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UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.

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1 UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca Elia Claudia Lage Rebello da Motta Programa de Pós-Graduação em Informática - NCE/IM - UFRJ 11º Congresso Internacional de Educação a Distância

2 Apresentação A Noção de Competências Rede Sistêmica
Aspecto Institucional Aspecto do Aluno Aspecto Situacional

3 A Noção de Competências
“A competência não se limita ao conhecer, mas vai além porque envolve o agir numa situação determinada. O agir competente inclui decidir e agir em situações imprevistas, mobilizar conhecimentos, informações e hábitos, para aplicá-los, com capacidade de julgamento, em situações reais e concretas...” (Conselho Nacional de Educação, Parecer nº16/99, PCNb, 1999, p.32)

4 A Noção de Competências
“... competência é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar situações” (Perrenoud, 2000); “... um conjunto identificável de conhecimentos (saberes), práticas (saber-fazer) e atitudes (saber-ser) que mobilizados podem levar a um desempenho satisfatório”. (Despresbiteris, 2003);

5 A Noção de Competências
Faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (conhecimentos, habilidades e valores) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações.

6 Rede Sistêmica Institucional Competências Aluno Situacional
A rede sistêmica é uma forma de representação dos dados. Essa rede representa os três aspectos considerados primordiais: a institucional, a humana e a situacional em um processo educacional baseado em competências

7 Rede Sistêmica Aspectos Institucionais a serem considerados:
Objetivo do curso; Abordagem pedagógica; Formação do professor. Aspecto Institucional – tanto o professor, como os objetivos do curso e a abordagem pedagógica devem estar devidamente afinados com a proposta

8 Abordagem Pedagógica Burnier (2001)
Os saberes devem ser significativos para indivíduo; Deve existir um relacionamento entre os novos saberes e os conhecimentos anteriores; As atividades devem estar de acordo com o tipo de competência que se quer desenvolver; O trabalho coletivo deve ser estimulado; A investigação deve estar integrada ao ensino-aprendizagem. A formação humana deve ser integral e sólida; Princípios básicos de uma pedagogia baseada em competências segundo Burnier (2001)

9 Rede Sistêmica Competências Situacional Aluno Institucional

10 Rede Sistêmica Aspectos a serem mobilizados do Aluno Conhecimentos;
Habilidades; Atitudes; Em relação ao aluno - a formação do aluno envolve a mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes

11 Mapeamento das Competências
Philippe Perrenoud, 1999 Formar e conduzir projetos e desenvolver estratégias, individualmente ou em grupo; Analisar situações, relações e campos de força de forma sistêmica; Cooperar, agir em sinergia, participar de uma atividade coletiva e partilhar liderança;

12 Mapeamento das Competências
Philippe Perrenoud, 1999 Estimular organizações e sistemas de ação coletiva do tipo democrático; Gerenciar e superar conflitos; Conviver com regras, servir-se delas e elaborá-las; Construir normas negociadas de convivência que superem diferenças culturais.

13 Rede Sistêmica Institucional Competências Aluno Situacional
O aspecto situacional é aquele em que as compet6encias se manifestam e, portanto, podem ser estimuladas e apuradas (situação de ensino-aprendizagem) ou avaliadas

14 Rede Sistêmica Aspectos Situacionais a serem considerados: Avaliação.
Ensino-aprendizagem; Avaliação.

15 Avaliação por Competências
Avaliação numa abordagem por competências deve verificar não só os conhecimentos mas a capacidade do aluno no enfrentamento de novas situações Avaliação baseada em critérios Relacionados com o saber, saber ser e saber fazer

16 Avaliação por Competências
Privilegiar a resolução de problemas, pois as tarefas devem ser contextualizadas; Estimular a colaboração entre pares; Contrato didático; Valorizar os conhecimentos anteriores e os valores dos alunos e verificar o grau de domínio das competências visadas; Promover a auto-avaliação; Definição clara dos critérios de avaliação.

17 Visão Geral

18 Considerações Finais A rede sistêmica evidenciou os três principais aspectos envolvidos na noção de competências e que servem de base para a reflexão sobre o processo de elaboração e de execução de uma prática pedagógica por competências. A partir desses aspectos está sendo desenvolvida uma ferramenta cujo principal objetivo é auxiliar os professores a avaliarem as competências desenvolvidas pelos alunos durante um curso.

19 Obrigada Contato: Gianna Oliveira Bogossian Roque


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