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David K. Dickinson Vanderbilt University’s

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Apresentação em tema: "David K. Dickinson Vanderbilt University’s"— Transcrição da apresentação:

1 Fomentando o Desenvolvimento da Linguagem das Crianças do Nascimento aos Três Anos de Idade
David K. Dickinson Vanderbilt University’s Peabody College of Education 1

2 Visão Geral I. Marco Teórico:
A linguagem está intimamente relacionada ao crescimento social e emocional. A habilidade linguística inicial é fundamental para a leitura numa fase posterior. Pais e professores apóiam o desenvolvimento linguístico. As crianças de famílias de baixa renda frequentemente não recebem o apoio ideal para o aprendizado da linguagem. Os anos do nascimento até os cinco são críticos para o desenvolvimento cerebral nas áreas que apóiam a aprendizagem da linguagem. 2 2

3 Visão Geral III. Intervenções que funcionam:
A. Programas dados aos pais em casa. B. Programas dados em clínicas e por pediatras. C. Atenção baseada no centro. 3 3

4 Termos Escolares dos Estados Unidos e as Respectivas Idade
Pré-escola: idades 3 e 4 Jardim de Infância: idades 5 - 6 Primeira série: idade 6 – 7 etc. Conclusão do Ensino Médio = 12a série (idade 17 – 18). 4 4

5 Marco Teórico 5

6 Um Retrato da Vida Doméstica
Tanya Flushman e Eliza (16 meses de idade) Eliza está sendo criada num lar bilingue (mãe = inglês, pai = espanhol). Ela tem um vocabulário ativo de cerca de 30 palavras (2 em espanhol; 3 na linguagem de sinais) Contexto: momento de leitura na hora de ir dormir. david.mov ..\..\..\..\Movies\Birth-3\Eliza bk rdg short.mov 6 6

7 Construindo a Linguagem e um Relacionamento
Rotina familiar: Constrói uma história de interações carinhosas. Reage às iniciativas da criança. Usa as palavras que a criança está aprendendo. Usa linguagem variada. Aprofunda conhecimento e conceitos A atenção é sustentada Ensina-se uma rotina de perguntas e respostas Conceitos e manuseio de livros 7 7

8 Os pais que dão um forte apoio à linguagem também alimentam o desenvolvimento emocional e social de seus filhos. 8

9 A habilidade linguística fornece a base para o desempenho acadêmico.
9

10 O Sucesso na Escola Requer a Habilidade de Leitura
O sucesso escolar depende de fortes habilidades de leitura. A habilidade de leitura é necessária para todas as áreas escolares, inclusive matemática e ciências. A compreensão da leitura depende muito de fortes habilidades linguísticas. O vocabulário é especialmente importante. 10 10

11 O Vocabulário Inicial Prediz a Leitura
O vocabulário inicial prediz a posterior comprensão da leitura O vocabulário da primeira série prediz a leitura na 11ª série (Cunningham & Stanovich, 1997) O vocabulário da quarta série prediz a comprensão da leitura na 12ª série (Snow, et al., 1991) O vocabulário no jardim de infância prediz a leitura na 7ª série (Dickinson & Tabors, 2001) 11 11

12 A Habilidade Linguística aos 4 Anos de Idade Prediz a Leitura na 3ª e 4ª Séries
A linguagem aos 4 anos prediz a leitura na quarta série (Storch & Whitehurst, 2002) 626 crianças de famílias de baixa renda A linguagem aos 3 anos prediz a leitura na terceira série (NICHD, 2005) 1.137 crianças, amostra nacional 12 12

13 Os Professores da Pré-Escola Podem Causar Efeitos Duradouros (Dickinson & Tabors, 2001)
Crianças carentes com 3 anos de idade – quarta série. Famílias e salas de aula. As experiências em sala de aula que têm impacto na 4ª série: Professor utiliza vocabulário variado. Professor não conversa com todas as crianças. Conversa sobre livros, discute o significado das palavras e ações. Fala sobre um único assunto. 13 13

14 O desenvolvimento inicial da linguagem está relacionado às vivências das crianças e
As crianças de famílias de baixa renda recebem menos apoio para aprender sua língua 14

15 Os Ambientes Linguísticos da Família das Crianças Variam
Muitos fatores afetam o uso da linguagem em casa: Escolaridade dos pais Renda Estado emocional (por ex: depressão) Tamanho da família Crenças e conhecimento dos pais em relação à criação de seus filhos A quantidade de linguagem que as crianças ouvem varia muito. 15 15

16 A exposição inicial à linguagem varia de acordo com a renda
(Hart & Risley, 1995) 16 16

17 O Vocabulário das Crianças de Baixa Renda Fica Atrás do de Outras Crianças
Em média, as crianças de 4 anos de idade nos Estados Unidos de famílias de baixa renda têm níveis de vocabulário 1 a 2 meses abaixo dos padrões nacionais. (Zill & Resnick, 2006). O crescimento lento tem início do nascimento até os 3 anos de idade. 17 17

