A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA Atenção à Primeira Infância e o Impacto na Redução da Pobreza e da Violência Painel: Pesquisa e Prática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA Atenção à Primeira Infância e o Impacto na Redução da Pobreza e da Violência Painel: Pesquisa e Prática."— Transcrição da apresentação:

1 V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA Atenção à Primeira Infância e o Impacto na Redução da Pobreza e da Violência Painel: Pesquisa e Prática em Avaliação de Desenvolvimento Infantil

2 Por que o NEV Desenvolve um Projeto Piloto de Visitação Doméstica? Nancy Cardia Renato Alves

3 Mortes por homicídio de crianças no Brasil

4

5

6

7

8

9

10 Em 1985 Homicídio era a primeira causa de morte para jovens entre 15 e 24 anos, Era a 12ª causa de morte entre 10 e 14 anos

11

12 Em 2005 Homicídio continua como primeira causa de morte de jovens entre 15 e 24 anos, E, entre 10 e 14 anos passa a ser a 4ª causa de morte.

13

14 Como prevenir a vitimização violenta de jovens e crianças? Este é o grande desafio. Pesquisas mostram que os programas de prevenção mais eficientes começam: na casa e na primeira infância.

15 Estudos em vários países mostram que até os 6 anos, as crianças são vítimas com maior freqüência, dentro da própria família. O agressor é um dos responsáveis: pai, mãe ou tutor: Estados Unidos (Finkelhor e Ormond, 2001), na Suíça (Romain et al, 2003), ou no Japão (Hata et al. 2001).

16 Prevenir a violência promovendo o desenvolvimento saudável Contribuem para: Evitar o uso de drogas; Prevenir as diferentes formas de violência; Evitar o fracasso escolar o que, Uma bem sucedida transição para a idade adulta; desenvolvimento cognitivo, afetivo e social adequados

17 Modelo de desenvolvimento infantil e da adolescência Combina attachment (Bowlby) Com desnvolvimento de identidade (Erickson) Resumo: capacidade de adaptação durante a adolescência é também definida pelo que ocorreu na infância.

18 Prevenir problemas na adolescência exige atuar sobre os estágios de desenvolvimento anteriores O desenvolvimento positivo ou saudável demanda: considerar a criança de modo integral; considerar estágios de desenvolvimento, assim como os seus desafios; considerar as interações da criança com a família, escola, vizinhança, sociedade e contexto cultural.

19 Projeto Piloto de Visitação Doméstica População alvo: adolescentes grávidas Principais Objetivos: 1- promover o desenvolvimento saúdavel da mãe e de seu/sua filho(a) através do acesso a direitos e a informação e apoio. 2- prevenir a vitimização violenta da mãe e de seu/sua filho(a).

20 Projeto Piloto de Visitação Doméstica OBRIGADO! Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP)


Carregar ppt "V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA Atenção à Primeira Infância e o Impacto na Redução da Pobreza e da Violência Painel: Pesquisa e Prática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google