A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Administrativa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Administrativa"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Administrativa
Práticas de Gestão e Resultados

2 Sumário Introdução A Administração
A Administração Educacional e Escolar Conclusão Estudo de caso 5.1. Para discutirmos 5.2. Conclusão

3 Introdução Quem precisa de administração? A empresa? Resposta correta!
Mas, incompleta... De fato, a administração é necessária onde quer que as pessoas trabalhem em conjunto e procurem alcançar uma meta comum. Já que somos constantemente administrados, ou estamos administrando os outros, um aumento do conhecimento de administração deve tornar a vida mais confortável e previsível.

4 Introdução Pense na semana passada. Com quantos administradores você entrou em contato ou viu em ação? 1. Gerente de uma loja; 2. Treinador ou líder uma equipe esportiva; 3. O líder de uma comunidade religiosa; 4. Um dirigente governamental (presidente, governador, prefeito, etc.); É fato que todas as organizações humanas, ou sociais, precisam ser administradas.

5 A Administração Com a necessidade de organizar estabelecimentos grandes ou pequenos, sem distinção de seguimento, surgiu a necessidade do gerenciamento. A administração também é conhecida por gerenciamento ou gestão de empresas, e a principal razão para o estudo da administração é o desenvolvimento das organizações. A administração é o processo de tomar, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para atingir objetivos.

6 A Administração Jules Henri Fayol Engenheiro francês ( ) Um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno Com o artifício da gestão de empresas, nascem também as funções básicas do administrador. Fayol foi o primeiro a definir algumas delas: Planejar Organizar Controlar Coordenar Comandar Ao longo do tempo as funções foram aprimoradas e comandar e coordenar foram substituídas por dirigir.

7 A Administração Atualmente as principais funções administrativas são:
Fixar objetivos; Conhecer os problemas; Solucionar os problemas; Organizar e alocar recursos; Liderar; Negociar; Tomar decisões; Mensurar e avaliar;

8 A Administração Em uma organização todas essas funções são executadas em conjunto. Há alguns princípios para ser um bom administrador, tais como: Saber utilizar princípios, técnicas, e ferramentas administrativas; Saber decidir e solucionar problemas; Saber lidar com pessoas; Ter uma visão sistêmica e global da estrutura da organização; Ser proativo, ousado e criativo; Ser um bom líder; Gerir com responsabilidade; Ter visão de futuro;

9 A Administração Escolar e Educacional
Em função da LDB, a escola pública se vê obrigada a atender todas as camadas populares da sociedade – afinal, a escola têm que atender a quantidade de pessoas que a buscam. As camadas populares e os educadores lutam e pressionam para que o Estado possa oferecer mais e melhores condições para que todos os integrantes da sociedade civil possam participar da educação que é oferecida na escola, existindo assim uma necessidade política de uma escola que possua qualidade e que assista toda a sociedade

10 A Administração Escolar e Educacional
Na Escola é que se inicia o grande processo de construção da cidadania, esse processo tem de ser bem conduzido permitindo uma vivência antes do desenvolvimento para que se possa obter uma reflexão sobre a realidade social e política do País. As Escolas Públicas possuem uma maneira muito tradicional de ensinar o ler, escrever e calcular, sendo assim as escolas devem procurar implementar um ensino que seja moderno utilizando o conhecimento da ciência e da tecnologia, pois a escola pública atual deve estar vinculada a um contexto que possa valorizar o desenvolvimento cientifico e tecnológico, e o saber cientifico e tecnológico deve começar a ser exercitado bem cedo.

11 A Administração Escolar e Educacional
Antes de se preocupar em valorizar o desenvolvimento cientifico e tecnológico, a escola pública, deve ter a conscientização de que não chegou sequer a resolver os problemas que possuem com a alfabetização, pois existem muitos que não são alfabetizados no país, portanto é necessário estabelecer uma prioridade no que diz respeito a administração educacional e escolar como base no presente e no futuro. As Instituições que são bem administradas possuem uma lógica que vigora seu trabalho sendo que ela procura fazer com que a produção gere mais produção, competência mais competência e cultura mais cultura, sendo necessária a recuperação do espaço do saber.

12 A Administração Escolar e Educacional
As Leis de Diretrizes de Bases (LDB) leva em seus artigos algumas obrigatoriedades para a gestão escolar, tais como, a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola, participação da comunidade local em conselhos escolares ou equivalentes, proporcionando interação entre a escola e comunidade para se unir e levar a educação com qualidade aos mais necessitados. Embora haja toda a responsabilidade existente na Direção Escolar deve-se ter em mente que no interior das escolas há necessidade de se obter um trabalho coletivo – todos os componentes da Unidade Escolar devem acreditar que com o trabalho coletivo, o diálogo e a democracia, são umas das ferramentas para escapar da autoridade pedagógica que reforça o poder.

