A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 5ª AULA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 5ª AULA"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 5ª AULA
COMUNHÃO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

2 LIVRO PRIMEIRO As Causas Primárias
CAPÍTULO 4 – PRINCÍPIO VITAL Abrangendo as Questões: 60 a 75a. SERES ORGÂNICOS E INORGÂNICOS A VIDA E A MORTE INTELIGÊNCIA E INSTINTO

3 Seres Inorgânicos: são todos aqueles que não possuem vitalidade, nem movimentos próprios, sendo formados apenas pela agregação da matéria: os minerais, a água, o ar, etc... Seres Orgânicos: Os seres orgânicos são os que trazem em si mesmos uma fonte de atividade íntima que lhes dá a vida: nascem, crescem, reproduzem-se e morrem. Compreendem os homens, os animais e as plantas, cuja escala ascendente inicia-se nos microorganismos, vírus, bactérias e gérmens.

4 Na Questão 61/62, Kardec pergunta: Há diferença entre a matéria dos corpos orgânicos e a dos inorgânicos? “A matéria é sempre a mesma, porém nos corpos orgânicos está animalizada.” Sendo que a causa da animalização da matéria é “Sua união com o princípio vital.”

5 FLUIDO UNIVERSAL O fluido universal é a matéria básica fundamental de todo o Universo material e espiritual, a matéria elementar primitiva. É altamente influenciável pelo pensamento(que é uma forma de energia), podendo se modificar, assumir formas e propriedades particulares.

6 PRINCÍPIO VITAL uma das modificações mais importantes do fluido universal. é o responsável pela força motriz que movimenta os corpos vivos é responsável pela animalização da matéria

7 Na Questão 66, Kardec pergunta: O princípio vital é um só para todos os seres orgânicos?
“Sim, modificado segundo as espécies. É ele que lhes dá movimento e atividade e os distingue da matéria inerte, porquanto o movimento da matéria não é a vida. Esse movimento ela o recebe, não o dá.”

8 O fluido vital ou princípio vital
se transmite de um indivíduo a outro. Aquele que o tiver em maior porção pode dá-lo a um que o tenha de menos.

9 A VIDA E A MORTE A MORTE e' a extinção da vida orgânica, em virtude do esgotamento ou desgaste dos órgãos.

10 Na Questão 70, Kardec pergunta: Que é feito da matéria e do princípio vital dos seres orgânicos, quando estes morrem? “A matéria inerte se decompõe e vai formar novos organismos O princípio vital volta à massa donde saiu”.

11 INTELIGÊNCIA E INSTINTO
A inteligência é uma faculdade própria de cada ser e constitui a sua individualidade moral Ela não é atributo do princípio vital, pois que as plantas vivem e não pensam: só têm vida orgânica.

12 PARA MELHOR COMPREENSÃO podemos usar a classificação abaixo:
lº, os seres inanimados, constituídos só de matéria, sem vitalidade nem inteligência: são os corpos brutos; 2º, os seres animados que não pensam, formados de matéria e dotados de vitalidade, porém, destituídos de inteligência; 3º, os seres animados pensantes, formados de matéria, dotados de vitalidade e tendo a mais um princípio inteligente que lhes outorga a faculdade de pensar.

13 Assim, a linha de demarcação entre os animais e o homem é traçada pelo senso moral, a consciência do bem e do mal, a faculdade progressiva e o conhecimento dado a este ultimo de que existe um Ser supremo.

14 INSTINTO. Espécie de inteligência rudimentar que dirige os seres vivos em suas ações independentemente de sua vontade e no interesse de sua conservação, em que suas manifestações são quase sempre espontâneas.

15 Pelo instinto age-se sem raciocinar; pela inteligência, raciocina-se antes de agir

16 O Power Point foi montado tendo-se como base:
O LIVRO DOS ESPÍRITOS – ALLAN KARDEC - TRADUÇÃO J.HERCULANO PIRES – EDITORA LAKE – CAPITULO IV – PG. 72 A 75 5ª AULA - LIVRO CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 1º ANO (Elaborado pela F.E.E.S.P.) SITE


Carregar ppt "CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 5ª AULA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google