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Gestão Administrativa Práticas de Gestão e Resultados.

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Apresentação em tema: "Gestão Administrativa Práticas de Gestão e Resultados."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Administrativa Práticas de Gestão e Resultados

2 Apresentação feita à disciplina de Práticas de Gestão e Resultados ministrada por Ligia Bonini Gestão Administrativa - Alex, Bruno, Fernanda e Paola 05/10/2010 Sumário 1.Introdução 2.A Administração 3.A Administração Educacional e Escolar 4.Conclusão 5.Estudo de caso 5.1. Para discutirmos 5.2. Conclusão

3 Apresentação feita à disciplina de Práticas de Gestão e Resultados ministrada por Ligia Bonini Gestão Administrativa - Alex, Bruno, Fernanda e Paola 05/10/2010 Quem precisa de administração? Introdução A empresa?Resposta correta!Mas, incompleta... De fato, a administração é necessária onde quer que as pessoas trabalhem em conjunto e procurem alcançar uma meta comum. Já que somos constantemente administrados, ou estamos administrando os outros, um aumento do conhecimento de administração deve tornar a vida mais confortável e previsível.

4 Apresentação feita à disciplina de Práticas de Gestão e Resultados ministrada por Ligia Bonini Gestão Administrativa - Alex, Bruno, Fernanda e Paola 05/10/2010 Pense na semana passada. Com quantos administradores você entrou em contato ou viu em ação? Introdução 1. Gerente de uma loja; 2. Treinador ou líder uma equipe esportiva; 3. O líder de uma comunidade religiosa; 4. Um dirigente governamental (presidente, governador, prefeito, etc.); É fato que todas as organizações humanas, ou sociais, precisam ser administradas.

5 Apresentação feita à disciplina de Práticas de Gestão e Resultados ministrada por Ligia Bonini Gestão Administrativa - Alex, Bruno, Fernanda e Paola 05/10/2010 A Administração Com a necessidade de organizar estabelecimentos grandes ou pequenos, sem distinção de seguimento, surgiu a necessidade do gerenciamento. A administração também é conhecida por gerenciamento ou gestão de empresas, e a principal razão para o estudo da administração é o desenvolvimento das organizações. A administração é o processo de tomar, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para atingir objetivos.

6 Apresentação feita à disciplina de Práticas de Gestão e Resultados ministrada por Ligia Bonini Gestão Administrativa - Alex, Bruno, Fernanda e Paola 05/10/2010 Com o artifício da gestão de empresas, nascem também as funções básicas do administrador. Fayol foi o primeiro a definir algumas delas: A Administração Ao longo do tempo as funções foram aprimoradas e comandar e coordenar foram substituídas por dirigir. Organizar Controlar Coordenar Comandar Planejar Jules Henri Fayol Engenheiro francês ( ) Um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno

7 Apresentação feita à disciplina de Práticas de Gestão e Resultados ministrada por Ligia Bonini Gestão Administrativa - Alex, Bruno, Fernanda e Paola 05/10/2010 A Administração Atualmente as principais funções administrativas são: Fixar objetivos; Conhecer os problemas; Solucionar os problemas; Organizar e alocar recursos; Liderar; Negociar; Tomar decisões; Mensurar e avaliar;

8 Apresentação feita à disciplina de Práticas de Gestão e Resultados ministrada por Ligia Bonini Gestão Administrativa - Alex, Bruno, Fernanda e Paola 05/10/2010 Em uma organização todas essas funções são executadas em conjunto. Há alguns princípios para ser um bom administrador, tais como: Saber utilizar princípios, técnicas, e ferramentas administrativas; Saber decidir e solucionar problemas; Saber lidar com pessoas; Ter uma visão sistêmica e global da estrutura da organização; Ser proativo, ousado e criativo; Ser um bom líder; Gerir com responsabilidade; Ter visão de futuro; A Administração

9 Apresentação feita à disciplina de Práticas de Gestão e Resultados ministrada por Ligia Bonini Gestão Administrativa - Alex, Bruno, Fernanda e Paola 05/10/2010 A Administração Escolar e Educacional Em função da LDB, a escola pública se vê obrigada a atender todas as camadas populares da sociedade – afinal, a escola têm que atender a quantidade de pessoas que a buscam. As camadas populares e os educadores lutam e pressionam para que o Estado possa oferecer mais e melhores condições para que todos os integrantes da sociedade civil possam participar da educação que é oferecida na escola, existindo assim uma necessidade política de uma escola que possua qualidade e que assista toda a sociedade

