A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELAÇÕES INTERNACIONAIS. RELAÇÃO COM A INGLATERRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELAÇÕES INTERNACIONAIS. RELAÇÃO COM A INGLATERRA."— Transcrição da apresentação:

1 RELAÇÕES INTERNACIONAIS

2 RELAÇÃO COM A INGLATERRA

3 D OIS TIPOS : 1. Pressão para o Brasil acabar com a escravidão e o tráfico de escravos. 2. Procuravam fazer investimentos diretos no Brasil: construção de estradas de ferro, redes de esgotos e água, empréstimos públicos, davam suporte ao escoamento das exportações brasileiras.

4 R ELAÇÃO COM A I NGLATERRA : QUESTÃO CHRISTIE: William Dougall Christie é nomeado para tratar os assuntos ingleses no Brasil; 1º conflito: Em 1861 naufraga no litoral do Rio Grande do Sul a fragata inglesa Prince of Wales, a responsabilidade foi atribuída ao Governo brasileiro e foram exigidas as devidas reparações. 2º conflito: em 1862 três oficiais ingleses estavam bêbados e foram presos pela polícia da corte no Rio de Janeiro.

5 R ELAÇÃO COM A I NGLATERRA O ministro Christie atribuiu aos fatos inusitada gravidade e não aceitou as explicações e soluções dadas pelo Governo brasileiro. Fez um ultimato ao Brasil e determinou que a navios ingleses interceptasse navios mercantes na barra do Rio de Janeiro. Estas atitudes revoltaram a opinião pública e fez com que o Ministro recuasse em suas decisões.

6 R ELAÇÃO COM A I NGLATERRA RESOLUÇÃO DA QUESTÃO: Foi resolvida através da intervenção do Rei da Bélgica ( Leopoldo I). Dom Pedro II suspeitou que Leopoldo I pudesse favorecer aos ingleses no seu veredicto e decidiu pagar antecipadamente a indenização solicitada pelos britânicos..

7 R ELAÇÃO COM A I NGLATERRA Entretanto o rei belga deu seu parecer favorável aos brasileiros. Assim, Dom Pedro II passou a exigir a devolução do dinheiro e a formalização de desculpas por parte do embaixador inglês William Christie.

8 R ELAÇÃO COM A I NGLATERRA Nenhuma das duas solicitações foi atendida e o rompimento diplomático permaneceu. Somente em 1865 que o governo britânico formalizou o pedido de desculpas ao governo brasileiro, mas não enviou o dinheiro de volta, e as relações diplomáticas foram reatadas.

9 R ELAÇÃO COM A I NGLATERRA Curiosamente, a Guerra do Paraguai havia começado no ano interior e os ingleses tinham muito interesse em fragmentar o crescimento econômico que o país latino-americano vinha apresentando.

10 R ELAÇÃO COM A FRANÇA. Influência francesa nas artes plásticas, na política, no uso de artigos de luxo e na alimentação. No comércio foram modestas devido as dificuldades de comunicação com brasileiros. Concorrência com produtos das colônias francesas, que entravam na França sem pagar taxas alfandegárias.

11 R ELAÇÃO COM OS EUA O fato do Brasil ser monarquia dificultava a relação com os EUA,pois estes temiam uma recolonização europeia na América. Doutrina Monroe: América para os americanos. Reconheceu rapidamente a independência brasileira, defendiam o fim da escravidão.

12 R ELAÇÃO COM OS EUA O Império via com restrição a liberação de navegações internacionais pelo Rio Amazonas. Os EUA defendia que fosse aberto à indústria do mundo,pois ali se encontrava inexauríveis riquezas. Porém estava liberado a navegação do Rio do Prata. Em 5 de dezembro o presidente americano enviou uma mensagem ao Império brasileiro, onde dizia que desaprovava a preocupação do Império em relação a navegação do Rio Amazonas.

13 R ELAÇÃO COM OS EUA A Internacionalização do Rio Amazonas foi concedida pelo Governo Brasileiro após pressões exercidas pelas autoridades diplomáticas junto ao governo brasileiro.

14 R ELAÇÕES COM OUTROS PAÍSES Império Austro-Húngaro, Prússia(Alemanha) e Itália se deram devido as várias políticas imigratórias.


Carregar ppt "RELAÇÕES INTERNACIONAIS. RELAÇÃO COM A INGLATERRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google