A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 1 – Relações de Poder (Cap 21, pág 267). Aula 01 – Relações de Poder Objetivos: -Conceituar Filosofia Política, Poder e Força. -Desvincular a ligação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 1 – Relações de Poder (Cap 21, pág 267). Aula 01 – Relações de Poder Objetivos: -Conceituar Filosofia Política, Poder e Força. -Desvincular a ligação."— Transcrição da apresentação:

1 AULA 1 – Relações de Poder (Cap 21, pág 267)

2 Aula 01 – Relações de Poder Objetivos: -Conceituar Filosofia Política, Poder e Força. -Desvincular a ligação estabelecida pelo senso comum entre Força e Violência. -Pensar o conflito como inerente à Política. Sumário: 1.Filosofia Política. 2.Política. 3.Poder. 4.Força. 5.As formas de Poder, segundo Bobbio 6.Conclusão. Obs: Não serão estudados os itens : 5, 6 e 7.

3 POLÍTICA Política – grego – pólis = cidade. Desde a Antiguidade é a arte de governar, de gerir o destino da cidade, do estado, da administração pública, do destino dos cidadãos.

4 FILOSOFIA POLÍTICA É o campo da investigação filosófica que se ocupa da Política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo. Estuda: o Poder, o Estado, os Regimes Políticos e formas de Governo, além das questões sobre a participação dos cidadãos na vida pública e a liberdade política.

5 Política e Poder POLÍTICA é a luta pelo Poder: sua conquista, sua manutenção e a sua expansão. Mas : -Qual o fundamento do Poder ? -Qual a sua legitimidade? -É necessário que alguns mandem e outros obedeçam? -O que torna viável o Poder de um sobre o outro? -Qual o critério de autoridade? Mas : -Qual o fundamento do Poder ? -Qual a sua legitimidade? -É necessário que alguns mandem e outros obedeçam? -O que torna viável o Poder de um sobre o outro? -Qual o critério de autoridade?

6 O FENÔMENO DO PODER Poder – Latim potere, posse = poder ser capaz de. Capacidade para produzir certos efeitos. Exemplo: o poder dos remédios, o poder da polícia, o poder da imprensa, o poder do presidente...

7 OBSERV AÇÃO: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua- a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria imagem. PODER É a capacidade ou possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre indivíduos ou grupos humanos. É a capacidade de fazer que os demais realizem o que queremos. (Bertrand Russel).

8 OBSERV AÇÃO: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua- a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria imagem. "SE QUISER POR À PROVA O CARÁTER DE UM HOMEM, DÊ-LHE PODER." ABRAHAM LINCOLN PODER

9 O poder pressupões 2 pólos: QUEM EXERCE O PODER AQUELE SOBRE QUEM O PODER É EXERCIDO PODER = Relação ou conjunto de relações : - Indivíduos => Indivíduos - Indivíduos => Grupos - Grupos => Indivíduos - Grupos => Grupos

10 FORÇA É o instrumento para o exercício do Poder. Em nosso estudo FORÇA não é violência, coerção ou força física, mas, trata-se de FORÇA POLÍTICA (PODER DO ESTADO).

11 OBSERV AÇÃO: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua- a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria imagem. AS 3 FORMAS DE PODER SOCIAL Segundo o filósofo Norberto Bobbio. Filósofo italiano, historiador do pensamento político e senador. Morreu em 2004 aos 95 anos.

12 PODER IDEOLÓGICO PODER POLÍTICO AS 3 FORMAS DE PODER Todas se fudamentam e mantém uma sociedade de desiguais: ricos e pobres, fortes e fracos, sábios e ignorantes ou superiores e inferiores.

13 1. ECONÔMICO -O que se vale pelo controle de bens necessários à sociedade. -Controle dos bens de produção (máquinas, equipamentos e instalações de uma indústria, veículos e material de transporte). -Em oposição está o trabalhador que nada tem a não ser a sua força de trabalho.

14 2. IDEOLÓGICO -Baseia-se nas ideias do poder dominante. -Formadores de ideias => produzem o consenso, isto é, ideias que mantenham as estruturas intactas (status quo), preservando a classe dominante. -Alguns instrumentos utilizados: comunicação social (mídias), leis, educação, religião, família etc.

15 3. POLÍTICO -Tem a estrutura burocrática (administrativa) a seu favor. -Quem detém o Poder Econômico e o Ideológico, consequentemente, detém o Poder Político. -Pode utilizar meios de exercer a Força Física (aparato militar).

16 [...} contribuem conjuntamente para instituir e manter sociedades de desiguais divididas entre fracos e fortes, com base no poder político; em ricos e pobres, com base no poder econômico; em sábios e ignorantes, com base no poder ideológico. Genericamente, em superiores e inferiores. Segundo Bobbio, essas 3 formas

17 QUAL É A FORMA DE PODER MAIS IMPORTANTE PARA BOBBIO ? O PODER POLÍTICO, por ter a possibilidade de utilizar a força física legalizada para condicionar comportamentos. O Poder Econômico faz com que o mais rico subordine o mais pobre. O Poder Ideológico busca conquistar a adesão da maioria das pessoas ao grupo dominante. O Poder Político, pelo uso da força física em casos extremos, impede a insubordinação ou desobediência.

18 CONCLUSÃO

19 Bibliografia -Filosofando, Introdução à Filosofia – de Maria Lúcia de Arruda e Maria Helena Pires Martins. Editora Moderna. -Manual de Filosofia Política- de Flamarion Caldeira Ramos e outros. Editora Saraiva.

20 Orientações para estudo O estudo para as provas não pode abranger apenas este esquema de aula. O aluno deve associar as presentes informações ao seu próprio resumo do capítulo e, quando for o caso, frequentar as aulas do plantão de dúvidas do Colégio para uma melhor preparação para as avaliações.


Carregar ppt "AULA 1 – Relações de Poder (Cap 21, pág 267). Aula 01 – Relações de Poder Objetivos: -Conceituar Filosofia Política, Poder e Força. -Desvincular a ligação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google