10 Apresentação feita à disciplina de Práticas de Gestão e Resultados ministrada por Ligia Bonini Gestão Administrativa - Alex, Bruno, Fernanda e Paola 05/10/2010 Na Escola é que se inicia o grande processo de construção da cidadania, esse processo tem de ser bem conduzido permitindo uma vivência antes do desenvolvimento para que se possa obter uma reflexão sobre a realidade social e política do País. As Escolas Públicas possuem uma maneira muito tradicional de ensinar o ler, escrever e calcular, sendo assim as escolas devem procurar implementar um ensino que seja moderno utilizando o conhecimento da ciência e da tecnologia, pois a escola pública atual deve estar vinculada a um contexto que possa valorizar o desenvolvimento cientifico e tecnológico, e o saber cientifico e tecnológico deve começar a ser exercitado bem cedo. A Administração Escolar e Educacional

11 Apresentação feita à disciplina de Práticas de Gestão e Resultados ministrada por Ligia Bonini Gestão Administrativa - Alex, Bruno, Fernanda e Paola 05/10/2010 Antes de se preocupar em valorizar o desenvolvimento cientifico e tecnológico, a escola pública, deve ter a conscientização de que não chegou sequer a resolver os problemas que possuem com a alfabetização, pois existem muitos que não são alfabetizados no país, portanto é necessário estabelecer uma prioridade no que diz respeito a administração educacional e escolar como base no presente e no futuro. As Instituições que são bem administradas possuem uma lógica que vigora seu trabalho sendo que ela procura fazer com que a produção gere mais produção, competência mais competência e cultura mais cultura, sendo necessária a recuperação do espaço do saber. A Administração Escolar e Educacional

12 Apresentação feita à disciplina de Práticas de Gestão e Resultados ministrada por Ligia Bonini Gestão Administrativa - Alex, Bruno, Fernanda e Paola 05/10/2010 As Leis de Diretrizes de Bases (LDB) leva em seus artigos algumas obrigatoriedades para a gestão escolar, tais como, a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola, participação da comunidade local em conselhos escolares ou equivalentes, proporcionando interação entre a escola e comunidade para se unir e levar a educação com qualidade aos mais necessitados. Embora haja toda a responsabilidade existente na Direção Escolar deve-se ter em mente que no interior das escolas há necessidade de se obter um trabalho coletivo – todos os componentes da Unidade Escolar devem acreditar que com o trabalho coletivo, o diálogo e a democracia, são umas das ferramentas para escapar da autoridade pedagógica que reforça o poder. A Administração Escolar e Educacional

13 Apresentação feita à disciplina de Práticas de Gestão e Resultados ministrada por Ligia Bonini Gestão Administrativa - Alex, Bruno, Fernanda e Paola 05/10/2010 A palavra gestão é amplamente usada atualmente – tanto em organizações empresarias como em escolas (sejam particulares ou públicas) e é indiscutível que o seu conceito veio para ficar. Tornar-se um líder bem sucedido, implica em domínio de sua posição e seu poder. Apenas a prática proporcionará visão, garantindo que os mais fundamentais valores, aspirações e metas de cada um de nós, enquanto gestores de uma escola, tornem-se reais. O ato de gerir pode e deve ser aprendido. Ele não acarreta privilégios e sim responsabilidades. Conclusão

14 Apresentação feita à disciplina de Práticas de Gestão e Resultados ministrada por Ligia Bonini Gestão Administrativa - Alex, Bruno, Fernanda e Paola 05/10/2010 Estudo de caso Na prática: Sucos Fazenda São Pedro: Crescer ou não crescer, eis a questão

15 Apresentação feita à disciplina de Práticas de Gestão e Resultados ministrada por Ligia Bonini Gestão Administrativa - Alex, Bruno, Fernanda e Paola 05/10/2010 As posições Estratégicas de Cada Filho João Para João, a marca Fazenda São Pedro só tem um caminho a seguir: o crescimento através da expansão da sua capacidade de produção e a comercialização do suco de laranja pronto para beber Fazenda São Pedro na região da Grande São Paulo. A expansão da produção poderia se dar, através de algumas diferentes alternativas: simples crescimento da capacidade de produção através do aumento de máquinas e número de funcionários; terceirização da produção do suco a ser vendido em um planta mais próxima à nova região e mudança tecnológica na planta de Sertãozinho para buscar mais capacidade e eventuais melhorias técnicas no suco. – principalmente na embalagem e na composição do suco.