18 As Experiências em Sala de Aula Podem Afetar o Aprendizado da Linguagem
O uso da linguagem pelo professor prediz o crescimento entre a primavera e outono da sintaxe complexa em crianças de 4 anos (Huttenlocher et al., 2002). O uso da linguagem pelo professor com crianças de 4 anos prediz: O vocabulário no jardim da infância e leitura (Dickinson & Tabors, 2001). O vocabulário e a leitura na 4ª série (Dickinson & Porche, under review). 18 18

19 As Diferenças na Habilidade Linguística Começam Muito Cedo e São Moldadas pela Experiência
19 19

20 Aprendendo Sobre as Habilidades de Processamento de Crianças de Dois Anos
Fernald, Portillo, Zangl, & Marchman (2008) 20 20

21 O Processamento Mais Rápido Está Relacionado ao Crescimento Mais Rápido do Vocabulário (Fernald, Perfors, & Marchman, 2006) Grupo com TR mais rápido TR aos 25 m <750 ms Grupo com TR mais lento TR aos 25 m >750 ms Número médio de palavras no vocabulário ativo (MB-CDI) As crianças com TR médio mais rápido aos 25 meses tiveram um crescimento mais acelerado do vocabulário no 2º ano 21 21

22 Fala dirigida à Criança (Mães de Língua Espanhola)
Os bebês que ouviram mais fala aos 18 meses tinham vocabulários maiores aos 24 meses E aumentavam mais sua velocidade de processamento Considerando as diferenças relatadas no vocabulário relatado e na taxa de processamento no CDI aos 18 meses. Hurtado, Marchman, & Fernald (2008) 22 22

23 % de Frases Complexas de acordo com a Situação Sócio-Econômica da Família (Vasilyeva et. al, 2008)
23

24 O Ritmo de Aprendizagem de Palavras Varia com a Renda da Família (Hart & Risley, 1995)
24 24

25 A Melhor Capacidade de Aprender Palavras Tem Efeitos a Longo Prazo
As crianças com 4 a 5 anos de idade com vocabulários maiores: Têm maior capacidade de aprender novas palavras ao ouvir histórias contadas em voz alta São melhores em aprender novas palavras ao conversar com outras crianças que possuem um bom vocabulário Entram na escola mais capazes de conversar com os professores e de serem consideradas inteligentes. 25 25

26 A variação na exposição inicial à linguagem afeta a habilidade de aprender a linguagem e capacidades linguísticas posteriores. 26

27 A Biologia Abre uma Janela de Oportunidade nos Primeiros Anos
27 27

28 Linguagem e Cérebro As funções cognitivas estão localizadas em determinadas áreas do cérebro. Nas crianças pequenas há um desenvolvimento rápido dos neurônios. As experiências levam à ativação de alguns neurônios. Estes estão conectados a outros através de sinapses. Os neurônios que estão conectados são conservados e utilizados. Os neurônios não usados morrem. 28 28

29 29 29 29

30 Densidade das Sinapses nas Áreas da Linguagem (de Neural Plasticity, P
Densidade das Sinapses nas Áreas da Linguagem (de Neural Plasticity, P. Huttenlocher, p. 45) 30 30 30

31 Densidade das Sinapses no Córtex Pré-Frontal (de Neural Plasticity, P
Densidade das Sinapses no Córtex Pré-Frontal (de Neural Plasticity, P. Huttenlocher, p. 45) 31 31 31

32 Nos anos da pré-escola o cérebro se desenvolve rapidamente
Nos anos da pré-escola o cérebro se desenvolve rapidamente. Uma vivência linguística rica nessa época ajuda a apoiar o crescimento 32

33 Intervenções Eficazes para Crianças do Nascimento aos Três Anos e para seus Cuidadores
33

34 Métodos Eficazes de Intervenção
Em casa Conselho & apoio Instrução focada No consultório de um pediatra Nos centros 34 34

35 Programa de Visita Domiciliar da Enfermagem http://www. firstfocus
Pessoal de enfermagem presta os serviços. 2 semanas de treinamento. Supervisionado. Mães pela primeira vez Segue um currículo 75 – 90 minutos cada visita Cerca de 7 visitas antes do nascimento. Garantir uma vida saudável durante a gravidez Após o nascimento até os 2 anos de idade (cerca de 18 visitas). Ênfase na saúde da criança e da mãe. Incentivo e apoio emocional 35 35

36 Programa de Visita Domiciliar da Enfermagem
Objetivos: Gravidez a termo, bebê saudável Evitar abuso e negligência Saúde e educação das mães Ampliar o tempo até a próxima gravidez Acesso a serviços e apoio 36 36

