A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MARCAS FIDUCIAIS. MARCAS FIDUCIAIS PONTO PRINCIPAL E PONTO CONJUGADO As fotografias aéreas, obtidas a partir de câmaras métricas, possuem quatro marcas,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MARCAS FIDUCIAIS. MARCAS FIDUCIAIS PONTO PRINCIPAL E PONTO CONJUGADO As fotografias aéreas, obtidas a partir de câmaras métricas, possuem quatro marcas,"— Transcrição da apresentação:

1

2 MARCAS FIDUCIAIS

3 PONTO PRINCIPAL E PONTO CONJUGADO
As fotografias aéreas, obtidas a partir de câmaras métricas, possuem quatro marcas, precisamente definidas, denominadas MARCAS FIDUCIAIS, que servem para a localização do PONTO PRINCIPAL em cada foto. O PONTO PRINCIPAL de uma foto, identificado na foto seguinte ou anterior, recebe o nome de PONTO PRINCIPAL CONJUGADO.

4 DESLOCAMENTO RADIAL Deformações ocorrem a partir do distanciamento do centro da foto (ponto principal). Estas deformações aumentam radialmente a partir deste centro.

5 DESLOCAMENTO RADIAL

6 DESLOCAMENTO RADIAL

7 FOTOINTERPRETAÇÃO CHAVE
A chave da fotointepretação é o uso de um guia, o qual ajuda os fotointérpretes a identificar rapidamente as características fotográficas. Essas chaves são baseadas em descrições e ilustrações tópicas de objetos de uma determinada categoria.

8 FOTOINTERPRETAÇÃO A determinação do tipo de chave e o método de apreciação a ser usado dependem: Do número de objetos, as condições para o reconhecimento; Da variabilidade normalmente encontrada dentro de cada classificação. De uma maneira geral as chaves são mais facilmente construídas quando as características da superfície terrestre foram idealizadas pelo homem (exemplo: casas residenciais, edifícios, estradas, pontes, etc.). São de difíceis confecções quando se deve estudar as características para vegetação natural e as formas da Terra. Para a interpretação das características naturais, é essencial treinamento e trabalho de campo, para a obtenção da experiência necessária, podendo assim o profissional produzir trabalhos consistentes

9 FOTOINTERPRETAÇÃO A habilidade em fotointerpretar é desenvolvida pelo estudo e dedução, para aumentar hábitos de observação de objetos familiares, da terra ou de pontos elevados. Muitos de nós tiveram a oportunidade de observar a Terra através do vôo de um avião. Nessa oportunidade todos procuram reconhecer os objetos da superfície terrestre.

10 CONSTRUÇÃO DE OVERLAY

11 FOTOINTERPRETAÇÃO - CHAVES

12 FOTOINTERPRETAÇÃO TONALIDADE ou COR ASSOCIAÇÃO
Para a extração destas informações, alguns elementos devem ser considerados, como: TONALIDADE OU COR, FORMA, TAMANHO, PADRÃO, TEXTURA E ASSOCIAÇÃO. TONALIDADE ou COR ASSOCIAÇÃO

13 FOTOINTERPRETAÇÃO FORMA TAMANHO: especialmente importante quando considerado em termos absolutos e relativos, pode fornecer importantes pistas a respeito da feição de interesse.

14 FOTOINTERPRETAÇÃO PADRÃO TEXTURA

15 FOTOINTERPRETAÇÃO ELEMENTOS ORIENTATIVOS
Culturas, pomares, pastos, etc.: são geralmente limitados por áreas ou rios, o que facilita a interpretação. Essa áreas são também caracterizadas pelas estradas, trilha de gado, represas para irrigação e drenagem e pelo conjunto de construções típicas de áreas rural. Nas áreas cultivadas as sombras aparecem com diversas tonalidades de cinza, predominando as tonalidades claras. Assim toda vegetação baixa, como a grama, bem como o milho no início de seu desenvolvimento aparece com tonalidade cinza claro e textura fina. o milho quando totalmente desenvolvido aparece na fotografia com tonalidade escura e textura grosseira.

