ITENS 1 A 5; 8 A 19 JESUS E O EVANGELHO À LUZ DA PSICOLOGIA PROFUNDA – PG. 33- JOANNA DE ANGELIS/ DIVALDO

22 SUGESTÕES DE LEITURA OS EXILADOS DA CAPELA – Edgard Armond
A CAMINHO DA LUZ – Chico Xavier /Emmanuel O SISTEMA DE CAPELA – João Berbel/ Galileu Galilei/ Karran A GÊNESE – CAP.9 –ITENS 12 A 14 E CAP.18 EXILADOS DO AMOR – Sandra Carneiro/ Lucius JORNADA DOS ANJOS -Sandra Carneiro/ Lucius (sugerido pela aluna do Curso)


Carregar ppt "CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 4ª AULA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google