37 Programa de Visita Domiciliar da Enfermagem
Avaliações cientificamente rigorosas consistentemente encontram indícios de sucesso. Muitos programas de visita domiciliar não foram considerados eficazes. Avaliações (Olds et al., 1999, 2004) Maior tempo entre gestações Famílias menores Mais filhos em creches Criança com melhor vocabulário Menos problemas de comportamento 37 37

38 Dados de Avaliações Mais Recentes
Metade dos machucados até os dois anos de idade. Abuso infantil e negligência: 50% menos frequente até os 15 anos. Menos tabagismo materno durante a gravidez. Crianças até os 15 anos de idade menos condenados por crimes (redução de 2/3). Mães solteiras com probabilidade bem maior de estarem trabalhando quando a criança atingir os 4 anos de idade (aumento de 83%). Avaliações de programas semelhantes em outros países encontraram efeitos positivos. (Farran 2000, 2005; Fergusson, 2007). 38 38

39 Instrução Focada Dada em Casa
Os visitadores são professores, instrutores e orientadores. Os visitadores ensinam habilidades específicas. Os pais praticam novas habilidades. O apoio à linguagem é fundamental 39 39

40 Programa Domiciliar Pais-Filho (PCHP)
Busca construir a linguagem e habilidades cognitivas de crianças de 2 a 3 anos. Família recebe um novo brinquedo. O visitador mostra seu uso com objetivos educativos. A mãe pratica. Currículo prescrito. Teve início em Dados iniciais positivos. Atualmente: 150 locais nos EUA; 10 diferentes países. 40 40

41 Programa Domiciliar Pais-Filho
Estudo não-experimental: Estudo longitudinal de crianças que participaram do PCHP quando tinham de 2 a 3 anos de idade. Todas eram carentes. Na 1ª série (7 anos) comparou-se o resultado obtido em um teste estadual de desempenho escolar com o de outras crianças. As crianças do PCHP obtiveram o mesmo resultado ou saíram-se melhor que as médias do estado – muito melhor do que outras crianças de famílias de baixa renda (Levenstein et al., 2002). 41 41

42 Os Jogos e as Estratégias de Aprendizagem (PALS)
Ensina as mães a interagir e dar estímulo linguístico. Visitas semanais. As mães aprendem uma nova habilidade. Ver exemplo no vídeo. Habilidades para diferentes contextos. Experimentam a estratégia e são filmadas. Elas assistem a fita. O currículo é cuidadosamente descrito. 42 42

43 Resultados Apresentados para os Primeiros Meses de Vida
Efeitos sobre as mães aos 13 meses As mães ficam mais sensíveis, carinhosas, dão mais estímulo linguístico Os bebês são mais comunicativos e cooperam mais Efeitos sobre as mães aos 38 meses Interagem mais e são mais carinhosas Reagem mais ao que seus filhos fazem Ajudam seus filhos a focar sua atenção Crianças: Mais cooperativas e comunicativas 43 43

44 Resultados Apresentados aos
2 ½ - 3 ½ de idade Efeitos sobre as mães aos 38 meses: Reagem mais ao que seus filhos fazem Mais ajuda para focar a atenção Linguagem de maior qualidade Efeitos sobre as crianças Melhor vocabulário Melhoria no uso de linguagem complexa Melhor compreensão 44 44

45 Intervenções Dadas em Postos de Saúde e Consultórios Médicos
45 45

46 Reach Out and Read http://www.reachoutandread.org/
Os pediatras dão um livro e dão conselhos sobre leitura em todas as consultas dos 6 meses aos 5 anos. Sala de espera: Transforma este ambiente em um local rico em material impresso Voluntários fazem demonstração da leitura Conselhos sobre a leitura Em todos os estados americanos, Inglaterra, Israel e Itália. 46 46

47 Programa Reach Out and Read Evidência da Eficácia
Vários estudos positivos, mas nenhuma avaliação rigorosa (Needlman et al., 2006). Mais leitura para as crianças. Melhores ambientes de aprendizagem Melhoria no vocabulário passivo das crianças Melhoria no interesse geral pela leitura e escrita por parte das crianças 47 47

48 Projeto de Interação Verbal (Mendelsohn & Dreyer, in press)
No posto de saúde ou no consultório do pediatra durante consultas normais. As mães são filmadas enquanto brincam com seu filho. As fitas são assistidas com um especialista. As fitas são enviadas para casa. A criança recebe um brinquedo ou livro. A mãe é instruída sobre como usá-lo. 48 48

