A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bem Vindos, Professores Coordenadores Capacitação Módulo I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bem Vindos, Professores Coordenadores Capacitação Módulo I."— Transcrição da apresentação:

1 Bem Vindos, Professores Coordenadores Capacitação Módulo I

2 Valores que fundamentam o Programa Exercício da cidadania Ética Equidade Respeito às diferenças Cooperação Solidariedade Transparência Imparcialidade Orientação para o cidadão-usuário Tema 4 – O Programa Acessa Escola e a Sala de Internet Módulo 1 - Formação para Estagiário de Ensino Médio 2

3 Gestão: 3 níveis- local, regional e central Gestão Local – GAL – Grupo de Apoio Local – gestores da escola e alunos-estagiários na Sala do Acessa Escola; Gestão Regional - DE – PCOP Tecnologia e Estagiários Universitários (implementação do Programa nas escolas); Gestão Central - Secretarias da Educação e de Gestão Pública - FDE, Fundap e Escola do Futuro da USP

4 Reflexão na escola – planejamento Projeto de escola: O que o conjunto da escola quer alcançar? Projeto de apropriação tecnológica / inclusão digital: Qual a importância das Tecnologias de Informação e comunicação para a escola, para cada aluno, professor e funcionário? Projeto de uso do Acessa Escola: Em que perspectiva o Acessa Escola pode contribuir para que o projeto de escola e o Projeto de apropriação tecnológica sejam realizados?

5 Usuários e atividades Os alunos, professores e funcionários podem realizar as seguintes atividades: Desenvolver atividades pedagógicas Enviar e receber ; Elaborar e enviar currículos e procurar vagas de emprego; Ler notícias; Conhecer novas pessoas; Realizar e estruturar projetos que tragam benefícios aos alunos e à escola; Participar de redes sociais; Realizar pesquisas escolares; Realizar cursos a distância; Realizar pesquisas; Publicar seus interesses na internet; Construir novos canais de expressão cultural e social; Elaborar atividades que beneficiem a escola;

6

7 HORÁRIOS DE ESTÁGIO Manhã: das 08h00 às 12h00 Tarde: das 12h00 às 16h00 Noite: das 16h00 às 20h00 Observação: Os horários estão sujeitos a variação de até duas horas, não podendo, contudo, exceder às 21h30 no período noturno.

8 O papel do estagiário no Programa Estar presente na abertura e fechamento da sala; Zelar pela correta utilização da sala e auxiliar no cumprimento de todas as normas e regras estabelecidas pelo Programa; Abrir chamados técnicos (ocorrências) quando encontrar problemas nos equipamentos.

9

10

11

12 Termo de Adesão Menores de 12 anos Devem utilizar as salas de Internet apenas para atividades dirigidas com o Professor; De 12 a 17 anosDevem entregar o Termo de Adesão assinado pelo pai ou responsável; Maiores de 18 anosDevem assinar o Termo de Adesão e entregá-lo; É obrigatório a apresentação do RG.

13

14 Normas disciplinares Sempre que o estagiário identificar situações que necessitem de suspensão de um usuário, o fato deverá ser comunicado aos responsáveis pelo Programa na escola, informando o motivo da suspensão. A escola avaliará a pertinência e, caso julgue procedente, efetuará a suspensão. InfraçãoSuspensão Acessar site pornográfico1 mês Alterar sistemas ou danificar os equipamentos propositadamente 2 meses Desacatar o estagiário3 meses Ameaçar a integridade física do estagiário e/ou usuário6 meses Agredir verbal ou fisicamente o estagiário e/ou usuário12 meses

15 Problemas que podem ocorrrer Um aluno sem o Termo de Adesão; Um aluno sem conhecimentos de computador rpecisando de orientação; Um aluno que está praticando bullying Dois alunos que estão dando risada e falando alto; Uma amiga sua que joga todo seu charme para furar a fila; Diretor da escola que lhe pedirá um favor pessoal.

16 NECESSÁRIO A capacidade de escutar ativamente esperar para falar; colocar-se em empatia com o outro; concentrar-se no que é dito, olhando com atenção para a outra pessoa; eliminar juízo imediato; buscar controlar provisoriamente emoções pessoais; cuidar para reagir às idéias expressas e não às pessoas; reformular mensagens nas quais se percebeu ambiguidade. Módulo 1 - Formação para Estagiário de Ensino Médio 16

17 A capacidade de dar feedback O feedback deve ser: descritivo e não avaliativo; específico e não geral; compatível com interesses e necessidades das pessoas envolvidas; dirigido para comportamentos que o receptor tenha condições de compreender e controlar; oportuno.

18 O papel do Programa Acessa Escola para o desenvolvimento de habilidades e atitudes universais requeridos para o cidadão do séc. XXI Responsabilidade Resiliência Protagonismo Comunicação eficiente Organização Sociabilidade/relacionamento Domínio da informática Ética Cooperação Solidariedade Tema 4 – O Programa Acessa Escola e a Sala de Internet Módulo 1 - Formação para Estagiário de Ensino Médio 18

19 -Auxíliar na organização das atividades da Biblioteca; - Auxiliar o professor na utilização do Kit multimídia; - Auxiliar na Secretaria, Direção, Coordenação; -Auxiliar na organização de eventos escolares; -Auxiliar professores no desenvolvimento de projetos; - Acompanhar as ações de implantação da sala. Atribuições que podem ser aferidas no caso das salas ainda não estarem ativadas

20 Atenção: Ressaltando-se o princípio de que essas atividades devem contribuir para a formação desse jovem, não é permitido que os estagiários sejam envolvidos em atividades do tipo: - externas - que envolvam riscos - que os exponham a condições insalubres - que envolvam a limpeza de espaços e objetos - elaboração e distribuição de merenda escolar


Carregar ppt "Bem Vindos, Professores Coordenadores Capacitação Módulo I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google