16 FOTOINTERPRETAÇÃO ELEMENTOS ORIENTATIVOS
Áreas com pastagem, áreas gramadas e campos: aparecem com tonalidade clara e textura suave. Florestas densas aparecem com tonalidade escura enquanto que uma floresta em início de desenvolvimento aparece com tonalidade clara. O aparecimento de diferentes formas indica a presença de uma floresta mista. Rios, ribeirões e riachos:são identificados pela sinuosidade, uniformidade de tom e pelas características topográficas. Lagos, reservatórios, tanques e pântanos: são identificados pela sua uniformidade e tonalidade escura das águas, exceto nos pontos onde há reflexão do sol. Os pântanos têm como principal característica um excesso de umidade, e a tonalidade da terra é bem escura. As estradas de ferro: aparecem como linhas finas, retas, mudando de direção através de curvas suaves. As estradas de rodagem são facilmente distinguidas nas fotografias aéreas. O que é difícil de se identificar é o tipo de pavimentação. Essa identificação só é possível em fotografias de escala grande. Estradas sinuosa indicam que a região é montanhosa.

17 FOTOINTERPRETAÇÃO ELEMENTOS ORIENTATIVOS
Linha de transmissão: são identificadas pelas características de que, ao atravessar certas regiões, é observada uma área limpa, sem árvores, mostrando a passagem da linha de transmissão. Cemitérios: são identificados pela aparência esquemática das árvores, arbustos e caminhos. Identificação de escolas: depende principalmente da forma geométrica da mesma e das características que se encontram nas vizinhanças. Igrejas: são identificadas principalmente devido a sua estrutura de construção, seu tamanho, formato e pela torre com cruz no topo.

18 FOTOINTERPRETAÇÃO Estereoscopia
A estereoscopia é um fenômeno natural que ocorre quando uma pessoa olha simultaneamente duas imagens que foram tiradas da mesma cena mas de pontos diferentes, fazendo com que cada imagem seja vista com um olho. O resultado é a percepção da profundidade, ou terceira dimensão. A visão estereoscópica é ocasionada pelo fato dos olhos humanos estarem separados um do outro em aproximadamente 65mm. Desta forma o olho direito recebe um imagem um pouco diferente da que recebe o olho esquerdo, quando observam o mesmo objeto. Da fusão das duas imagens no cérebro, resulta não só a imagem, mas também a sensação de profundidade.

19 FOTOINTERPRETAÇÃO A sensação de profundidade pode ser obtida por dois tipos de visão: Visão monocular ou monoscópica - a percepção da profundidade é observada com um único olho. Visão binocular ou estereocópica: a menor distância para se perceber profundidade é em média 25,4cm e a máxima distância é aproximadamente 600,0m. Processos para obter visão estereoscópica: Estereoscopia Visão anaglífica

20 FOTOINTERPRETAÇÃO VISÃO ANAGLÍFICA
Esta visão anaglifa da galeria de Malaspina no sudeste do Alaska. Foi criada através de uma imagem LANDSAT e um modelo de eleveção gerado pelo sistema topográfico SRTM e permite uma visão estereoscópica do terreno (3D). © NASA/JPL/NIMA.

21 FOTOINTERPRETAÇÃO Estereoscópio de lente ou de bolso
Consta de uma armação simples de metal suportando um par de lentes, de maneira a manter os olhos trabalhando independentemente e suas linhas de visão aproximadamente paralelas. Possuem as lentes com um poder de ampliação que varia de 1,25 a 4 X.

22 FOTOINTERPRETAÇÃO Estereoscópio de espelhos:
Consiste fundamentalmente de dois espelhos, inclinados de 45º em relação ao plano horizontal das fotografias, em dois prismas de 45º ou dois espelhos menores e duas lentes que permitem acomodar a vista ao infinito. Os espelhos são as partes mais importantes do conjunto.,

23 FOTOINTERPRETAÇÃO

24 RESTITUIÇÃO AEROFOTOGRAMÉTRICA
A restituição, por sua vez, consiste nas operações de transferência de informações, dos fotogramas, para a confecção de uma carta ou planta topográfica de uma região ou trecho dela. Restituidores Digitais Restituidor Analógico


Carregar ppt "MARCAS FIDUCIAIS. MARCAS FIDUCIAIS PONTO PRINCIPAL E PONTO CONJUGADO As fotografias aéreas, obtidas a partir de câmaras métricas, possuem quatro marcas,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google