16 Apresentação feita à disciplina de Práticas de Gestão e Resultados ministrada por Ligia Bonini Gestão Administrativa - Alex, Bruno, Fernanda e Paola 05/10/2010 A região da Grande São Paulo foi escolhida por ser uma área com um excelente poder aquisitivo e por sua proximidade física com Ribeirão Preto. A idéia é comercializar o produto nesta região através dos mesmos canais que utiliza em Ribeirão Preto (supermercados) e através de um novo canal: entrega domiciliar - contatar pequenos distribuidores locais para fazerem a distribuição de sucos diariamente na casa dos clientes cadastrados. Estes pagariam mensalmente a compra. As posições Estratégicas de Cada Filho: João

17 Apresentação feita à disciplina de Práticas de Gestão e Resultados ministrada por Ligia Bonini Gestão Administrativa - Alex, Bruno, Fernanda e Paola 05/10/2010 Além disso, apresentou um plano de comunicação integrada para o lançamento do produto na nova região. Este plano contempla um grande evento de lançamento; propaganda nos meios rádio, jornal e revista; assessoria de imprensa; promoção de vendas, merchandising e internet. O plano de João também inclui a abertura de um novo escritório da empresa na cidade de São Paulo e a contratação de um diretor, dois gerentes e quatro assistentes para este novo escritório. As posições Estratégicas de Cada Filho: João

18 Apresentação feita à disciplina de Práticas de Gestão e Resultados ministrada por Ligia Bonini Gestão Administrativa - Alex, Bruno, Fernanda e Paola 05/10/2010 As posições Estratégicas de Cada Filho José Para José, não seria bom negócio para a Fazenda São Pedro sair dos seus limites de atuação: a região de Ribeirão Preto. Nesta região, a marca é conhecida e está em casa, principalmente no que diz respeito às negociações com os principais supermercados que atuam por lá. Mesmo os de marcas multinacionais priorizam em suas negociações o suco Fazenda São Pedro, por saberem que é só colocar o produto na gôndola que ele irá girar. José apresentou um plano de melhoria na eficiência da fábrica e um outro de redução de custos.

19 Apresentação feita à disciplina de Práticas de Gestão e Resultados ministrada por Ligia Bonini Gestão Administrativa - Alex, Bruno, Fernanda e Paola 05/10/2010 No plano de melhoria da eficiência da fábrica, expôs a necessidade da compra de novas máquinas para substituírem as antigas. Esta mudança não provocaria aumento de produtividade, mas baixaria custos pela melhor utilização da matéria-prima e pela necessidade de menos operários, além de uma significativa melhoria no controle da produção. O plano de redução de custos envolveria não só a fábrica com a demissão de alguns operários, mas também uma mudança na estrutura comercial com a demissão de alguns gerentes de vendas com salários altos e a contratação, para seus lugares, de profissionais mais jovens com salários iniciais menores. As posições Estratégicas de Cada Filho: José

20 Apresentação feita à disciplina de Práticas de Gestão e Resultados ministrada por Ligia Bonini Gestão Administrativa - Alex, Bruno, Fernanda e Paola 05/10/2010 Para discutirmos 1)Sr. Oswaldo precisa decidir qual caminho seguir. Portanto, supondo estar no lugar dele, qual seria seu raciocínio para a tomada de decisão? Quais considerações seriam necessárias para uma decisão como esta? 2)Pensando na sugestão de José, quais seriam as alterações possíveis para aumentar a eficiência produtiva e a redução de custos da Fazenda São Pedro? 3)Pensando na sugestão de João, como seria o seu plano de expansão de capacidade? Quais pontos você consideraria relevantes para esta expansão? Discuta as conseqüências de uma eventual supercapacidade produtiva.

21 Apresentação feita à disciplina de Práticas de Gestão e Resultados ministrada por Ligia Bonini Gestão Administrativa - Alex, Bruno, Fernanda e Paola 05/10/2010 Podemos concluir que não há como concordar integralmente com nenhuma das duas propostas, já que as duas são extremistas. Para atingir-se o equilíbrio seria necessário integrar ambas as idéias, aliadas ao diagnóstico empresarial a ser realizado pelo administrador, tais como avaliação dos ambientes interno e externo da empresa; avaliação da estratégia empresarial (como crescer), avaliação da estrutura organizacional (para onde crescer); avaliação da cultura (para quem); avaliação atualizada dos resultados da empresa. Sendo assim, com todas as respostas em mãos e em condições de crescimento, por que não crescer? Conclusão

22 Apresentação feita à disciplina de Práticas de Gestão e Resultados ministrada por Ligia Bonini Gestão Administrativa - Alex, Bruno, Fernanda e Paola 05/10/2010 É preciso mudar! Pois, não há progresso sem mudanças. Já que "não são as espécies mais fortes e nem as mais inteligentes que sobrevivem, mas sim aquelas que melhor respondem às mudanças" (Darwin) Conclusão


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