13 Conclusão A palavra gestão é amplamente usada atualmente – tanto em organizações empresarias como em escolas (sejam particulares ou públicas) e é indiscutível que o seu conceito veio para ficar. Tornar-se um líder bem sucedido, implica em domínio de sua posição e seu poder. Apenas a prática proporcionará visão, garantindo que os mais fundamentais valores, aspirações e metas de cada um de nós, enquanto gestores de uma escola, tornem-se reais. O ato de gerir pode e deve ser aprendido. Ele não acarreta privilégios e sim responsabilidades.

14 Sucos Fazenda São Pedro: Crescer ou não crescer, eis a questão
Estudo de caso Na prática: Sucos Fazenda São Pedro: Crescer ou não crescer, eis a questão

15 As posições Estratégicas de Cada Filho
João Para João, a marca Fazenda São Pedro só tem um caminho a seguir: o crescimento através da expansão da sua capacidade de produção e a comercialização do suco de laranja pronto para beber Fazenda São Pedro na região da Grande São Paulo. A expansão da produção poderia se dar, através de algumas diferentes alternativas: simples crescimento da capacidade de produção através do aumento de máquinas e número de funcionários; terceirização da produção do suco a ser vendido em um planta mais próxima à nova região e mudança tecnológica na planta de Sertãozinho para buscar mais capacidade e eventuais melhorias técnicas no suco. – principalmente na embalagem e na composição do suco.

16 As posições Estratégicas de Cada Filho: João
A região da Grande São Paulo foi escolhida por ser uma área com um excelente poder aquisitivo e por sua proximidade física com Ribeirão Preto. A idéia é comercializar o produto nesta região através dos mesmos canais que utiliza em Ribeirão Preto (supermercados) e através de um novo canal: entrega domiciliar - contatar pequenos distribuidores locais para fazerem a distribuição de sucos diariamente na casa dos clientes cadastrados. Estes pagariam mensalmente a compra.

17 As posições Estratégicas de Cada Filho: João
Além disso, apresentou um plano de comunicação integrada para o lançamento do produto na nova região. Este plano contempla um grande evento de lançamento; propaganda nos meios rádio, jornal e revista; assessoria de imprensa; promoção de vendas, merchandising e internet. O plano de João também inclui a abertura de um novo escritório da empresa na cidade de São Paulo e a contratação de um diretor, dois gerentes e quatro assistentes para este novo escritório.

18 As posições Estratégicas de Cada Filho
José Para José, não seria bom negócio para a Fazenda São Pedro sair dos seus limites de atuação: a região de Ribeirão Preto. Nesta região, a marca é conhecida e está “em casa”, principalmente no que diz respeito às negociações com os principais supermercados que atuam por lá. Mesmo os de marcas multinacionais priorizam em suas negociações o suco Fazenda São Pedro, por saberem que é só colocar o produto na gôndola que ele irá girar. José apresentou um plano de melhoria na eficiência da fábrica e um outro de redução de custos.

19 As posições Estratégicas de Cada Filho: José
No plano de melhoria da eficiência da fábrica, expôs a necessidade da compra de novas máquinas para substituírem as antigas. Esta mudança não provocaria aumento de produtividade, mas baixaria custos pela melhor utilização da matéria-prima e pela necessidade de menos operários, além de uma significativa melhoria no controle da produção. O plano de redução de custos envolveria não só a fábrica com a demissão de alguns operários, mas também uma mudança na estrutura comercial com a demissão de alguns gerentes de vendas com salários altos e a contratação, para seus lugares, de profissionais mais jovens com salários iniciais menores.

20 Para discutirmos Sr. Oswaldo precisa decidir qual caminho seguir. Portanto, supondo estar no lugar dele, qual seria seu raciocínio para a tomada de decisão? Quais considerações seriam necessárias para uma decisão como esta? Pensando na sugestão de José, quais seriam as alterações possíveis para aumentar a eficiência produtiva e a redução de custos da Fazenda São Pedro? Pensando na sugestão de João, como seria o seu plano de expansão de capacidade? Quais pontos você consideraria relevantes para esta expansão? Discuta as conseqüências de uma eventual supercapacidade produtiva.

21 Conclusão Podemos concluir que não há como concordar integralmente com nenhuma das duas propostas, já que as duas são extremistas. Para atingir-se o equilíbrio seria necessário integrar ambas as idéias, aliadas ao diagnóstico empresarial a ser realizado pelo administrador, tais como avaliação dos ambientes interno e externo da empresa; avaliação da estratégia empresarial (como crescer), avaliação da estrutura organizacional (para onde crescer); avaliação da cultura (para quem); avaliação atualizada dos resultados da empresa. Sendo assim, com todas as respostas em mãos e em condições de crescimento, por que não crescer?

22 É preciso mudar! Pois, não há progresso sem mudanças.
Conclusão Já que "não são as espécies mais fortes e nem as mais inteligentes que sobrevivem, mas sim aquelas que melhor respondem às mudanças" (Darwin) É preciso mudar! Pois, não há progresso sem mudanças.


Carregar ppt "Gestão Administrativa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google