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Psicologia da Educação Docente: Nuno Côrte-Real Discentes:Joana Martins Liliana Macedo João Paulo Lemos Miguel Tavares Ricardo Pereira Vítor Ferreira Autores.

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1 Psicologia da Educação Docente: Nuno Côrte-Real Discentes:Joana Martins Liliana Macedo João Paulo Lemos Miguel Tavares Ricardo Pereira Vítor Ferreira Autores importantes na Psicologia da Educação em Portugal 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

2 João de Barros Nasceu a 4 de Fevereiro de 1881 Natural da Figueira da Foz Licenciado em Direito na Universidade de Coimbra Poeta, Pedagogo e Publicista Português 1908 Autor do livro A Escola e o Futuro: notas sobre a Educação 1909 Defendia a Reestruturação do Sistema Educativo Combater o analfabetismo; Promover a educação nacionalista; Preparar os indivíduos para o futuro e para a integração na sociedade. Pai do Professor Henrique de Barros Sogro do Primeiro Ministro Marcelo Caetano Faleceu a 25 de Outubro de 1960 (79 anos), Lisboa

3 Importância para a prática docente … João de Barros Igualdade Liberdade Solidariedade Todos os alunos aprenderem de igual forma. Haver inter-ajuda entre todos os elementos da escola e transmitir esse conceito. Liberdade de ensinar (professores) e liberdade de aprender (alunos).

4 Criou o primeiro princípio de um verdadeiro ensino: Nada pode ser ensinado por imposição Professor como auxiliar e guia cuja função é sugerir e não impor. Não se educa a inteligência do aluno; limita-se a mostrar a forma de aperfeiçoar os seus instrumentos de conhecimento, encorajando-o ao longo da sua aprendizagem e desenvolvimento. Professor também transmite conhecimentos mas, mais importante, mostra como adquiri-los. Quinto Império: educar é dar meios de expressão à sua capacidade criadora e de comunicação George Agostinho Baptista da Silva

5 No processo ensino-aprendizagem, o professor como mediador. Importante a interacção com os alunos, com o objectivo de mostrar como estes podem adquirir os conhecimentos, desenvolvendo a autonomia. Professores de educação física, não podem ser autoritários e expositivos, ao ponto de não permitir o relacionamento com os outros, a comunicação, a procura da identidade, a superação, a criatividade... Nas aulas de Educação Física devemos promover a autonomia, desafiar o aluno para a descoberta, desenvolver uma atitude de investigação, permitir que compreendam a utilidade do que está a ser aprendido... Formar uma pessoa capaz de intervir, de refletir, de relaccionar com os outros. Aplicabilidade prática

6 BIOGRAFIABIOGRAFIA 1936 Termina o curso de Ed. Física 1913 Nasce em Lisboa Trabalha nos Serviços de Psiquiatria Geral do Hospital Júlio de Matos Termina o curso de Medicina, especializando-se em psiquiatria

7 1955/56/58/ 71/73 participa na fundação de diversas associações 1975 Cria um novo Serviço no Centro de Saúde Mental Infantil de Lisboa, a Casa da Praia Vai, então, para França, durante quatro anos, onde trabalha, com o estatuto de funcionário público, com grande vultos da Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise Funda e dirige os dois primeiros Centros Psicopedagógicos em Portugal: na Voz do Operário e no Colégio Moderno.

8 1979 É encarregado do Curso de Psicopatologia Dinâmica da nova Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, onde lecciona até Morre em Lisboa, no dia em que dá por terminada a sua última obra Casa da Praia – um psicanalista na escola.

9 QUEM FOI? síntese Médico e psicanalista português; Foi investigador em Psicologia Genética e considerado um suprassumo na área da psicopedagogia; Teve como preocupações básicas a compreensão do funcionamento mental infantil, a origem das suas perturbações, as formas de revelação dos sintomas e seu significado, visando não só a terapia compreensiva das crianças como também a prevenção das situações perturbadoras. Deixou uma obra escrita plena de sabedoria e de muita originalidade, da qual se destaca: A casa da praia - O psicanalista na escola; Se não sabe porque é que pergunta?; Eu agora quero-me ir embora, sobre crianças com problemas; Ensaios sobre a Educação I - A criança quem é e Ensaios sobre a Educação II - O falar das letras.


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