49 Evidências que Apóia o Programa VIP
Dados rigorosos de avaliação da intervenção desde o nascimento aos 3 anos de idade: Aos 31, 33 meses de idade: pais mais presentes, dão mais apoio verbal 1ª série: crianças tinham QI maior, melhor escrita e leitura, menos problemas de comportamento Menos sucesso com mães com baixo nível de escolaridade (inferior à 6ª série) Planos para expandi-lo para a faixa etária de 3 a 5 anos. 49 49

50 Porque os Programas Enfocados Funcionam
Eles são dirigidos a comportamentos que estimulam a linguagem. Os pais aprendem a usar um livro ou brinquedo e depois o têm disponível para uso posterior. Há um currículo que orienta os visitadores. Os visitadores são treinados e supervisionados. Há contatos repetidos. Os pais continuam envolvidos. 50 50

51 Abordagens Baseadas em Centros 51

52 “Cuidado de Alta Qualidade”
Proporção elevada de professores por criança: credenciamento NAEYC: 1:3 a 1:4 Os professores têm formação sobre como cuidar de crianças pequenas Os professores são sensíveis, mais presentes Materiais para jogo e aprendizagem Ambiente físico seguro e saudável Um currículo orienta o programa Os professores trabalham com os pais 52 52

53 Estudo Abecedarian Estudo experimental (Campbell et al., 2001)
Do nascimento aos 5 anos: cuidado infantil de alta qualidade Apoio durante a idade escolar para algumas crianças Resultados: Efeitos modestos aos 15 anos sobre o QI (d = 0,37), leitura (d = 0,45), matemática (d = 0,37). Estudo posterior: (Wasik et al., 1990) Efeitos do cuidado baseado num centro Nenhum efeito para as visitas domiciliares (até mesmo um pequeno efeito negativo!) 53 53

54 Programa de Desenvolvimento e Saúde na Primeira Infância
Estudo experimental (Hill et al., 2003; McCormick et al, 2006) Crianças distribuídas de forma aleatória: Extremo baixo peso ao nascimento (< 2000 gramas); Baixo peso ao nascimento (2000 – 2500 gramas) Cuidado infantil e visitas domiciliares: do nascimento aos 3 anos 8 anos: Alta participação > controle As de baixo peso ao nascimento se beneficiaram mais 18 anos: Baixo peso ao nascimento> controle vocabulário– 3,8 pontos desempenho escolar – 5,1 pontos 54 54

55 Estudos Correlacionais
Amostra nacional do NICHD (NICHD & Duncan, 2003) Efeitos do cuidado da criança controlando muitas variáveis do lar, família e da criança Efeitos modestos do cuidado da criança sobre o desenvolvimento cognitivo e habilidades acadêmicas. Mais efeitos para as crianças de maior risco Amostra de baixa renda combinada (Burchinal & Cryer, 2003) A qualidade das interações do cuidador predizem a linguagem, matemática e desenvolvimento social 55 55

56 O Cuidado Baseado no Centro Traz Esperança
Os programas de alta qualidade baseados em centros apóiam o desenvolvimento cognitivo e da linguagem em crianças carentes. Os programas não têm tido um enfoque claro na linguagem. Um enfoque maior pode levar a efeitos maiores. O treinamento do pessoal é um desafio. Sistemas de monitoramento são necessários. 56 56

57 Os programas de alta qualidade baseados em centros incentivam o desenvolvimento da linguagem e cognitivo em crianças carentes. Os efeitos são modestos mas podem ser duradouros. 57

58 Recomendações 58

59 Recomendação n°1 Criar programas que ensinem os pais a usar a linguagem de forma sensível e com interação. Utilizar um currículo e aproveitar modelos existentes. Certificar-se de que o programa é adequado para sua população. 59 59

60 Recomendação n° 2 Criar programas baseados em centros. Utilizar currículos e treinamento com ênfase em ensinar estratégias para apoiar a linguagem. 60 60

61 Recomendação n° 3 Treinar cuidadores e dar apoio contínuo para garantir que eles utilizem o material e as estratégias recomendadas. 61 61

62 Recomendação n° 4 Avaliar de forma rigorosa a eficácia de programas modelo antes que estes sejam reproduzidos em muitos lugares. Monitorar os programas para garantir que os objetivos continuem a ser atingidos. 62 62

63 Conclusão Os anos do nascimento aos 3 anos são o período ideal para dar apoio ao desenvolvimento linguístico e cognitivo. Os programas eficazes têm o maior impacto nas famílias mais carentes. Há desafios, mas as recompensas potenciais são grandes. 63 63

64 Um Pensamento a Ser Seguido Sou apenas um. Mas mesmo assim sou um.
Não posso fazer tudo. Mas mesmo assim posso fazer algo. E só porque não posso fazer tudo, Não deixarei de fazer aquilo que posso fazer. Rev. Edward Everett Hale from: Singing the Living Tradition, Unitarian Universalist hymnal 64


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