A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientações Módulo 1 - Treinamento para Estagiários do Ensino Médio Diretoria de Ensino Campinas Leste.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientações Módulo 1 - Treinamento para Estagiários do Ensino Médio Diretoria de Ensino Campinas Leste."— Transcrição da apresentação:

1 Orientações Módulo 1 - Treinamento para Estagiários do Ensino Médio Diretoria de Ensino Campinas Leste

2 Dirigente Regional de Ensino – Profº Nivaldo Vicente CIE: Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar – Sara Iglesias Manetti NRM: Núcleo da Rede de Matricula – Ednalva Bergamasco NIT : Núcleo de Informações Educacionais e Tecnologia - Monica Novo NVE: Nucleo da Vida Escolar –Zildete Junqueira

3 Equipe Acessa Escola Diretora Técnica I: Mônica Novo Tel.: Estagiárias Universitárias: Manhã: » Isabella Tedeschi - ADM » Verônica Macedo - Pedagogia » Danilo Prado Silva – Analise de Sistema Tarde: » Pamela Cristina Pereira - ADM » Suzan Freitas da Silva - ADM Contatos:

4 Secretaria Estadual de Educação – DETEC/CIMA Criação das diretrizes de implantação do Programa Acompanhamento e avaliação do Programa – Gestão estratégica Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE Execução das ações do Programa – Gestão operacional Diretoria de Ensino – DE Gestão regional do Programa Unidade escolar – UE Execução local e operacional das atividades desenvolvidas Fundação do Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP e Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos – CGRH Seleção pública Contratação dos estagiários Administração das bolsas de estágio Órgãos envolvidos e suas atribuições

5 Programa Acessa Escola Orientações Gerais

6 Programa Acessa Escola - Resolução SEE-37, de 25/04/2008 Aprender a usar computadores, usar computadores para aprender. Acessa Escola, programa do Governo do Estado de São Paulo, desenvolvido pela Secretaria da Educação, sob a coordenação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), tem por objetivo promover a inclusão digital e social dos alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública estadual. Por meio da internet, ele possibilita aos usuários o acesso às tecnologias da informação e comunicação para a construção do conhecimento e o fortalecimento social da equipe escolar.

7 A composição dos estagiários da escola depende: Da quantidade de computadores Do número de turnos de funcionamento (Máximo de 3 turnos por Escola Estadual) Carga horária: Manhã: 8h – 12h Tarde: 12h – 16h Noite: 16h – 20h A abertura e o encerramento da conta bancária para o depósito da bolsa de estágio competem ao estagiário. Os horários podem variar em até duas horas! No noturno não pode exceder as 21h30. Caracterização do estágio

8 Seguro de Acidentes Pessoais Apólice coletiva - não se trata de convênio médico Licença maternidade A Lei número , de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre estágio de estudantes, não estabelece licença maternidade às estagiárias

9 Estagiários do Ensino Médio Conceitos Importantes

10 Estar apto não só a acessar, como também orientar o acesso a informações diversificadas, bem como dar suporte a experiências avançadas de compartilhamento rápido de informações em que a credibilidade da fonte possa ser um campo de discriminação entre quais conteúdos são confiáveis e pertinentes. O papel do Estagiário do Ensino Médio

11 É um espaço de aprendizado a partir de compartilhamento de experiências, em que alunos, professores e funcionários podem navegar na internet e, assim, aprender a usar um computador, realizar pesquisas e aproveitar todas as oportunidades que a rede de computadores oferece. A sala de internet

12 Pró-atividade e colaboração

13 Estagiários do Ensino Médio Competências

14 SABER CONHECER SABER FAZER SABER CONVIVER SABER SER Competência está relacionado com...

15 identificar variáveis compreender fenômenos relacionar informações analisar situações-problema sintetizar julgar correlacionar Ser competente envolve: Um estagiário competente mobiliza, de forma adequada, conhecimentos para enfrentar situações diversificadas que podem ocorrer na sala de internet.

16 Técnica Refere-se ao domínio de conhecimentos específicos de uma determinada área. Ex.: conhecimentos em informática. Estratégica Refere-se ao modo de aplicação dos conhecimentos. Ex.: utilizar os conhecimentos de informática para sanar problemas na sala de internet. Comportamental Refere-se à habilidade de interação com outras pessoas. Ex.: a forma como abordar um usuário da sala de internet. Tipos de competências

17 Quais conhecimentos, habilidades e atitudes o Estagiário de Ensino Médio deve possuir e/ou desenvolver? Estratégias de organização Relações na escola Definição do papel de estagiário Tecnologia Treinamento Módulo I

18 Treinamento Módulo 1 Conteúdo

19 No Ambiente de Gestão você encontra os seguintes materiais: Orientações Técnicas do Estagiário 1.PPT Manual de Procedimentos.PDF Ambiente de Gestão Online do Programa Acessa Escola.PDF: Manual do Ambiente de Gestão Primeiros Passos_Estagiário_Sala Acessa.DOC: apresentar o documento referente aos primeiros passos do estagiário de Ensino Médio na sala do Acessa Escola Apostila do estagiário Módulo 1.PDF : Manual do Blue Control Orientações Técnicas – GSI-BC.PPT Guia de utilização do BlueTalk.PDF BlueLab.PPT: Orientações de uso

20 Como acessar arquivos no Ambiente de Gestão? Em Biblioteca você encontra os arquivos disponíveis para download.

21 Projetar é planejar. Saber onde se quer chegar. Escolher o caminho, definir as ações, prazos, custos...

22 Projeto de construção

23

24

25

26 O quê? Proposta Por quê? Justificativa Para quê? Objetivo Onde? Local da realização Como?Estratégia Quando? Cronograma básico Para quem? Público-alvo Ferramentas? Recursos necessários Rede de Projetos


Carregar ppt "Orientações Módulo 1 - Treinamento para Estagiários do Ensino Médio Diretoria de Ensino Campinas Leste."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google